Desenho animado e ensino de Ciências: Proposta de ensino com o desenho animado “Pergunte aos StoryBots” a partir do Ciclo de Experiência Kellyana (CEK)
Desenhos e filmes de animação no ensino de Ciências são recursos metodológicos que podem tornar o ensino prazeroso, instigante e significativo aos estudantes, notadamente dos anos iniciais, nos quais os alunos estão tendo o primeiro contato com o conhecimento científico. Nesta perspectiva, propõe-se...
Principais autores: | de Pereira Lima, Cristiane Aparecida, Danhoni Neves, Marcos Cesar |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português Inglês |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2024
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/16986 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-16986 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-169862024-08-01T23:59:42Z Desenho animado e ensino de Ciências: Proposta de ensino com o desenho animado “Pergunte aos StoryBots” a partir do Ciclo de Experiência Kellyana (CEK) de Pereira Lima, Cristiane Aparecida Danhoni Neves, Marcos Cesar Educação; Ensino-Aprendizagem Construtos; Aprendizagem; Ciclo da Chuva Desenhos e filmes de animação no ensino de Ciências são recursos metodológicos que podem tornar o ensino prazeroso, instigante e significativo aos estudantes, notadamente dos anos iniciais, nos quais os alunos estão tendo o primeiro contato com o conhecimento científico. Nesta perspectiva, propõe-se nesta pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza aplicada, recorte de uma pesquisa em nível de doutorado, a utilização do desenho animado Pergunte aos StoryBots no 2° ano do Ensino Fundamental por meio do Ciclo de Experiência Kellyana (CEK). A proposta visa aproximar o conhecimento científico da realidade do estudante através do desenho animado e por meio de um ciclo o qual valoriza a experiência do estudante. Na proposta apresentada, o professor terá a oportunidade de revisar, confirmar, desconfirmar, construir e reconstruir o conteúdo que está sendo proposto aos estudantes. Neste viés, por meio das representações pictóricas analisadas, nota-se que o desenho animado em questão, atrelado à intervenção da professora e ao conteúdo de ensino, contribuiu de forma significativa com a construção de conceitos científicos no tocante ao Ciclo da Água, ou seja, os estudantes apropriaram-se dos elementos científicos que compõem o conteúdo da animação. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2024-08-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/16986 10.3895/rbect.v17n2.16986 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 17, n. 2 (2024): Edição Especial: VII Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia - SINECT 1982-873X 10.3895/rbect.v17n2 por eng http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/16986/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/16986/pdf_1 http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/16986/3123 http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/16986/3618 Direitos autorais 2024 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português Inglês |
format |
Artigo |
author |
de Pereira Lima, Cristiane Aparecida Danhoni Neves, Marcos Cesar |
spellingShingle |
de Pereira Lima, Cristiane Aparecida Danhoni Neves, Marcos Cesar Desenho animado e ensino de Ciências: Proposta de ensino com o desenho animado “Pergunte aos StoryBots” a partir do Ciclo de Experiência Kellyana (CEK) |
author_sort |
de Pereira Lima, Cristiane Aparecida |
title |
Desenho animado e ensino de Ciências: Proposta de ensino com o desenho animado “Pergunte aos StoryBots” a partir do Ciclo de Experiência Kellyana (CEK) |
title_short |
Desenho animado e ensino de Ciências: Proposta de ensino com o desenho animado “Pergunte aos StoryBots” a partir do Ciclo de Experiência Kellyana (CEK) |
title_full |
Desenho animado e ensino de Ciências: Proposta de ensino com o desenho animado “Pergunte aos StoryBots” a partir do Ciclo de Experiência Kellyana (CEK) |
title_fullStr |
Desenho animado e ensino de Ciências: Proposta de ensino com o desenho animado “Pergunte aos StoryBots” a partir do Ciclo de Experiência Kellyana (CEK) |
title_full_unstemmed |
Desenho animado e ensino de Ciências: Proposta de ensino com o desenho animado “Pergunte aos StoryBots” a partir do Ciclo de Experiência Kellyana (CEK) |
title_sort |
desenho animado e ensino de ciências: proposta de ensino com o desenho animado “pergunte aos storybots” a partir do ciclo de experiência kellyana (cek) |
description |
Desenhos e filmes de animação no ensino de Ciências são recursos metodológicos que podem tornar o ensino prazeroso, instigante e significativo aos estudantes, notadamente dos anos iniciais, nos quais os alunos estão tendo o primeiro contato com o conhecimento científico. Nesta perspectiva, propõe-se nesta pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza aplicada, recorte de uma pesquisa em nível de doutorado, a utilização do desenho animado Pergunte aos StoryBots no 2° ano do Ensino Fundamental por meio do Ciclo de Experiência Kellyana (CEK). A proposta visa aproximar o conhecimento científico da realidade do estudante através do desenho animado e por meio de um ciclo o qual valoriza a experiência do estudante. Na proposta apresentada, o professor terá a oportunidade de revisar, confirmar, desconfirmar, construir e reconstruir o conteúdo que está sendo proposto aos estudantes. Neste viés, por meio das representações pictóricas analisadas, nota-se que o desenho animado em questão, atrelado à intervenção da professora e ao conteúdo de ensino, contribuiu de forma significativa com a construção de conceitos científicos no tocante ao Ciclo da Água, ou seja, os estudantes apropriaram-se dos elementos científicos que compõem o conteúdo da animação. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2024 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/16986 |
_version_ |
1806350739152306176 |
score |
10,814766 |