Reformas do Ensino Médio no Brasil e em Mato Grosso do Sul a partir da Constituição Federal de 1988: algumas considerações.
As reformas educacionais, instauradas nas últimas décadas, têm provocado diversas mudanças ensino médio em todo o Brasil. Nesse cenário, este estudo tem como objetivo compreender e avaliar as reformas que têm moldado o ensino médio a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988, em nível na...
Principais autores: | Cunha, Cristiane Borges da, Basso, Jaqueline Daniela |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2023
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17405 |
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peri-article-174052023-11-12T18:54:11Z Reformas do Ensino Médio no Brasil e em Mato Grosso do Sul a partir da Constituição Federal de 1988: algumas considerações. Cunha, Cristiane Borges da Basso, Jaqueline Daniela Ciências Humanas - Educação Políticas Públicas Educacionais; Ensino Médio; Currículo; Reformas educacionais; Estado de Mato Grosso do Sul. As reformas educacionais, instauradas nas últimas décadas, têm provocado diversas mudanças ensino médio em todo o Brasil. Nesse cenário, este estudo tem como objetivo compreender e avaliar as reformas que têm moldado o ensino médio a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988, em nível nacional e também no estado de Mato Grosso do Sul. Utilizou-se como metodologia as pesquisas bibliográfica e documental. Os resultados apontaram aspectos positivos e negativos dessas alterações, evidenciando problemáticas como a precariedade da infraestrutura escolar e a falta de adequação dos currículos à realidade dos estudantes. No Mato Grosso do Sul, esses desafios ganharam contornos específicos, ressaltando a necessidade de uma análise que considere as particularidades regionais. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023-10-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17405 10.3895/rtr.v8n0.17405 Revista Transmutare; v. 8 (2023): Publicação contínua 2525-6475 10.3895/rtr.v8n0 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17405/9873 Direitos autorais 2023 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
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As reformas educacionais, instauradas nas últimas décadas, têm provocado diversas mudanças ensino médio em todo o Brasil. Nesse cenário, este estudo tem como objetivo compreender e avaliar as reformas que têm moldado o ensino médio a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988, em nível nacional e também no estado de Mato Grosso do Sul. Utilizou-se como metodologia as pesquisas bibliográfica e documental. Os resultados apontaram aspectos positivos e negativos dessas alterações, evidenciando problemáticas como a precariedade da infraestrutura escolar e a falta de adequação dos currículos à realidade dos estudantes. No Mato Grosso do Sul, esses desafios ganharam contornos específicos, ressaltando a necessidade de uma análise que considere as particularidades regionais. |
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