Educação Ambiental e debates interculturais: uma revisão sistemática da literatura produzida em contexto latino-americano
O presente trabalho tem como objetivo mapear pesquisas que associam Educação Ambiental (EA) e Interculturalidade circulantes em um banco de dados da América Latina. Iniciou-se a sistematização das pesquisas nos meses de julho e agosto de 2022 seguindo protocolos específicos da Revisão Sistemática de...
Principais autores: | Ferreira, Sarah Rute, Redua, Lais de Souza |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2023
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17343 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-17343 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-173432023-12-18T13:58:26Z Educação Ambiental e debates interculturais: uma revisão sistemática da literatura produzida em contexto latino-americano Ferreira, Sarah Rute Redua, Lais de Souza Educação Interculturalidade; América Latina; SciELO; Artigos científicos O presente trabalho tem como objetivo mapear pesquisas que associam Educação Ambiental (EA) e Interculturalidade circulantes em um banco de dados da América Latina. Iniciou-se a sistematização das pesquisas nos meses de julho e agosto de 2022 seguindo protocolos específicos da Revisão Sistemática de Literatura (RSL). A SciELO, plataforma escolhida para as presentes buscas, tem um importante acervo das produções cientificas da América Latina. Os marcadores utilizados foram “Educação ambiental”, “cultura” e “intercultural”, buscados de forma combinada e escritos entre asteriscos e parênteses para captar mais dados. Através da filtragem e da somatória dos trabalhos totais, foram estabelecidos quatro recortes para melhor compressão destes trabalhos. O recorte temporal é marcado com início no ano 2000 sendo possível perceber que a Educação Ambiental e Interculturalidade vem aparecendo com maior ênfase nas pesquisas após 2019. A língua predominante nos trabalhos encontrados é o Espanhol, seguido do Português. Entre as palavras-chave destes trabalhos, além de Educação Ambiental tivemos o “desenvolvimento sustentável” e a “sustentabilidade” como marcadores mais vinculado à EA, e outras palavras como “cultura ambiental”, “conhecimentos tradicionais” entre outras, que inclinavam para a perspectiva intercultural. No último recorte foram realizados agrupamentos de temáticas entre os trabalhos, o conjunto nomeado de “Biodiversidade e Meio Ambiente local” foi a temática com maior número de trabalhos. Identificamos a partir do mapeamento que a abordagem intercultural vinculada às produções latino-americanas em Educação Ambiental acionam muito contextos e discussões teóricas e metodológicas que para além de se autodeclarar intercultural, orienta-se por princípios que a Interculturalidade aposta. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Programa Institucional de Apoio à Pesquisa da UEMG (Papq) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) 2023-12-18 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17343 10.3895/rtr.v8n0.17343 Revista Transmutare; v. 8 (2023): Publicação contínua 2525-6475 10.3895/rtr.v8n0 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17343/9981 http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/downloadSuppFile/17343/3246 Direitos autorais 2023 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Ferreira, Sarah Rute Redua, Lais de Souza |
spellingShingle |
Ferreira, Sarah Rute Redua, Lais de Souza Educação Ambiental e debates interculturais: uma revisão sistemática da literatura produzida em contexto latino-americano |
author_sort |
Ferreira, Sarah Rute |
title |
Educação Ambiental e debates interculturais: uma revisão sistemática da literatura produzida em contexto latino-americano |
title_short |
Educação Ambiental e debates interculturais: uma revisão sistemática da literatura produzida em contexto latino-americano |
title_full |
Educação Ambiental e debates interculturais: uma revisão sistemática da literatura produzida em contexto latino-americano |
title_fullStr |
Educação Ambiental e debates interculturais: uma revisão sistemática da literatura produzida em contexto latino-americano |
title_full_unstemmed |
Educação Ambiental e debates interculturais: uma revisão sistemática da literatura produzida em contexto latino-americano |
title_sort |
educação ambiental e debates interculturais: uma revisão sistemática da literatura produzida em contexto latino-americano |
description |
O presente trabalho tem como objetivo mapear pesquisas que associam Educação Ambiental (EA) e Interculturalidade circulantes em um banco de dados da América Latina. Iniciou-se a sistematização das pesquisas nos meses de julho e agosto de 2022 seguindo protocolos específicos da Revisão Sistemática de Literatura (RSL). A SciELO, plataforma escolhida para as presentes buscas, tem um importante acervo das produções cientificas da América Latina. Os marcadores utilizados foram “Educação ambiental”, “cultura” e “intercultural”, buscados de forma combinada e escritos entre asteriscos e parênteses para captar mais dados. Através da filtragem e da somatória dos trabalhos totais, foram estabelecidos quatro recortes para melhor compressão destes trabalhos. O recorte temporal é marcado com início no ano 2000 sendo possível perceber que a Educação Ambiental e Interculturalidade vem aparecendo com maior ênfase nas pesquisas após 2019. A língua predominante nos trabalhos encontrados é o Espanhol, seguido do Português. Entre as palavras-chave destes trabalhos, além de Educação Ambiental tivemos o “desenvolvimento sustentável” e a “sustentabilidade” como marcadores mais vinculado à EA, e outras palavras como “cultura ambiental”, “conhecimentos tradicionais” entre outras, que inclinavam para a perspectiva intercultural. No último recorte foram realizados agrupamentos de temáticas entre os trabalhos, o conjunto nomeado de “Biodiversidade e Meio Ambiente local” foi a temática com maior número de trabalhos. Identificamos a partir do mapeamento que a abordagem intercultural vinculada às produções latino-americanas em Educação Ambiental acionam muito contextos e discussões teóricas e metodológicas que para além de se autodeclarar intercultural, orienta-se por princípios que a Interculturalidade aposta. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2023 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17343 |
_version_ |
1805452285220749312 |
score |
10,814766 |