Rendimento escolar do aluno com Síndrome de Down (SD) após as férias de verão: influência da qualidade de vida e estimulação recebida da família.

Este artigo é resultado de uma pesquisa desenvolvida na monografia de conclusão do curso de Pós-Graduação em Educação Especial de uma Faculdade privada no Estado do Paraná. Tal pesquisa foi desenvolvida, no final e no início dos anos letivos de 2006 e 2007, com o objetivo de pesquisar a respeito da...

ver descrição completa

Principais autores: Pandorf, Claudilene Aparecida, Mello, Josiane, Francisco, Antonio Carlos de, Oliveira, Ana Claudia de, Junior, Elson Heraldo Ribeiro
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2014
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1719
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-1719
recordtype ojs
spelling peri-article-17192014-02-19T20:31:38Z Rendimento escolar do aluno com Síndrome de Down (SD) após as férias de verão: influência da qualidade de vida e estimulação recebida da família. Pandorf, Claudilene Aparecida Mello, Josiane Francisco, Antonio Carlos de Oliveira, Ana Claudia de Junior, Elson Heraldo Ribeiro Este artigo é resultado de uma pesquisa desenvolvida na monografia de conclusão do curso de Pós-Graduação em Educação Especial de uma Faculdade privada no Estado do Paraná. Tal pesquisa foi desenvolvida, no final e no início dos anos letivos de 2006 e 2007, com o objetivo de pesquisar a respeito da qualidade de vida, que alunos com SD, vivenciavam durante as férias de verão, e a sua influência no rendimento escolar, levando em consideração o estímulo recebido da família. O estudo foi realizado com alunos do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano, observando o quanto a estimulação recebida por parte da família, nas férias de verão, afeta os conhecimentos adquiridos durante o ano letivo, aquisição de novos conhecimentos, bem como a manutenção destes, após o período das férias de verão. Para a realização da pesquisa foram abordados alunos, pais e professores, em dois períodos diferentes, o final do 4º período letivo de 2006 e o início do 1º período letivo de 2007, com o intuito de investigar: Quais foram os conhecimentos adquiridos pelos alunos com SD durante o 4º bimestre do ano letivo de 2006? Qual a percepção dos pais no tocante a importância da estimulação e qualidade de vida durante as férias escolares dos alunos SD? Quais as atividades proporcionadas pelos pais durante as férias escolares dos alunos com SD? E se existe integração entre a escola e a família no processo de estimulação e qualidade de vida dos alunos com SD? Os resultados deste estudo revelaram que não houve retrocesso significativo quanto aos conteúdos assimilados antes das férias escolares, pois as famílias proporcionaram atividades e estimulação voltadas para este fim, garantindo a qualidade de vida para seus filhos com SD. Também foi constatado que ficou a desejar a integração entre a escola e a família no processo ensino aprendizagem dos alunos SD. Palavras-chave: Qualidade de vida, Férias, Síndrome de Down. Rendimento escolar. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2014-02-03 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1719 10.3895/S1982-873X2013000300007 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 6, n. 3 (2013) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20130003 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1719/1145 http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/1719/199 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Pandorf, Claudilene Aparecida
Mello, Josiane
Francisco, Antonio Carlos de
Oliveira, Ana Claudia de
Junior, Elson Heraldo Ribeiro
spellingShingle Pandorf, Claudilene Aparecida
Mello, Josiane
Francisco, Antonio Carlos de
Oliveira, Ana Claudia de
Junior, Elson Heraldo Ribeiro
Rendimento escolar do aluno com Síndrome de Down (SD) após as férias de verão: influência da qualidade de vida e estimulação recebida da família.
author_sort Pandorf, Claudilene Aparecida
title Rendimento escolar do aluno com Síndrome de Down (SD) após as férias de verão: influência da qualidade de vida e estimulação recebida da família.
title_short Rendimento escolar do aluno com Síndrome de Down (SD) após as férias de verão: influência da qualidade de vida e estimulação recebida da família.
title_full Rendimento escolar do aluno com Síndrome de Down (SD) após as férias de verão: influência da qualidade de vida e estimulação recebida da família.
title_fullStr Rendimento escolar do aluno com Síndrome de Down (SD) após as férias de verão: influência da qualidade de vida e estimulação recebida da família.
title_full_unstemmed Rendimento escolar do aluno com Síndrome de Down (SD) após as férias de verão: influência da qualidade de vida e estimulação recebida da família.
title_sort rendimento escolar do aluno com síndrome de down (sd) após as férias de verão: influência da qualidade de vida e estimulação recebida da família.
description Este artigo é resultado de uma pesquisa desenvolvida na monografia de conclusão do curso de Pós-Graduação em Educação Especial de uma Faculdade privada no Estado do Paraná. Tal pesquisa foi desenvolvida, no final e no início dos anos letivos de 2006 e 2007, com o objetivo de pesquisar a respeito da qualidade de vida, que alunos com SD, vivenciavam durante as férias de verão, e a sua influência no rendimento escolar, levando em consideração o estímulo recebido da família. O estudo foi realizado com alunos do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano, observando o quanto a estimulação recebida por parte da família, nas férias de verão, afeta os conhecimentos adquiridos durante o ano letivo, aquisição de novos conhecimentos, bem como a manutenção destes, após o período das férias de verão. Para a realização da pesquisa foram abordados alunos, pais e professores, em dois períodos diferentes, o final do 4º período letivo de 2006 e o início do 1º período letivo de 2007, com o intuito de investigar: Quais foram os conhecimentos adquiridos pelos alunos com SD durante o 4º bimestre do ano letivo de 2006? Qual a percepção dos pais no tocante a importância da estimulação e qualidade de vida durante as férias escolares dos alunos SD? Quais as atividades proporcionadas pelos pais durante as férias escolares dos alunos com SD? E se existe integração entre a escola e a família no processo de estimulação e qualidade de vida dos alunos com SD? Os resultados deste estudo revelaram que não houve retrocesso significativo quanto aos conteúdos assimilados antes das férias escolares, pois as famílias proporcionaram atividades e estimulação voltadas para este fim, garantindo a qualidade de vida para seus filhos com SD. Também foi constatado que ficou a desejar a integração entre a escola e a família no processo ensino aprendizagem dos alunos SD. Palavras-chave: Qualidade de vida, Férias, Síndrome de Down. Rendimento escolar.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2014
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1719
_version_ 1805292028658974720
score 10,814766