Cidadãos conscientes e o meio ambiente: a educação ambiental no ensino fundamental I
O presente texto de caráter qualitativo exploratório e descritivo, refere-se ao relato das ações que permearam o desenvolvimento do projeto denominado “Cidadãos Conscientes e o Meio Ambiente”, que visava destacar a importância da Educação Ambiental à comunidade escolar. Essa que no contexto educacio...
Principais autores: | Nunes Durço, João Victor, de Carvalho, Taina Durço |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2024
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17958 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-17958 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-179582024-07-12T16:31:21Z Cidadãos conscientes e o meio ambiente: a educação ambiental no ensino fundamental I Nunes Durço, João Victor de Carvalho, Taina Durço Ciências Exatas e da Terra. conservação; preservação; sustentabilidade. O presente texto de caráter qualitativo exploratório e descritivo, refere-se ao relato das ações que permearam o desenvolvimento do projeto denominado “Cidadãos Conscientes e o Meio Ambiente”, que visava destacar a importância da Educação Ambiental à comunidade escolar. Essa que no contexto educacional almeja as mudanças de hábitos, por meio de um processo pedagógico ativo e que busca a valorização da vida de todo ser vivo. Sendo assim, o projeto foi realizado com estudantes do terceiro ano do Ensino Fundamental I, em uma escola pública no município de Campo Mourão, Paraná, ambicionando apresentar a (re)construção da visão de mundo sobre as questões ambientais, a fim de proporcionar ações e posturas responsáveis diante de problemas ambientais. Para isso, descrevemos todas as atividades realizadas semana por semana, durante os meses de março a outubro de 2023. Assim, dentre os resultados encontrados salientamos a sensibilização de os educandos e da sociedade escolar a respeito da importância da conservação do meio ambiente, tendo como abrangência os estudos relacionados a sustentabilidade em relação direta e/ou indireta das políticas públicas, econômicas e sociais, destacado de maneira holística a Educação Ambiental no contexto educacional. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2024-07-12 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17958 10.3895/rtr.v9n0.17958 Revista Transmutare; v. 9 (2024): Publicação contínua 2525-6475 10.3895/rtr.v9n0 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17958/10231 Direitos autorais 2024 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Nunes Durço, João Victor de Carvalho, Taina Durço |
spellingShingle |
Nunes Durço, João Victor de Carvalho, Taina Durço Cidadãos conscientes e o meio ambiente: a educação ambiental no ensino fundamental I |
author_sort |
Nunes Durço, João Victor |
title |
Cidadãos conscientes e o meio ambiente: a educação ambiental no ensino fundamental I |
title_short |
Cidadãos conscientes e o meio ambiente: a educação ambiental no ensino fundamental I |
title_full |
Cidadãos conscientes e o meio ambiente: a educação ambiental no ensino fundamental I |
title_fullStr |
Cidadãos conscientes e o meio ambiente: a educação ambiental no ensino fundamental I |
title_full_unstemmed |
Cidadãos conscientes e o meio ambiente: a educação ambiental no ensino fundamental I |
title_sort |
cidadãos conscientes e o meio ambiente: a educação ambiental no ensino fundamental i |
description |
O presente texto de caráter qualitativo exploratório e descritivo, refere-se ao relato das ações que permearam o desenvolvimento do projeto denominado “Cidadãos Conscientes e o Meio Ambiente”, que visava destacar a importância da Educação Ambiental à comunidade escolar. Essa que no contexto educacional almeja as mudanças de hábitos, por meio de um processo pedagógico ativo e que busca a valorização da vida de todo ser vivo. Sendo assim, o projeto foi realizado com estudantes do terceiro ano do Ensino Fundamental I, em uma escola pública no município de Campo Mourão, Paraná, ambicionando apresentar a (re)construção da visão de mundo sobre as questões ambientais, a fim de proporcionar ações e posturas responsáveis diante de problemas ambientais. Para isso, descrevemos todas as atividades realizadas semana por semana, durante os meses de março a outubro de 2023. Assim, dentre os resultados encontrados salientamos a sensibilização de os educandos e da sociedade escolar a respeito da importância da conservação do meio ambiente, tendo como abrangência os estudos relacionados a sustentabilidade em relação direta e/ou indireta das políticas públicas, econômicas e sociais, destacado de maneira holística a Educação Ambiental no contexto educacional. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2024 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17958 |
_version_ |
1805625898726064128 |
score |
10,814766 |