A relação público-privada na educação básica brasileira, no contexto do neoliberalismo, após 1995
Este texto trata da relação público-privada na educação básica do Brasil, no contexto do neoliberalismo, com o intuito de mostrar que essa fase do liberalismo, que defende a mínima intervenção do Estado na economia, ocasionou mudanças drásticas no Brasil, após a reforma de Estado ocorrida em 1995, i...
Principais autores: | Vargas, Soraya Camargo, Gutierres, Dalva Valente |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2023
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17445 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-17445 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-174452023-11-12T18:54:11Z A relação público-privada na educação básica brasileira, no contexto do neoliberalismo, após 1995 Vargas, Soraya Camargo Gutierres, Dalva Valente Ciências humanas e Educação Educação básica; Neoliberalismo; Relação público-privada. Este texto trata da relação público-privada na educação básica do Brasil, no contexto do neoliberalismo, com o intuito de mostrar que essa fase do liberalismo, que defende a mínima intervenção do Estado na economia, ocasionou mudanças drásticas no Brasil, após a reforma de Estado ocorrida em 1995, inclusive nas políticas relacionadas à área educacional. Como metodologia utilizou-se da pesquisa documental e bibliográfica. Alicerçado nesse cenário, verificou-se que os espaços do público e do privado se encontram na educação básica brasileira, e que se materializam por meio das parcerias entre sistemas públicos e instituições do Terceiro Setor, em que a educação vai deixando de ser um bem público para ser considerada uma mercadoria. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023-10-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17445 10.3895/rtr.v8n0.17445 Revista Transmutare; v. 8 (2023): Publicação contínua 2525-6475 10.3895/rtr.v8n0 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17445/9875 Direitos autorais 2023 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Vargas, Soraya Camargo Gutierres, Dalva Valente |
spellingShingle |
Vargas, Soraya Camargo Gutierres, Dalva Valente A relação público-privada na educação básica brasileira, no contexto do neoliberalismo, após 1995 |
author_sort |
Vargas, Soraya Camargo |
title |
A relação público-privada na educação básica brasileira, no contexto do neoliberalismo, após 1995 |
title_short |
A relação público-privada na educação básica brasileira, no contexto do neoliberalismo, após 1995 |
title_full |
A relação público-privada na educação básica brasileira, no contexto do neoliberalismo, após 1995 |
title_fullStr |
A relação público-privada na educação básica brasileira, no contexto do neoliberalismo, após 1995 |
title_full_unstemmed |
A relação público-privada na educação básica brasileira, no contexto do neoliberalismo, após 1995 |
title_sort |
relação público-privada na educação básica brasileira, no contexto do neoliberalismo, após 1995 |
description |
Este texto trata da relação público-privada na educação básica do Brasil, no contexto do neoliberalismo, com o intuito de mostrar que essa fase do liberalismo, que defende a mínima intervenção do Estado na economia, ocasionou mudanças drásticas no Brasil, após a reforma de Estado ocorrida em 1995, inclusive nas políticas relacionadas à área educacional. Como metodologia utilizou-se da pesquisa documental e bibliográfica. Alicerçado nesse cenário, verificou-se que os espaços do público e do privado se encontram na educação básica brasileira, e que se materializam por meio das parcerias entre sistemas públicos e instituições do Terceiro Setor, em que a educação vai deixando de ser um bem público para ser considerada uma mercadoria. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2023 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17445 |
_version_ |
1805452374178791424 |
score |
10,814766 |