O uso de recursos visuais para estimular a sinalização e a aprendizagem da Libras no ensino superior
A inclusão da disciplina de Libras como obrigatória em todos os cursos de formação de professores e de Fonoaudiologia nas instituições de ensino superior, públicas e privadas, deu-se partir da determinação do Decreto n.º 5.626/2005, que estabeleceu essa entre outras prerrogativas voltadas para os di...
Autor principal: | Andreis-Witkoski, Silvia |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2023
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17531 |
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peri-article-175312023-12-20T18:00:31Z O uso de recursos visuais para estimular a sinalização e a aprendizagem da Libras no ensino superior Andreis-Witkoski, Silvia EDUCAÇÃO; ENSINO SUPERIOR Libras; Língua de Sinais; Ensino Superior; Jogos; Recursos visuais A inclusão da disciplina de Libras como obrigatória em todos os cursos de formação de professores e de Fonoaudiologia nas instituições de ensino superior, públicas e privadas, deu-se partir da determinação do Decreto n.º 5.626/2005, que estabeleceu essa entre outras prerrogativas voltadas para os direitos linguísticos da pessoa surda. Dessa forma, acadêmicos ouvintes e falantes de uma língua oral-auditiva passaram a ter que aprender outra de modalidade visual-espacial, no caso: Libras. Nesse sentido, destaca-se que tais aprendizes estão acostumados a se expressarem por meio das línguas orais, que usam o aparelho fonador e o auditivo. No entanto, para se comunicarem na Língua de Sinais precisam aprender a utilizar as mãos e o corpo, o que, em princípio, tende a ser um desafio, na medida em que também devem se acostumar com a exposição que ocorre ao sinalizarem, que é diferente da que existe ao usarem a oralidade. A utilização de recursos visuais, entre eles os jogos, constitui-se em um otimizador e facilitador da aprendizagem da Libras, diante da complexidade de sua aprendizagem. A autora deste artigo, que é professora da disciplina de Libras em uma instituição de ensino superior, desenvolveu uma série de jogos, utilizados como recursos facilitadores da aprendizagem da Libras em sala de aula. Neste artigo, três desses recursos visuais serão apresentados, detalhando-se sua importância para estimular a sinalização e a aprendizagem dessa língua, assim como o processo de produção e a aplicabilidade em sala de aula. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023-12-20 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17531 10.3895/rtr.v9n0.17531 Revista Transmutare; v. 9 (2024): Publicação contínua 2525-6475 10.3895/rtr.v9n0 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17531/9997 Direitos autorais 2023 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
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A inclusão da disciplina de Libras como obrigatória em todos os cursos de formação de professores e de Fonoaudiologia nas instituições de ensino superior, públicas e privadas, deu-se partir da determinação do Decreto n.º 5.626/2005, que estabeleceu essa entre outras prerrogativas voltadas para os direitos linguísticos da pessoa surda. Dessa forma, acadêmicos ouvintes e falantes de uma língua oral-auditiva passaram a ter que aprender outra de modalidade visual-espacial, no caso: Libras. Nesse sentido, destaca-se que tais aprendizes estão acostumados a se expressarem por meio das línguas orais, que usam o aparelho fonador e o auditivo. No entanto, para se comunicarem na Língua de Sinais precisam aprender a utilizar as mãos e o corpo, o que, em princípio, tende a ser um desafio, na medida em que também devem se acostumar com a exposição que ocorre ao sinalizarem, que é diferente da que existe ao usarem a oralidade. A utilização de recursos visuais, entre eles os jogos, constitui-se em um otimizador e facilitador da aprendizagem da Libras, diante da complexidade de sua aprendizagem. A autora deste artigo, que é professora da disciplina de Libras em uma instituição de ensino superior, desenvolveu uma série de jogos, utilizados como recursos facilitadores da aprendizagem da Libras em sala de aula. Neste artigo, três desses recursos visuais serão apresentados, detalhando-se sua importância para estimular a sinalização e a aprendizagem dessa língua, assim como o processo de produção e a aplicabilidade em sala de aula. |
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