Clubes de ciências e a inclusão da mulher na ciência: sobre o estado da arte
Neste artigo é apresentada uma revisão de literatura do tipo estado da arte, originada a partir da seguinte pergunta: Os clubes de ciências podem se constituir em espaços destinados à promoção da cultura científica para incentivar a participação de jovens mulheres do ensino médio na ciência? O objet...
Principais autores: | Simões, Roberta, Anjos, Maylta Brandão dos, Rôças, Giselle |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2024
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/17750 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-17750 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-177502024-08-28T16:04:21Z Clubes de ciências e a inclusão da mulher na ciência: sobre o estado da arte Simões, Roberta Anjos, Maylta Brandão dos Rôças, Giselle Educação e Ensino-aprendizagem (Clubes de ciências; Comunicação científica; Mulheres na ciência; Estado da Arte; BUSCAd) Neste artigo é apresentada uma revisão de literatura do tipo estado da arte, originada a partir da seguinte pergunta: Os clubes de ciências podem se constituir em espaços destinados à promoção da cultura científica para incentivar a participação de jovens mulheres do ensino médio na ciência? O objetivo consistiu em caracterizar a produção acadêmica sobre clubes na perspectiva da comunicação da ciência e sob o enfoque da inclusão feminina na ciência. O percurso metodológico foi desenvolvido a partir da ferramenta BUSCAd em plataformas online, com recorte temporal de 10 anos. Após a análise de 32 trabalhos, constatamos que os clubes de ciências são espaços com amplo potencial para a promoção da cultura científica entre estudantes. Concluímos que as pesquisas direcionadas para a inclusão feminina na ciência em clubes no ensino médio constituem uma inexpressiva produção acadêmica na área e ressaltamos a relevância do desenvolvimento de futuras pesquisas sobre o tema no ensino de ciências. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) FAPERJ, CNPq, IFRJ 2024-04-02 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/17750 10.3895/etr.v8n1.17750 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 8, n. 1 (2024); 1-20 2594-3901 10.3895/etr.v8n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/17750/10163 Direitos autorais 2024 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Simões, Roberta Anjos, Maylta Brandão dos Rôças, Giselle |
spellingShingle |
Simões, Roberta Anjos, Maylta Brandão dos Rôças, Giselle Clubes de ciências e a inclusão da mulher na ciência: sobre o estado da arte |
author_sort |
Simões, Roberta |
title |
Clubes de ciências e a inclusão da mulher na ciência: sobre o estado da arte |
title_short |
Clubes de ciências e a inclusão da mulher na ciência: sobre o estado da arte |
title_full |
Clubes de ciências e a inclusão da mulher na ciência: sobre o estado da arte |
title_fullStr |
Clubes de ciências e a inclusão da mulher na ciência: sobre o estado da arte |
title_full_unstemmed |
Clubes de ciências e a inclusão da mulher na ciência: sobre o estado da arte |
title_sort |
clubes de ciências e a inclusão da mulher na ciência: sobre o estado da arte |
description |
Neste artigo é apresentada uma revisão de literatura do tipo estado da arte, originada a partir da seguinte pergunta: Os clubes de ciências podem se constituir em espaços destinados à promoção da cultura científica para incentivar a participação de jovens mulheres do ensino médio na ciência? O objetivo consistiu em caracterizar a produção acadêmica sobre clubes na perspectiva da comunicação da ciência e sob o enfoque da inclusão feminina na ciência. O percurso metodológico foi desenvolvido a partir da ferramenta BUSCAd em plataformas online, com recorte temporal de 10 anos. Após a análise de 32 trabalhos, constatamos que os clubes de ciências são espaços com amplo potencial para a promoção da cultura científica entre estudantes. Concluímos que as pesquisas direcionadas para a inclusão feminina na ciência em clubes no ensino médio constituem uma inexpressiva produção acadêmica na área e ressaltamos a relevância do desenvolvimento de futuras pesquisas sobre o tema no ensino de ciências. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2024 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/17750 |
_version_ |
1808706177547108352 |
score |
10,814766 |