A relação público-privada na educação básica brasileira, no contexto do neoliberalismo, após 1995

Este texto trata da relação público-privada na educação básica do Brasil, no contexto do neoliberalismo, com o intuito de mostrar que essa fase do liberalismo, que defende a mínima intervenção do Estado na economia, ocasionou mudanças drásticas no Brasil, após a reforma de Estado ocorrida em 1995, i...

ver descrição completa

Principais autores: Vargas, Soraya Camargo, Gutierres, Dalva Valente
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17445
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-17445
recordtype ojs
spelling peri-article-174452023-11-12T18:54:11Z A relação público-privada na educação básica brasileira, no contexto do neoliberalismo, após 1995 Vargas, Soraya Camargo Gutierres, Dalva Valente Ciências humanas e Educação Educação básica; Neoliberalismo; Relação público-privada. Este texto trata da relação público-privada na educação básica do Brasil, no contexto do neoliberalismo, com o intuito de mostrar que essa fase do liberalismo, que defende a mínima intervenção do Estado na economia, ocasionou mudanças drásticas no Brasil, após a reforma de Estado ocorrida em 1995, inclusive nas políticas relacionadas à área educacional. Como metodologia utilizou-se da pesquisa documental e bibliográfica. Alicerçado nesse cenário, verificou-se que os espaços do público e do privado se encontram na educação básica brasileira, e que se materializam por meio das parcerias entre sistemas públicos e instituições do Terceiro Setor, em que a educação vai deixando de ser um bem público para ser considerada uma mercadoria. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023-10-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17445 10.3895/rtr.v8n0.17445 Revista Transmutare; v. 8 (2023): Publicação contínua 2525-6475 10.3895/rtr.v8n0 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17445/9875 Direitos autorais 2023 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Vargas, Soraya Camargo
Gutierres, Dalva Valente
spellingShingle Vargas, Soraya Camargo
Gutierres, Dalva Valente
A relação público-privada na educação básica brasileira, no contexto do neoliberalismo, após 1995
author_sort Vargas, Soraya Camargo
title A relação público-privada na educação básica brasileira, no contexto do neoliberalismo, após 1995
title_short A relação público-privada na educação básica brasileira, no contexto do neoliberalismo, após 1995
title_full A relação público-privada na educação básica brasileira, no contexto do neoliberalismo, após 1995
title_fullStr A relação público-privada na educação básica brasileira, no contexto do neoliberalismo, após 1995
title_full_unstemmed A relação público-privada na educação básica brasileira, no contexto do neoliberalismo, após 1995
title_sort relação público-privada na educação básica brasileira, no contexto do neoliberalismo, após 1995
description Este texto trata da relação público-privada na educação básica do Brasil, no contexto do neoliberalismo, com o intuito de mostrar que essa fase do liberalismo, que defende a mínima intervenção do Estado na economia, ocasionou mudanças drásticas no Brasil, após a reforma de Estado ocorrida em 1995, inclusive nas políticas relacionadas à área educacional. Como metodologia utilizou-se da pesquisa documental e bibliográfica. Alicerçado nesse cenário, verificou-se que os espaços do público e do privado se encontram na educação básica brasileira, e que se materializam por meio das parcerias entre sistemas públicos e instituições do Terceiro Setor, em que a educação vai deixando de ser um bem público para ser considerada uma mercadoria.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2023
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17445
_version_ 1805452374178791424
score 10,814766