ANÁLISE DOS IMPACTOS DE CHOQUES EM PREÇOS DE INSUMOS: UMA APLICAÇÃO AOS CUSTOS COM TRIPULAÇÃO DE COMPANHIAS AÉREAS
Este trabalho examina os impactos de choques nos custos com tripulação na competição entre companhias aéreas com produto diferenciado e assimetrias com relação ao tamanho da operação. Esse assunto tem sido frequentemente discutido no contexto dos pleitos dos sindicatos de aeronautas e aeroviários po...
Principais autores: | de Melo Filho, Cicero Rodrigues, Marques de Oliveira, Alessandro Vinícius |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2015
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1818 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-1818 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-18182015-04-08T21:34:19Z ANÁLISE DOS IMPACTOS DE CHOQUES EM PREÇOS DE INSUMOS: UMA APLICAÇÃO AOS CUSTOS COM TRIPULAÇÃO DE COMPANHIAS AÉREAS de Melo Filho, Cicero Rodrigues Marques de Oliveira, Alessandro Vinícius Organização Industrial; Modelagem Empírica; Transporte Aéreo; Custos; Econometria Este trabalho examina os impactos de choques nos custos com tripulação na competição entre companhias aéreas com produto diferenciado e assimetrias com relação ao tamanho da operação. Esse assunto tem sido frequentemente discutido no contexto dos pleitos dos sindicatos de aeronautas e aeroviários por maiores salários e melhores condições de trabalho, tanto no Brasil quanto em outros países. Em especial, no transporte aéreo, estudos indicam que o poder de pressão dos sindicatos pode ser elevado em relação a outras indústrias, por conta das especificidades da organização industrial do setor. Diante disso, foram realizadas simulações numéricas utilizando parâmetros estimados econometricamente para cenários com diferentes hipóteses relativas às economias de densidade. Os resultados indicam que, em uma situação de aumento exógeno nos salários, uma pequena companhia aérea é sempre mais impactada do que uma grande companhia aérea. Em um regime de fortes economias de densidade, a empresa menor incorre em maiores perdas de lucratividade. Essa situação é amenizada na presença de economias de densidade fracas. Conclusões finais sugerem que a competição entre as companhias aéreas é enfraquecida pelo fato de empresas menores terem um baixo poder de barganha junto aos sindicatos. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015-03-12 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1818 10.3895/gi.v11n1.1818 Revista Gestão Industrial; v. 11, n. 1 (2015) 1808-0448 10.3895/gi.v11n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1818/1943 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
de Melo Filho, Cicero Rodrigues Marques de Oliveira, Alessandro Vinícius |
spellingShingle |
de Melo Filho, Cicero Rodrigues Marques de Oliveira, Alessandro Vinícius ANÁLISE DOS IMPACTOS DE CHOQUES EM PREÇOS DE INSUMOS: UMA APLICAÇÃO AOS CUSTOS COM TRIPULAÇÃO DE COMPANHIAS AÉREAS |
author_sort |
de Melo Filho, Cicero Rodrigues |
title |
ANÁLISE DOS IMPACTOS DE CHOQUES EM PREÇOS DE INSUMOS: UMA APLICAÇÃO AOS CUSTOS COM TRIPULAÇÃO DE COMPANHIAS AÉREAS |
title_short |
ANÁLISE DOS IMPACTOS DE CHOQUES EM PREÇOS DE INSUMOS: UMA APLICAÇÃO AOS CUSTOS COM TRIPULAÇÃO DE COMPANHIAS AÉREAS |
title_full |
ANÁLISE DOS IMPACTOS DE CHOQUES EM PREÇOS DE INSUMOS: UMA APLICAÇÃO AOS CUSTOS COM TRIPULAÇÃO DE COMPANHIAS AÉREAS |
title_fullStr |
ANÁLISE DOS IMPACTOS DE CHOQUES EM PREÇOS DE INSUMOS: UMA APLICAÇÃO AOS CUSTOS COM TRIPULAÇÃO DE COMPANHIAS AÉREAS |
title_full_unstemmed |
ANÁLISE DOS IMPACTOS DE CHOQUES EM PREÇOS DE INSUMOS: UMA APLICAÇÃO AOS CUSTOS COM TRIPULAÇÃO DE COMPANHIAS AÉREAS |
title_sort |
anÁlise dos impactos de choques em preÇos de insumos: uma aplicaÇÃo aos custos com tripulaÇÃo de companhias aÉreas |
description |
Este trabalho examina os impactos de choques nos custos com tripulação na competição entre companhias aéreas com produto diferenciado e assimetrias com relação ao tamanho da operação. Esse assunto tem sido frequentemente discutido no contexto dos pleitos dos sindicatos de aeronautas e aeroviários por maiores salários e melhores condições de trabalho, tanto no Brasil quanto em outros países. Em especial, no transporte aéreo, estudos indicam que o poder de pressão dos sindicatos pode ser elevado em relação a outras indústrias, por conta das especificidades da organização industrial do setor. Diante disso, foram realizadas simulações numéricas utilizando parâmetros estimados econometricamente para cenários com diferentes hipóteses relativas às economias de densidade. Os resultados indicam que, em uma situação de aumento exógeno nos salários, uma pequena companhia aérea é sempre mais impactada do que uma grande companhia aérea. Em um regime de fortes economias de densidade, a empresa menor incorre em maiores perdas de lucratividade. Essa situação é amenizada na presença de economias de densidade fracas. Conclusões finais sugerem que a competição entre as companhias aéreas é enfraquecida pelo fato de empresas menores terem um baixo poder de barganha junto aos sindicatos. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2015 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1818 |
_version_ |
1805291599593209856 |
score |
10,814766 |