A Educação Digital na formação de Pedagogos: um mapeamento da produção científica brasileira (2015 a 2021)

A educação digital é voltada para formação do cidadão que seja capaz de utilizar as ferramentas tecnológicas em seu dia a dia com ética e responsabilidade. Com esse intuito, é necessário que os cursos de formação de professores invistam na qualificação profissional para o uso das tecnologias, visto...

ver descrição completa

Principais autores: Jesus, Jolúcia Santos de, Vilas Boas, Maria Cristina Xavier Reis, Santos, Valdeir Almeida, Souza, Ana Paula Gestoso de
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2024
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/17746
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-17746
recordtype ojs
spelling peri-article-177462024-08-28T16:04:21Z A Educação Digital na formação de Pedagogos: um mapeamento da produção científica brasileira (2015 a 2021) Jesus, Jolúcia Santos de Vilas Boas, Maria Cristina Xavier Reis Santos, Valdeir Almeida Souza, Ana Paula Gestoso de Educação Educação digital; Formação docente; Pedagogia. Educação Digital na formação de Pedagogos: um mapeamento da produção científica (2015 a 2021) A educação digital é voltada para formação do cidadão que seja capaz de utilizar as ferramentas tecnológicas em seu dia a dia com ética e responsabilidade. Com esse intuito, é necessário que os cursos de formação de professores invistam na qualificação profissional para o uso das tecnologias, visto ser uma demanda da sociedade contemporânea. A atuação do pedagogo vem sofrendo bastante impacto devido à incorporação das tecnologias nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Assim, este estudo buscou analisar o que a produção científica brasileira vem publicando sobre a formação do pedagogo no contexto da Educação Digital. Como caminho teórico-metodológico, optou-se pela pesquisa bibliográfica, para por este meio, mapear as produções científicas num período determinado de seis anos (2015 a 2021). Como resultados, foram selecionados seis (6) artigos, publicados no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os dados foram analisados seguindo os pressupostos metodológicos da análise de conteúdo a partir de três categorias: os referenciais teóricos predominantes nas pesquisas que abordam a Educação Digital na Pedagogia; as temáticas que emergem das produções científicas brasileiras no campo da Pedagogia que problematizam a Educação Digital na formação de professores; as concepções de tecnologia e educação digital presentes na formação do pedagogo. Concluiu-se que a formação docente deve estar alicerçada na utilização da Educação Digital que permita a construção colaborativa de saberes, principalmente, na formação do pedagogo. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2024-03-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Bibliográfica application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/17746 10.3895/etr.v8n1.17746 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 8, n. 1 (2024); 32-51 2594-3901 10.3895/etr.v8n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/17746/10113 http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/downloadSuppFile/17746/3347 Direitos autorais 2024 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Jesus, Jolúcia Santos de
Vilas Boas, Maria Cristina Xavier Reis
Santos, Valdeir Almeida
Souza, Ana Paula Gestoso de
spellingShingle Jesus, Jolúcia Santos de
Vilas Boas, Maria Cristina Xavier Reis
Santos, Valdeir Almeida
Souza, Ana Paula Gestoso de
A Educação Digital na formação de Pedagogos: um mapeamento da produção científica brasileira (2015 a 2021)
author_sort Jesus, Jolúcia Santos de
title A Educação Digital na formação de Pedagogos: um mapeamento da produção científica brasileira (2015 a 2021)
title_short A Educação Digital na formação de Pedagogos: um mapeamento da produção científica brasileira (2015 a 2021)
title_full A Educação Digital na formação de Pedagogos: um mapeamento da produção científica brasileira (2015 a 2021)
title_fullStr A Educação Digital na formação de Pedagogos: um mapeamento da produção científica brasileira (2015 a 2021)
title_full_unstemmed A Educação Digital na formação de Pedagogos: um mapeamento da produção científica brasileira (2015 a 2021)
title_sort educação digital na formação de pedagogos: um mapeamento da produção científica brasileira (2015 a 2021)
description A educação digital é voltada para formação do cidadão que seja capaz de utilizar as ferramentas tecnológicas em seu dia a dia com ética e responsabilidade. Com esse intuito, é necessário que os cursos de formação de professores invistam na qualificação profissional para o uso das tecnologias, visto ser uma demanda da sociedade contemporânea. A atuação do pedagogo vem sofrendo bastante impacto devido à incorporação das tecnologias nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Assim, este estudo buscou analisar o que a produção científica brasileira vem publicando sobre a formação do pedagogo no contexto da Educação Digital. Como caminho teórico-metodológico, optou-se pela pesquisa bibliográfica, para por este meio, mapear as produções científicas num período determinado de seis anos (2015 a 2021). Como resultados, foram selecionados seis (6) artigos, publicados no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os dados foram analisados seguindo os pressupostos metodológicos da análise de conteúdo a partir de três categorias: os referenciais teóricos predominantes nas pesquisas que abordam a Educação Digital na Pedagogia; as temáticas que emergem das produções científicas brasileiras no campo da Pedagogia que problematizam a Educação Digital na formação de professores; as concepções de tecnologia e educação digital presentes na formação do pedagogo. Concluiu-se que a formação docente deve estar alicerçada na utilização da Educação Digital que permita a construção colaborativa de saberes, principalmente, na formação do pedagogo.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2024
url http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/17746
_version_ 1808706177034354688
score 10,814766