Rendimento escolar do aluno com Síndrome de Down (SD) após as férias de verão: influência da qualidade de vida e estimulação recebida da família.
Este artigo é resultado de uma pesquisa desenvolvida na monografia de conclusão do curso de Pós-Graduação em Educação Especial de uma Faculdade privada no Estado do Paraná. Tal pesquisa foi desenvolvida, no final e no início dos anos letivos de 2006 e 2007, com o objetivo de pesquisar a respeito da...
Principais autores: | Pandorf, Claudilene Aparecida, Mello, Josiane, Francisco, Antonio Carlos de, Oliveira, Ana Claudia de, Junior, Elson Heraldo Ribeiro |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2014
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1719 |
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peri-article-17192014-02-19T20:31:38Z Rendimento escolar do aluno com Síndrome de Down (SD) após as férias de verão: influência da qualidade de vida e estimulação recebida da família. Pandorf, Claudilene Aparecida Mello, Josiane Francisco, Antonio Carlos de Oliveira, Ana Claudia de Junior, Elson Heraldo Ribeiro Este artigo é resultado de uma pesquisa desenvolvida na monografia de conclusão do curso de Pós-Graduação em Educação Especial de uma Faculdade privada no Estado do Paraná. Tal pesquisa foi desenvolvida, no final e no início dos anos letivos de 2006 e 2007, com o objetivo de pesquisar a respeito da qualidade de vida, que alunos com SD, vivenciavam durante as férias de verão, e a sua influência no rendimento escolar, levando em consideração o estímulo recebido da família. O estudo foi realizado com alunos do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano, observando o quanto a estimulação recebida por parte da família, nas férias de verão, afeta os conhecimentos adquiridos durante o ano letivo, aquisição de novos conhecimentos, bem como a manutenção destes, após o período das férias de verão. Para a realização da pesquisa foram abordados alunos, pais e professores, em dois períodos diferentes, o final do 4º período letivo de 2006 e o início do 1º período letivo de 2007, com o intuito de investigar: Quais foram os conhecimentos adquiridos pelos alunos com SD durante o 4º bimestre do ano letivo de 2006? Qual a percepção dos pais no tocante a importância da estimulação e qualidade de vida durante as férias escolares dos alunos SD? Quais as atividades proporcionadas pelos pais durante as férias escolares dos alunos com SD? E se existe integração entre a escola e a família no processo de estimulação e qualidade de vida dos alunos com SD? Os resultados deste estudo revelaram que não houve retrocesso significativo quanto aos conteúdos assimilados antes das férias escolares, pois as famílias proporcionaram atividades e estimulação voltadas para este fim, garantindo a qualidade de vida para seus filhos com SD. Também foi constatado que ficou a desejar a integração entre a escola e a família no processo ensino aprendizagem dos alunos SD. Palavras-chave: Qualidade de vida, Férias, Síndrome de Down. Rendimento escolar. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2014-02-03 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1719 10.3895/S1982-873X2013000300007 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 6, n. 3 (2013) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20130003 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1719/1145 http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/1719/199 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
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Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
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Este artigo é resultado de uma pesquisa desenvolvida na monografia de conclusão do curso de Pós-Graduação em Educação Especial de uma Faculdade privada no Estado do Paraná. Tal pesquisa foi desenvolvida, no final e no início dos anos letivos de 2006 e 2007, com o objetivo de pesquisar a respeito da qualidade de vida, que alunos com SD, vivenciavam durante as férias de verão, e a sua influência no rendimento escolar, levando em consideração o estímulo recebido da família. O estudo foi realizado com alunos do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano, observando o quanto a estimulação recebida por parte da família, nas férias de verão, afeta os conhecimentos adquiridos durante o ano letivo, aquisição de novos conhecimentos, bem como a manutenção destes, após o período das férias de verão. Para a realização da pesquisa foram abordados alunos, pais e professores, em dois períodos diferentes, o final do 4º período letivo de 2006 e o início do 1º período letivo de 2007, com o intuito de investigar: Quais foram os conhecimentos adquiridos pelos alunos com SD durante o 4º bimestre do ano letivo de 2006? Qual a percepção dos pais no tocante a importância da estimulação e qualidade de vida durante as férias escolares dos alunos SD? Quais as atividades proporcionadas pelos pais durante as férias escolares dos alunos com SD? E se existe integração entre a escola e a família no processo de estimulação e qualidade de vida dos alunos com SD? Os resultados deste estudo revelaram que não houve retrocesso significativo quanto aos conteúdos assimilados antes das férias escolares, pois as famílias proporcionaram atividades e estimulação voltadas para este fim, garantindo a qualidade de vida para seus filhos com SD. Também foi constatado que ficou a desejar a integração entre a escola e a família no processo ensino aprendizagem dos alunos SD. Palavras-chave: Qualidade de vida, Férias, Síndrome de Down. Rendimento escolar. |
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