Orientações curriculares para o ensino de matemática em um estudo de aula

O artigo busca compreender distanciamentos e aproximações das orientações curriculares para o ensino de Matemática, a partir de um estudo de aula vivenciado em uma escola pública do sul do Brasil. Contempla uma investigação de abordagem qualitativa, envolvendo três professoras que ensinam Matemática...

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Principais autores: Hartwig, Geiciele Raatz, Pozzobon, Marta Cristina Cezar
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2024
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/17469
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Resumo: O artigo busca compreender distanciamentos e aproximações das orientações curriculares para o ensino de Matemática, a partir de um estudo de aula vivenciado em uma escola pública do sul do Brasil. Contempla uma investigação de abordagem qualitativa, envolvendo três professoras que ensinam Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. Os dados foram produzidos a partir das quatro primeiras sessões de um ciclo de estudo de aula, que foram gravadas e transcritas para a análise. Os resultados evidenciam alguns distanciamentos das orientações curriculares, devido às dificuldades dos alunos, ao afastamento dos conteúdos para o proposto no ano escolar, levando à aproximação de conteúdos ensinados nos anos iniciais e algumas aproximações no encaminhamento do estudo sobre o conteúdo divisão, as abordagens do proposto nos documentos curriculares para o 6º ano e para os anos anteriores. Conclui-se que, no estudo de aula desenvolvido, mesmo com alguns distanciamentos das orientações curriculares, houve a preocupação com as dificuldades dos alunos, havendo a necessidade de um aprofundamento desses documentos, no sentido de ensinar conteúdos de acordo com o ano escolar dos alunos.