Física para as graduações tecnológicas em construção de edifícios: um olhar histórico (1961-1974)

Nesta pesquisa, buscou-se uma contribuição à educação profissional e tecnológica ao investigar a origem do componente curricular Física para os cursos superiores de tecnologia em construção de edifícios do Brasil. A ausência dos conteúdos curriculares na legislação específica e a atualidade do debat...

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Principais autores: Costa, Fábio Aparecido da, Fusinato, Polonia Altoé
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1730
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Resumo: Nesta pesquisa, buscou-se uma contribuição à educação profissional e tecnológica ao investigar a origem do componente curricular Física para os cursos superiores de tecnologia em construção de edifícios do Brasil. A ausência dos conteúdos curriculares na legislação específica e a atualidade do debate sobre a formação profissional e tecnológica revelam a importância dessa temática. O objetivo é apresentar reflexões sobre a origem do componente curricular Física para esses cursos no período compreendido entre 1961 e 1974. A pesquisa histórica com abordagem documental, as legislações e entrevistas com os indivíduos envolvidos no processo de criação e início de expansão desses cursos compuseram as fontes desta pesquisa, e com vistas a apreender a função educacional do componente curricular, a planificação curricular compôs a categoria de análise. Os resultados apontam que a nomenclatura atribuída ao componente curricular e seus conteúdos de instrução não condizem com as finalidades prescritas na legislação.