Educando para atitudes sustentáveis em Escola Estadual de Guaíba/RS e comunidade do entorno
Este projeto objetivou sensibilizar a comunidade escolar de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental no município de Guaíba/RS, para incentivar adoção de atitudes sustentáveis na prática diária, contribuindo com a despoluição do ambiente em que vive, valorizando o destino correto dos resíduos desc...
Principais autores: | Prochnow, Tania Renata, Damasceno, Karina A. Latorre Castro, Farias, Maria Eloisa |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2014
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1694 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-1694 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-16942014-09-26T12:48:07Z Educando para atitudes sustentáveis em Escola Estadual de Guaíba/RS e comunidade do entorno Prochnow, Tania Renata Damasceno, Karina A. Latorre Castro Farias, Maria Eloisa Este projeto objetivou sensibilizar a comunidade escolar de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental no município de Guaíba/RS, para incentivar adoção de atitudes sustentáveis na prática diária, contribuindo com a despoluição do ambiente em que vive, valorizando o destino correto dos resíduos descartados e aumentando a conscientização em relação ao consumismo exagerado, aplicando a prática dos 3R’s, possibilitando alternativas de economia ou de reaproveitamento dos recursos naturais. Enfatizou mudanças de pequenos hábitos, iniciando na escola, com a participação de alunos do Ensino Fundamental e da modalidade EJA promovendo, após, expansão para toda comunidade escolar e inclusão da comunidade do entorno da escola, utilizando metodologias lúdicas e práticas sustentáveis. Os resultados obtidos foram positivos, resultando em reflexão sobre práticas ambientais, a implantação de práticas de reciclagem e reutilização na escola e comunidade, contemplando a Educação Ambiental (EA) formal com a comunidade escolar e EA não formal com a comunidade do entorno. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2014-08-19 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1694 10.3895/S1982-873X2014000200008 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 7, n. 2 (2014) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20140002 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1694/1274 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Prochnow, Tania Renata Damasceno, Karina A. Latorre Castro Farias, Maria Eloisa |
spellingShingle |
Prochnow, Tania Renata Damasceno, Karina A. Latorre Castro Farias, Maria Eloisa Educando para atitudes sustentáveis em Escola Estadual de Guaíba/RS e comunidade do entorno |
author_sort |
Prochnow, Tania Renata |
title |
Educando para atitudes sustentáveis em Escola Estadual de Guaíba/RS e comunidade do entorno |
title_short |
Educando para atitudes sustentáveis em Escola Estadual de Guaíba/RS e comunidade do entorno |
title_full |
Educando para atitudes sustentáveis em Escola Estadual de Guaíba/RS e comunidade do entorno |
title_fullStr |
Educando para atitudes sustentáveis em Escola Estadual de Guaíba/RS e comunidade do entorno |
title_full_unstemmed |
Educando para atitudes sustentáveis em Escola Estadual de Guaíba/RS e comunidade do entorno |
title_sort |
educando para atitudes sustentáveis em escola estadual de guaíba/rs e comunidade do entorno |
description |
Este projeto objetivou sensibilizar a comunidade escolar de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental no município de Guaíba/RS, para incentivar adoção de atitudes sustentáveis na prática diária, contribuindo com a despoluição do ambiente em que vive, valorizando o destino correto dos resíduos descartados e aumentando a conscientização em relação ao consumismo exagerado, aplicando a prática dos 3R’s, possibilitando alternativas de economia ou de reaproveitamento dos recursos naturais. Enfatizou mudanças de pequenos hábitos, iniciando na escola, com a participação de alunos do Ensino Fundamental e da modalidade EJA promovendo, após, expansão para toda comunidade escolar e inclusão da comunidade do entorno da escola, utilizando metodologias lúdicas e práticas sustentáveis. Os resultados obtidos foram positivos, resultando em reflexão sobre práticas ambientais, a implantação de práticas de reciclagem e reutilização na escola e comunidade, contemplando a Educação Ambiental (EA) formal com a comunidade escolar e EA não formal com a comunidade do entorno. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2014 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1694 |
_version_ |
1805291729147920384 |
score |
10,814766 |