Educação Ambiental e debates interculturais: uma revisão sistemática da literatura produzida em contexto latino-americano

O presente trabalho tem como objetivo mapear pesquisas que associam Educação Ambiental (EA) e Interculturalidade circulantes em um banco de dados da América Latina. Iniciou-se a sistematização das pesquisas nos meses de julho e agosto de 2022 seguindo protocolos específicos da Revisão Sistemática de...

ver descrição completa

Principais autores: Ferreira, Sarah Rute, Redua, Lais de Souza
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17343
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-17343
recordtype ojs
spelling peri-article-173432023-12-18T13:58:26Z Educação Ambiental e debates interculturais: uma revisão sistemática da literatura produzida em contexto latino-americano Ferreira, Sarah Rute Redua, Lais de Souza Educação Interculturalidade; América Latina; SciELO; Artigos científicos O presente trabalho tem como objetivo mapear pesquisas que associam Educação Ambiental (EA) e Interculturalidade circulantes em um banco de dados da América Latina. Iniciou-se a sistematização das pesquisas nos meses de julho e agosto de 2022 seguindo protocolos específicos da Revisão Sistemática de Literatura (RSL). A SciELO, plataforma escolhida para as presentes buscas, tem um importante acervo das produções cientificas da América Latina. Os marcadores utilizados foram “Educação ambiental”, “cultura” e “intercultural”, buscados de forma combinada e escritos entre asteriscos e parênteses para captar mais dados. Através da filtragem e da somatória dos trabalhos totais, foram estabelecidos quatro recortes para melhor compressão destes trabalhos. O recorte temporal é marcado com início no ano 2000 sendo possível perceber que a Educação Ambiental e Interculturalidade vem aparecendo com maior ênfase nas pesquisas após 2019. A língua predominante nos trabalhos encontrados é o Espanhol, seguido do Português. Entre as palavras-chave destes trabalhos, além de Educação Ambiental tivemos o “desenvolvimento sustentável” e a “sustentabilidade” como marcadores mais vinculado à EA, e outras palavras como “cultura ambiental”, “conhecimentos tradicionais” entre outras, que inclinavam para a perspectiva intercultural. No último recorte foram realizados agrupamentos de temáticas entre os trabalhos, o conjunto nomeado de “Biodiversidade e Meio Ambiente local” foi a temática com maior número de trabalhos. Identificamos a partir do mapeamento que a abordagem intercultural vinculada às produções latino-americanas em Educação Ambiental acionam muito contextos e discussões teóricas e metodológicas que para além de se autodeclarar intercultural, orienta-se por princípios que a Interculturalidade aposta. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Programa Institucional de Apoio à Pesquisa da UEMG (Papq) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) 2023-12-18 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17343 10.3895/rtr.v8n0.17343 Revista Transmutare; v. 8 (2023): Publicação contínua 2525-6475 10.3895/rtr.v8n0 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17343/9981 http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/downloadSuppFile/17343/3246 Direitos autorais 2023 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Ferreira, Sarah Rute
Redua, Lais de Souza
spellingShingle Ferreira, Sarah Rute
Redua, Lais de Souza
Educação Ambiental e debates interculturais: uma revisão sistemática da literatura produzida em contexto latino-americano
author_sort Ferreira, Sarah Rute
title Educação Ambiental e debates interculturais: uma revisão sistemática da literatura produzida em contexto latino-americano
title_short Educação Ambiental e debates interculturais: uma revisão sistemática da literatura produzida em contexto latino-americano
title_full Educação Ambiental e debates interculturais: uma revisão sistemática da literatura produzida em contexto latino-americano
title_fullStr Educação Ambiental e debates interculturais: uma revisão sistemática da literatura produzida em contexto latino-americano
title_full_unstemmed Educação Ambiental e debates interculturais: uma revisão sistemática da literatura produzida em contexto latino-americano
title_sort educação ambiental e debates interculturais: uma revisão sistemática da literatura produzida em contexto latino-americano
description O presente trabalho tem como objetivo mapear pesquisas que associam Educação Ambiental (EA) e Interculturalidade circulantes em um banco de dados da América Latina. Iniciou-se a sistematização das pesquisas nos meses de julho e agosto de 2022 seguindo protocolos específicos da Revisão Sistemática de Literatura (RSL). A SciELO, plataforma escolhida para as presentes buscas, tem um importante acervo das produções cientificas da América Latina. Os marcadores utilizados foram “Educação ambiental”, “cultura” e “intercultural”, buscados de forma combinada e escritos entre asteriscos e parênteses para captar mais dados. Através da filtragem e da somatória dos trabalhos totais, foram estabelecidos quatro recortes para melhor compressão destes trabalhos. O recorte temporal é marcado com início no ano 2000 sendo possível perceber que a Educação Ambiental e Interculturalidade vem aparecendo com maior ênfase nas pesquisas após 2019. A língua predominante nos trabalhos encontrados é o Espanhol, seguido do Português. Entre as palavras-chave destes trabalhos, além de Educação Ambiental tivemos o “desenvolvimento sustentável” e a “sustentabilidade” como marcadores mais vinculado à EA, e outras palavras como “cultura ambiental”, “conhecimentos tradicionais” entre outras, que inclinavam para a perspectiva intercultural. No último recorte foram realizados agrupamentos de temáticas entre os trabalhos, o conjunto nomeado de “Biodiversidade e Meio Ambiente local” foi a temática com maior número de trabalhos. Identificamos a partir do mapeamento que a abordagem intercultural vinculada às produções latino-americanas em Educação Ambiental acionam muito contextos e discussões teóricas e metodológicas que para além de se autodeclarar intercultural, orienta-se por princípios que a Interculturalidade aposta.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2023
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17343
_version_ 1805452285220749312
score 10,814766