Políticas Públicas de educação infantil: a implementação do programa Proinfância no Brasil
Este artigo objetiva discutir o processo de implementação do Proinfância no Brasil, apontando algumas falhas, entraves e desafios para sua efetivação nos municípios. Para tanto, utilizamos uma abordagem qualitativa, através de uma pesquisa bibliográfica, bem como das experiências das autoras enquant...
Principais autores: | Oliveira, Ronilda Rodrigues da Silva, Oliveira, Cristiane Khun de, Amaral, Mac Cleide de Jesus Braga, Pimentel, Gabriela Sousa Rêgo |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2023
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17191 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
Este artigo objetiva discutir o processo de implementação do Proinfância no Brasil, apontando algumas falhas, entraves e desafios para sua efetivação nos municípios. Para tanto, utilizamos uma abordagem qualitativa, através de uma pesquisa bibliográfica, bem como das experiências das autoras enquanto docentes, coordenadoras e técnica das secretarias de educação em seus municípios. O texto se subdivide em três partes, respectivamente: historização do Proinfância; as experiências do Proinfância em três municípios baianos; apresentação de uma Revisão Sistemática acerca do Proinfância no Brasil. A discussão nos permitiu verificar diversas falhas relativas à proposta e implementação do Proinfância, entretanto, aponta também a relevância deste, no sentido de favorecer a ampliação do acesso de crianças a creches e escolas, bem como a possiblidade de melhorias na infraestrutura física da rede pública de educação infantil. |
---|