O Método de Melhoria de Resultados: gestão democrática ou mera intencionalidade?
O presente artigo, recorte de uma pesquisa concluída em agosto de 2021 que investigou o Programa Gestão em Foco e o Método de Melhoria de Resultados (MMR) que o embasa no intuito de desvelar a concepção de qualidade defendida pelo método propõe identificar nos documentos de implementação do MMR, ind...
Principais autores: | Rosa, Sabrina Bucci, Pereira, Maria Simone Ferraz |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2023
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17376 |
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peri-article-173762023-11-12T18:54:11Z O Método de Melhoria de Resultados: gestão democrática ou mera intencionalidade? Rosa, Sabrina Bucci Pereira, Maria Simone Ferraz 7.08.00.00-6 Educação Avaliação externa; Gestão democrática; Método de Melhoria de Resultados. O presente artigo, recorte de uma pesquisa concluída em agosto de 2021 que investigou o Programa Gestão em Foco e o Método de Melhoria de Resultados (MMR) que o embasa no intuito de desvelar a concepção de qualidade defendida pelo método propõe identificar nos documentos de implementação do MMR, indícios da gestão quanto à participação da comunidade escolar sobre a implementação do método. A pesquisa de abordagem qualitativa utilizou-se de pesquisa bibliográfica e documental e identificou que, embora defenda-se que o MMR esteja articulado à gestão democrática, não ultrapassa a intencionalidade, posto que nos documentos de implementação do método não foi evidenciada efetiva participação dos segmentos da comunidade nas tomadas de decisão da escola, bem como a participação dos cidadãos na implementação do método na rede pública estadual paulista. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) FAPEMIG 2023-09-28 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17376 10.3895/rtr.v8n0.17376 Revista Transmutare; v. 8 (2023): Publicação contínua 2525-6475 10.3895/rtr.v8n0 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17376/9820 Direitos autorais 2023 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
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O presente artigo, recorte de uma pesquisa concluída em agosto de 2021 que investigou o Programa Gestão em Foco e o Método de Melhoria de Resultados (MMR) que o embasa no intuito de desvelar a concepção de qualidade defendida pelo método propõe identificar nos documentos de implementação do MMR, indícios da gestão quanto à participação da comunidade escolar sobre a implementação do método. A pesquisa de abordagem qualitativa utilizou-se de pesquisa bibliográfica e documental e identificou que, embora defenda-se que o MMR esteja articulado à gestão democrática, não ultrapassa a intencionalidade, posto que nos documentos de implementação do método não foi evidenciada efetiva participação dos segmentos da comunidade nas tomadas de decisão da escola, bem como a participação dos cidadãos na implementação do método na rede pública estadual paulista. |
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