Ateliê de estudos sobre a docência: entre linhas e micropolíticas de uma vida

Apresentamos a dinâmica de um projeto de ensino desenvolvido com alunos de cursos de Graduação na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no formato de grupo de estudos. Considerando a realização do trabalho sob uma ótica contemporânea da multiplicidade e da diferença (DELEUZE; GUATTARI, 1995), des...

ver descrição completa

Principais autores: Schwantz, Josimara Wikboldt, Almansa, Sandra Espinosa, Santos, Roberta Benevit dos
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17360
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-17360
recordtype ojs
spelling peri-article-173602023-11-12T18:54:11Z Ateliê de estudos sobre a docência: entre linhas e micropolíticas de uma vida Schwantz, Josimara Wikboldt Almansa, Sandra Espinosa Santos, Roberta Benevit dos Educação Projeto de ensino; Educação; Docência; Filosofias da diferença Apresentamos a dinâmica de um projeto de ensino desenvolvido com alunos de cursos de Graduação na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no formato de grupo de estudos. Considerando a realização do trabalho sob uma ótica contemporânea da multiplicidade e da diferença (DELEUZE; GUATTARI, 1995), desenvolvemos alguns temas pertinentes à formação de professores, pautados em discussões teóricas e práticas com abordagens transdisciplinares: Educação, Filosofia, Arte, Cinema, Literatura, Psicologia. O Ateliê de estudos e pesquisa: docência, diferença e produção de subjetividades (ATEPDif) está sendo uma oportunidade para que os/as estudantes possam construir outra percepção sobre o que se entende por ser professor(a) e exercer a profissão, mediante a compreensão da transformação dos processos de subjetivação (GUATTARI, 2006) na relação com o que se agencia para criar uma aula-pesquisa-ideia, considerando sua própria existência em meio à docência. Da mesma forma, há a disposição de um espaço e tempo de troca de saberes, onde possam aprender a organizar diferentes formas de estudo, sistematizar conceitos e ideias a partir da mediação do trabalho grupal. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023-09-28 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17360 10.3895/rtr.v8n0.17360 Revista Transmutare; v. 8 (2023): Publicação contínua 2525-6475 10.3895/rtr.v8n0 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17360/9913 Direitos autorais 2023 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Schwantz, Josimara Wikboldt
Almansa, Sandra Espinosa
Santos, Roberta Benevit dos
spellingShingle Schwantz, Josimara Wikboldt
Almansa, Sandra Espinosa
Santos, Roberta Benevit dos
Ateliê de estudos sobre a docência: entre linhas e micropolíticas de uma vida
author_sort Schwantz, Josimara Wikboldt
title Ateliê de estudos sobre a docência: entre linhas e micropolíticas de uma vida
title_short Ateliê de estudos sobre a docência: entre linhas e micropolíticas de uma vida
title_full Ateliê de estudos sobre a docência: entre linhas e micropolíticas de uma vida
title_fullStr Ateliê de estudos sobre a docência: entre linhas e micropolíticas de uma vida
title_full_unstemmed Ateliê de estudos sobre a docência: entre linhas e micropolíticas de uma vida
title_sort ateliê de estudos sobre a docência: entre linhas e micropolíticas de uma vida
description Apresentamos a dinâmica de um projeto de ensino desenvolvido com alunos de cursos de Graduação na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no formato de grupo de estudos. Considerando a realização do trabalho sob uma ótica contemporânea da multiplicidade e da diferença (DELEUZE; GUATTARI, 1995), desenvolvemos alguns temas pertinentes à formação de professores, pautados em discussões teóricas e práticas com abordagens transdisciplinares: Educação, Filosofia, Arte, Cinema, Literatura, Psicologia. O Ateliê de estudos e pesquisa: docência, diferença e produção de subjetividades (ATEPDif) está sendo uma oportunidade para que os/as estudantes possam construir outra percepção sobre o que se entende por ser professor(a) e exercer a profissão, mediante a compreensão da transformação dos processos de subjetivação (GUATTARI, 2006) na relação com o que se agencia para criar uma aula-pesquisa-ideia, considerando sua própria existência em meio à docência. Da mesma forma, há a disposição de um espaço e tempo de troca de saberes, onde possam aprender a organizar diferentes formas de estudo, sistematizar conceitos e ideias a partir da mediação do trabalho grupal.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2023
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17360
_version_ 1805452370614681600
score 10,814766