Clubes de ciências e a inclusão da mulher na ciência: sobre o estado da arte

Neste artigo é apresentada uma revisão de literatura do tipo estado da arte, originada a partir da seguinte pergunta: Os clubes de ciências podem se constituir em espaços destinados à promoção da cultura científica para incentivar a participação de jovens mulheres do ensino médio na ciência? O objet...

ver descrição completa

Principais autores: Simões, Roberta, Anjos, Maylta Brandão dos, Rôças, Giselle
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2024
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/17750
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-17750
recordtype ojs
spelling peri-article-177502024-08-28T16:04:21Z Clubes de ciências e a inclusão da mulher na ciência: sobre o estado da arte Simões, Roberta Anjos, Maylta Brandão dos Rôças, Giselle Educação e Ensino-aprendizagem (Clubes de ciências; Comunicação científica; Mulheres na ciência; Estado da Arte; BUSCAd) Neste artigo é apresentada uma revisão de literatura do tipo estado da arte, originada a partir da seguinte pergunta: Os clubes de ciências podem se constituir em espaços destinados à promoção da cultura científica para incentivar a participação de jovens mulheres do ensino médio na ciência? O objetivo consistiu em caracterizar a produção acadêmica sobre clubes na perspectiva da comunicação da ciência e sob o enfoque da inclusão feminina na ciência. O percurso metodológico foi desenvolvido a partir da ferramenta BUSCAd em plataformas online, com recorte temporal de 10 anos. Após a análise de 32 trabalhos, constatamos que os clubes de ciências são espaços com amplo potencial para a promoção da cultura científica entre estudantes. Concluímos que as pesquisas direcionadas para a inclusão feminina na ciência em clubes no ensino médio constituem uma inexpressiva produção acadêmica na área e ressaltamos a relevância do desenvolvimento de futuras pesquisas sobre o tema no ensino de ciências.  Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) FAPERJ, CNPq, IFRJ 2024-04-02 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/17750 10.3895/etr.v8n1.17750 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 8, n. 1 (2024); 1-20 2594-3901 10.3895/etr.v8n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/17750/10163 Direitos autorais 2024 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Simões, Roberta
Anjos, Maylta Brandão dos
Rôças, Giselle
spellingShingle Simões, Roberta
Anjos, Maylta Brandão dos
Rôças, Giselle
Clubes de ciências e a inclusão da mulher na ciência: sobre o estado da arte
author_sort Simões, Roberta
title Clubes de ciências e a inclusão da mulher na ciência: sobre o estado da arte
title_short Clubes de ciências e a inclusão da mulher na ciência: sobre o estado da arte
title_full Clubes de ciências e a inclusão da mulher na ciência: sobre o estado da arte
title_fullStr Clubes de ciências e a inclusão da mulher na ciência: sobre o estado da arte
title_full_unstemmed Clubes de ciências e a inclusão da mulher na ciência: sobre o estado da arte
title_sort clubes de ciências e a inclusão da mulher na ciência: sobre o estado da arte
description Neste artigo é apresentada uma revisão de literatura do tipo estado da arte, originada a partir da seguinte pergunta: Os clubes de ciências podem se constituir em espaços destinados à promoção da cultura científica para incentivar a participação de jovens mulheres do ensino médio na ciência? O objetivo consistiu em caracterizar a produção acadêmica sobre clubes na perspectiva da comunicação da ciência e sob o enfoque da inclusão feminina na ciência. O percurso metodológico foi desenvolvido a partir da ferramenta BUSCAd em plataformas online, com recorte temporal de 10 anos. Após a análise de 32 trabalhos, constatamos que os clubes de ciências são espaços com amplo potencial para a promoção da cultura científica entre estudantes. Concluímos que as pesquisas direcionadas para a inclusão feminina na ciência em clubes no ensino médio constituem uma inexpressiva produção acadêmica na área e ressaltamos a relevância do desenvolvimento de futuras pesquisas sobre o tema no ensino de ciências. 
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2024
url http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/17750
_version_ 1808706177547108352
score 10,814766