Uma matemática na ponta dos dedos com dispositivos touchscreen
Os recursos informáticos continuam crescendo e trazendo desafios a educação. O contínuo desenvolvimento das tecnologias digitais móveis propicia inovações nas práticas pedagógicas e promove reflexões sobre os impactos causados pelas mudanças. Esse artigo é parte de uma investigação interessada no us...
Principais autores: | Bairral, Marcelo Almeida, Assis, Alexandre Rodrigues de, Silva, Bárbara C. C. da |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2015
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1754 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
Os recursos informáticos continuam crescendo e trazendo desafios a educação. O contínuo desenvolvimento das tecnologias digitais móveis propicia inovações nas práticas pedagógicas e promove reflexões sobre os impactos causados pelas mudanças. Esse artigo é parte de uma investigação interessada no uso de dispositivos com manipulação touchscreen direcionados para os processos de ensino e aprendizagem de matemática, particularmente em geometria. Apresentaremos um levantamento de dispositivos touchscreen e os primeiros resultados de atividades desenvolvidas em dois softwares o Geometric Constructer (GC) e o Sketchometry, realizados no período de novembro de 2012 a outubro de 2013, focado na descrição e natureza desses dispositivos. Verificamos que os aplicativos (APPs) são de dois tipos: softwares e jogos. Escolhemos trabalhar com softwares, pois estes proporcionam ambientes com recursos livres para construções geométricas. Esse estudo serve de ponto de partida que pode auxiliar professores e pesquisadores interessados na inserção de dispositivos touchscreen em novas práticas educativas. |
---|