Educando para atitudes sustentáveis em Escola Estadual de Guaíba/RS e comunidade do entorno

Este projeto objetivou sensibilizar a comunidade escolar de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental no município de Guaíba/RS, para incentivar adoção de atitudes sustentáveis na prática diária, contribuindo com a despoluição do ambiente em que vive, valorizando o destino correto dos resíduos desc...

ver descrição completa

Principais autores: Prochnow, Tania Renata, Damasceno, Karina A. Latorre Castro, Farias, Maria Eloisa
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2014
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1694
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-1694
recordtype ojs
spelling peri-article-16942014-09-26T12:48:07Z Educando para atitudes sustentáveis em Escola Estadual de Guaíba/RS e comunidade do entorno Prochnow, Tania Renata Damasceno, Karina A. Latorre Castro Farias, Maria Eloisa Este projeto objetivou sensibilizar a comunidade escolar de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental no município de Guaíba/RS, para incentivar adoção de atitudes sustentáveis na prática diária, contribuindo com a despoluição do ambiente em que vive, valorizando o destino correto dos resíduos descartados e aumentando a conscientização em relação ao consumismo exagerado, aplicando a prática dos 3R’s, possibilitando alternativas de economia ou de reaproveitamento dos recursos naturais. Enfatizou mudanças de pequenos hábitos, iniciando na escola, com a participação de alunos do Ensino Fundamental e da modalidade EJA promovendo, após, expansão para toda comunidade escolar e inclusão da comunidade do entorno da escola, utilizando metodologias lúdicas e práticas sustentáveis. Os resultados obtidos foram positivos, resultando em reflexão sobre práticas ambientais, a implantação de práticas de reciclagem e reutilização na escola e comunidade, contemplando a Educação Ambiental (EA) formal com a comunidade escolar e EA não formal com a comunidade do entorno.  Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2014-08-19 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1694 10.3895/S1982-873X2014000200008 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 7, n. 2 (2014) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20140002 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1694/1274 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Prochnow, Tania Renata
Damasceno, Karina A. Latorre Castro
Farias, Maria Eloisa
spellingShingle Prochnow, Tania Renata
Damasceno, Karina A. Latorre Castro
Farias, Maria Eloisa
Educando para atitudes sustentáveis em Escola Estadual de Guaíba/RS e comunidade do entorno
author_sort Prochnow, Tania Renata
title Educando para atitudes sustentáveis em Escola Estadual de Guaíba/RS e comunidade do entorno
title_short Educando para atitudes sustentáveis em Escola Estadual de Guaíba/RS e comunidade do entorno
title_full Educando para atitudes sustentáveis em Escola Estadual de Guaíba/RS e comunidade do entorno
title_fullStr Educando para atitudes sustentáveis em Escola Estadual de Guaíba/RS e comunidade do entorno
title_full_unstemmed Educando para atitudes sustentáveis em Escola Estadual de Guaíba/RS e comunidade do entorno
title_sort educando para atitudes sustentáveis em escola estadual de guaíba/rs e comunidade do entorno
description Este projeto objetivou sensibilizar a comunidade escolar de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental no município de Guaíba/RS, para incentivar adoção de atitudes sustentáveis na prática diária, contribuindo com a despoluição do ambiente em que vive, valorizando o destino correto dos resíduos descartados e aumentando a conscientização em relação ao consumismo exagerado, aplicando a prática dos 3R’s, possibilitando alternativas de economia ou de reaproveitamento dos recursos naturais. Enfatizou mudanças de pequenos hábitos, iniciando na escola, com a participação de alunos do Ensino Fundamental e da modalidade EJA promovendo, após, expansão para toda comunidade escolar e inclusão da comunidade do entorno da escola, utilizando metodologias lúdicas e práticas sustentáveis. Os resultados obtidos foram positivos, resultando em reflexão sobre práticas ambientais, a implantação de práticas de reciclagem e reutilização na escola e comunidade, contemplando a Educação Ambiental (EA) formal com a comunidade escolar e EA não formal com a comunidade do entorno. 
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2014
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1694
_version_ 1805291729147920384
score 10,814766