Tendências atuais da pesquisa sobre participação social na gestão da educação pública municipal no Brasil

Considerando as lutas, avanços e retrocessos históricos que permeiam o processo de democratização da educação e da sua forma gestão, nesse artigo objetivamos identificar e analisar as tendências atuais da pesquisa sobre participação social na gestão da educação pública municipal, no Brasil, no perío...

ver descrição completa

Principais autores: Gaia Correa, Raimundo Nonato, Andrade Monteiro dos Santos, Terezinha Fátima
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17354
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-17354
recordtype ojs
spelling peri-article-173542023-11-12T18:54:11Z Tendências atuais da pesquisa sobre participação social na gestão da educação pública municipal no Brasil Gaia Correa, Raimundo Nonato Andrade Monteiro dos Santos, Terezinha Fátima Ciências Humanas; Educação Gestão educacional municipal; Participação social; Democratização; Revisão sistemática da literatura integrativa Considerando as lutas, avanços e retrocessos históricos que permeiam o processo de democratização da educação e da sua forma gestão, nesse artigo objetivamos identificar e analisar as tendências atuais da pesquisa sobre participação social na gestão da educação pública municipal, no Brasil, no período 2014-2022. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica do tipo revisão sistemática da literatura integrativa. Os dados foram analisados a partir da técnica da análise de conteúdo, sob a perspectiva do materialismo histórico-dialético (MHD). Desse modo, observamos que a maioria das pesquisas se caracteriza como empírica, de abordagem qualitativa, que tem como principais instrumentos de coleta de dados as entrevistas e a pesquisa documental. Os estudos abordaram a participação social a partir da análise do Conselho Municipal de Educação; do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb; do Fórum Municipal de Educação; da Legislação e das políticas dos Sistemas Municipais de Educação, e; do Comitê Local do Compromisso Todos pela Educação. No entanto, nenhum trabalho abordou o Conselho de Alimentação Escolar e os sindicatos de professores, indispensáveis para a análise da configuração da participação social na gestão educacional. Ademais, apenas um terço das pesquisas adotaram o MHD como método, o que nos permite concluir que há lacunas a serem preenchidas por estudos que, pautados no MHD, se detenham em sistemas educacionais específicos e analisem, concomitantemente, a atuação dos órgãos colegiados, a legislação e as políticas públicas relacionadas à participação social. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023-09-28 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17354 10.3895/rtr.v8n0.17354 Revista Transmutare; v. 8 (2023): Publicação contínua 2525-6475 10.3895/rtr.v8n0 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17354/9818 Direitos autorais 2023 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Gaia Correa, Raimundo Nonato
Andrade Monteiro dos Santos, Terezinha Fátima
spellingShingle Gaia Correa, Raimundo Nonato
Andrade Monteiro dos Santos, Terezinha Fátima
Tendências atuais da pesquisa sobre participação social na gestão da educação pública municipal no Brasil
author_sort Gaia Correa, Raimundo Nonato
title Tendências atuais da pesquisa sobre participação social na gestão da educação pública municipal no Brasil
title_short Tendências atuais da pesquisa sobre participação social na gestão da educação pública municipal no Brasil
title_full Tendências atuais da pesquisa sobre participação social na gestão da educação pública municipal no Brasil
title_fullStr Tendências atuais da pesquisa sobre participação social na gestão da educação pública municipal no Brasil
title_full_unstemmed Tendências atuais da pesquisa sobre participação social na gestão da educação pública municipal no Brasil
title_sort tendências atuais da pesquisa sobre participação social na gestão da educação pública municipal no brasil
description Considerando as lutas, avanços e retrocessos históricos que permeiam o processo de democratização da educação e da sua forma gestão, nesse artigo objetivamos identificar e analisar as tendências atuais da pesquisa sobre participação social na gestão da educação pública municipal, no Brasil, no período 2014-2022. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica do tipo revisão sistemática da literatura integrativa. Os dados foram analisados a partir da técnica da análise de conteúdo, sob a perspectiva do materialismo histórico-dialético (MHD). Desse modo, observamos que a maioria das pesquisas se caracteriza como empírica, de abordagem qualitativa, que tem como principais instrumentos de coleta de dados as entrevistas e a pesquisa documental. Os estudos abordaram a participação social a partir da análise do Conselho Municipal de Educação; do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb; do Fórum Municipal de Educação; da Legislação e das políticas dos Sistemas Municipais de Educação, e; do Comitê Local do Compromisso Todos pela Educação. No entanto, nenhum trabalho abordou o Conselho de Alimentação Escolar e os sindicatos de professores, indispensáveis para a análise da configuração da participação social na gestão educacional. Ademais, apenas um terço das pesquisas adotaram o MHD como método, o que nos permite concluir que há lacunas a serem preenchidas por estudos que, pautados no MHD, se detenham em sistemas educacionais específicos e analisem, concomitantemente, a atuação dos órgãos colegiados, a legislação e as políticas públicas relacionadas à participação social.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2023
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17354
_version_ 1805452369612242944
score 10,814766