Uma matemática na ponta dos dedos com dispositivos touchscreen

Os recursos informáticos continuam crescendo e trazendo desafios a educação. O contínuo desenvolvimento das tecnologias digitais móveis propicia inovações nas práticas pedagógicas e promove reflexões sobre os impactos causados pelas mudanças. Esse artigo é parte de uma investigação interessada no us...

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Principais autores: Bairral, Marcelo Almeida, Assis, Alexandre Rodrigues de, Silva, Bárbara C. C. da
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1754
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Resumo: Os recursos informáticos continuam crescendo e trazendo desafios a educação. O contínuo desenvolvimento das tecnologias digitais móveis propicia inovações nas práticas pedagógicas e promove reflexões sobre os impactos causados pelas mudanças. Esse artigo é parte de uma investigação interessada no uso de dispositivos com manipulação touchscreen direcionados para os processos de ensino e aprendizagem de matemática, particularmente em geometria.  Apresentaremos um levantamento de dispositivos touchscreen e os primeiros resultados de atividades desenvolvidas em dois softwares o Geometric Constructer (GC) e o Sketchometry, realizados no período de novembro de 2012 a outubro de 2013, focado na descrição e natureza desses dispositivos. Verificamos que os aplicativos (APPs) são de dois tipos: softwares e jogos. Escolhemos trabalhar com softwares, pois estes proporcionam ambientes com recursos livres para construções geométricas. Esse estudo serve de ponto de partida que pode auxiliar professores e pesquisadores interessados na inserção de dispositivos touchscreen em novas práticas educativas.