Desenho animado e ensino de Ciências: Proposta de ensino com o desenho animado “Pergunte aos StoryBots” a partir do Ciclo de Experiência Kellyana (CEK)

Desenhos e filmes de animação no ensino de Ciências são recursos metodológicos que podem tornar o ensino prazeroso, instigante e significativo aos estudantes, notadamente dos anos iniciais, nos quais os alunos estão tendo o primeiro contato com o conhecimento científico. Nesta perspectiva, propõe-se...

ver descrição completa

Principais autores: de Pereira Lima, Cristiane Aparecida, Danhoni Neves, Marcos Cesar
Formato: Artigo
Idioma: Português
Inglês
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2024
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/16986
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-16986
recordtype ojs
spelling peri-article-169862024-08-01T23:59:42Z Desenho animado e ensino de Ciências: Proposta de ensino com o desenho animado “Pergunte aos StoryBots” a partir do Ciclo de Experiência Kellyana (CEK) de Pereira Lima, Cristiane Aparecida Danhoni Neves, Marcos Cesar Educação; Ensino-Aprendizagem Construtos; Aprendizagem; Ciclo da Chuva Desenhos e filmes de animação no ensino de Ciências são recursos metodológicos que podem tornar o ensino prazeroso, instigante e significativo aos estudantes, notadamente dos anos iniciais, nos quais os alunos estão tendo o primeiro contato com o conhecimento científico. Nesta perspectiva, propõe-se nesta pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza aplicada, recorte de uma pesquisa em nível de doutorado, a utilização do desenho animado Pergunte aos StoryBots no 2° ano do Ensino Fundamental por meio do Ciclo de Experiência Kellyana (CEK). A proposta visa aproximar o conhecimento científico da realidade do estudante através do desenho animado e por meio de um ciclo o qual valoriza a experiência do estudante. Na proposta apresentada, o professor terá a oportunidade de revisar, confirmar, desconfirmar, construir e reconstruir o conteúdo que está sendo proposto aos estudantes. Neste viés, por meio das representações pictóricas analisadas, nota-se que o desenho animado em questão, atrelado à intervenção da professora e ao conteúdo de ensino, contribuiu de forma significativa com a construção de conceitos científicos no tocante ao Ciclo da Água, ou seja, os estudantes apropriaram-se dos elementos científicos que compõem o conteúdo da animação. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2024-08-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/16986 10.3895/rbect.v17n2.16986 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 17, n. 2 (2024): Edição Especial: VII Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia - SINECT 1982-873X 10.3895/rbect.v17n2 por eng http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/16986/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/16986/pdf_1 http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/16986/3123 http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/16986/3618 Direitos autorais 2024 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
Inglês
format Artigo
author de Pereira Lima, Cristiane Aparecida
Danhoni Neves, Marcos Cesar
spellingShingle de Pereira Lima, Cristiane Aparecida
Danhoni Neves, Marcos Cesar
Desenho animado e ensino de Ciências: Proposta de ensino com o desenho animado “Pergunte aos StoryBots” a partir do Ciclo de Experiência Kellyana (CEK)
author_sort de Pereira Lima, Cristiane Aparecida
title Desenho animado e ensino de Ciências: Proposta de ensino com o desenho animado “Pergunte aos StoryBots” a partir do Ciclo de Experiência Kellyana (CEK)
title_short Desenho animado e ensino de Ciências: Proposta de ensino com o desenho animado “Pergunte aos StoryBots” a partir do Ciclo de Experiência Kellyana (CEK)
title_full Desenho animado e ensino de Ciências: Proposta de ensino com o desenho animado “Pergunte aos StoryBots” a partir do Ciclo de Experiência Kellyana (CEK)
title_fullStr Desenho animado e ensino de Ciências: Proposta de ensino com o desenho animado “Pergunte aos StoryBots” a partir do Ciclo de Experiência Kellyana (CEK)
title_full_unstemmed Desenho animado e ensino de Ciências: Proposta de ensino com o desenho animado “Pergunte aos StoryBots” a partir do Ciclo de Experiência Kellyana (CEK)
title_sort desenho animado e ensino de ciências: proposta de ensino com o desenho animado “pergunte aos storybots” a partir do ciclo de experiência kellyana (cek)
description Desenhos e filmes de animação no ensino de Ciências são recursos metodológicos que podem tornar o ensino prazeroso, instigante e significativo aos estudantes, notadamente dos anos iniciais, nos quais os alunos estão tendo o primeiro contato com o conhecimento científico. Nesta perspectiva, propõe-se nesta pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza aplicada, recorte de uma pesquisa em nível de doutorado, a utilização do desenho animado Pergunte aos StoryBots no 2° ano do Ensino Fundamental por meio do Ciclo de Experiência Kellyana (CEK). A proposta visa aproximar o conhecimento científico da realidade do estudante através do desenho animado e por meio de um ciclo o qual valoriza a experiência do estudante. Na proposta apresentada, o professor terá a oportunidade de revisar, confirmar, desconfirmar, construir e reconstruir o conteúdo que está sendo proposto aos estudantes. Neste viés, por meio das representações pictóricas analisadas, nota-se que o desenho animado em questão, atrelado à intervenção da professora e ao conteúdo de ensino, contribuiu de forma significativa com a construção de conceitos científicos no tocante ao Ciclo da Água, ou seja, os estudantes apropriaram-se dos elementos científicos que compõem o conteúdo da animação.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2024
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/16986
_version_ 1806350739152306176
score 10,814766