Ateliê de estudos sobre a docência: entre linhas e micropolíticas de uma vida
Apresentamos a dinâmica de um projeto de ensino desenvolvido com alunos de cursos de Graduação na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no formato de grupo de estudos. Considerando a realização do trabalho sob uma ótica contemporânea da multiplicidade e da diferença (DELEUZE; GUATTARI, 1995), des...
Principais autores: | Schwantz, Josimara Wikboldt, Almansa, Sandra Espinosa, Santos, Roberta Benevit dos |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2023
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17360 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-17360 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-173602023-11-12T18:54:11Z Ateliê de estudos sobre a docência: entre linhas e micropolíticas de uma vida Schwantz, Josimara Wikboldt Almansa, Sandra Espinosa Santos, Roberta Benevit dos Educação Projeto de ensino; Educação; Docência; Filosofias da diferença Apresentamos a dinâmica de um projeto de ensino desenvolvido com alunos de cursos de Graduação na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no formato de grupo de estudos. Considerando a realização do trabalho sob uma ótica contemporânea da multiplicidade e da diferença (DELEUZE; GUATTARI, 1995), desenvolvemos alguns temas pertinentes à formação de professores, pautados em discussões teóricas e práticas com abordagens transdisciplinares: Educação, Filosofia, Arte, Cinema, Literatura, Psicologia. O Ateliê de estudos e pesquisa: docência, diferença e produção de subjetividades (ATEPDif) está sendo uma oportunidade para que os/as estudantes possam construir outra percepção sobre o que se entende por ser professor(a) e exercer a profissão, mediante a compreensão da transformação dos processos de subjetivação (GUATTARI, 2006) na relação com o que se agencia para criar uma aula-pesquisa-ideia, considerando sua própria existência em meio à docência. Da mesma forma, há a disposição de um espaço e tempo de troca de saberes, onde possam aprender a organizar diferentes formas de estudo, sistematizar conceitos e ideias a partir da mediação do trabalho grupal. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023-09-28 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17360 10.3895/rtr.v8n0.17360 Revista Transmutare; v. 8 (2023): Publicação contínua 2525-6475 10.3895/rtr.v8n0 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17360/9913 Direitos autorais 2023 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Schwantz, Josimara Wikboldt Almansa, Sandra Espinosa Santos, Roberta Benevit dos |
spellingShingle |
Schwantz, Josimara Wikboldt Almansa, Sandra Espinosa Santos, Roberta Benevit dos Ateliê de estudos sobre a docência: entre linhas e micropolíticas de uma vida |
author_sort |
Schwantz, Josimara Wikboldt |
title |
Ateliê de estudos sobre a docência: entre linhas e micropolíticas de uma vida |
title_short |
Ateliê de estudos sobre a docência: entre linhas e micropolíticas de uma vida |
title_full |
Ateliê de estudos sobre a docência: entre linhas e micropolíticas de uma vida |
title_fullStr |
Ateliê de estudos sobre a docência: entre linhas e micropolíticas de uma vida |
title_full_unstemmed |
Ateliê de estudos sobre a docência: entre linhas e micropolíticas de uma vida |
title_sort |
ateliê de estudos sobre a docência: entre linhas e micropolíticas de uma vida |
description |
Apresentamos a dinâmica de um projeto de ensino desenvolvido com alunos de cursos de Graduação na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no formato de grupo de estudos. Considerando a realização do trabalho sob uma ótica contemporânea da multiplicidade e da diferença (DELEUZE; GUATTARI, 1995), desenvolvemos alguns temas pertinentes à formação de professores, pautados em discussões teóricas e práticas com abordagens transdisciplinares: Educação, Filosofia, Arte, Cinema, Literatura, Psicologia. O Ateliê de estudos e pesquisa: docência, diferença e produção de subjetividades (ATEPDif) está sendo uma oportunidade para que os/as estudantes possam construir outra percepção sobre o que se entende por ser professor(a) e exercer a profissão, mediante a compreensão da transformação dos processos de subjetivação (GUATTARI, 2006) na relação com o que se agencia para criar uma aula-pesquisa-ideia, considerando sua própria existência em meio à docência. Da mesma forma, há a disposição de um espaço e tempo de troca de saberes, onde possam aprender a organizar diferentes formas de estudo, sistematizar conceitos e ideias a partir da mediação do trabalho grupal. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2023 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17360 |
_version_ |
1805452370614681600 |
score |
10,814766 |