Uma proposta didática com abordagem CTS para o estudo dos gases e cinética química utilizando a temática da qualidade do ar interior
As propostas de abordagens que contemplam as interações ciênciatecnologia-sociedade (CTS) têm se mostrado como alternativa para um Ensino de Ciências que promova a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) dos estudantes. Nessa perspectiva, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa de natureza inter...
Principais autores: | Oliveira, Silvaney de, Guimarães, Orliney Maciel, Lorenzetti, Leonir |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2015
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1823 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-1823 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-18232016-01-19T10:31:49Z Uma proposta didática com abordagem CTS para o estudo dos gases e cinética química utilizando a temática da qualidade do ar interior Oliveira, Silvaney de Guimarães, Orliney Maciel Lorenzetti, Leonir As propostas de abordagens que contemplam as interações ciênciatecnologia-sociedade (CTS) têm se mostrado como alternativa para um Ensino de Ciências que promova a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) dos estudantes. Nessa perspectiva, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa de natureza interpretativa através de uma intervenção pedagógica na disciplina de Química com uma turma do Ensino Médio de uma escola pública na região metropolitana de Curitiba-PR. A proposta didática de uma abordagem temática CTS foi construída a partir de uma série de parâmetros de ACT articulados com a temática da Qualidade do Ar Interior (QAI) e com os conteúdos disciplinares relativos ao Estudo dos Gases e a Cinética Química. Neste artigo, discutimos os pressupostos teóricos que amparam a referida proposta, descrevemos a sequência das aulas e explicitamos os parâmetros utilizados para sua construção e desenvolvimento. Consideramos que a proposta permite uma efetiva implementação de abordagens CTS a partir da temática analisada. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015-12-29 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1823 10.3895/rbect.v8n4.1823 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 4 (2015) 1982-873X 10.3895/rbect.v8n4 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1823/2520 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Oliveira, Silvaney de Guimarães, Orliney Maciel Lorenzetti, Leonir |
spellingShingle |
Oliveira, Silvaney de Guimarães, Orliney Maciel Lorenzetti, Leonir Uma proposta didática com abordagem CTS para o estudo dos gases e cinética química utilizando a temática da qualidade do ar interior |
author_sort |
Oliveira, Silvaney de |
title |
Uma proposta didática com abordagem CTS para o estudo dos gases e cinética química utilizando a temática da qualidade do ar interior |
title_short |
Uma proposta didática com abordagem CTS para o estudo dos gases e cinética química utilizando a temática da qualidade do ar interior |
title_full |
Uma proposta didática com abordagem CTS para o estudo dos gases e cinética química utilizando a temática da qualidade do ar interior |
title_fullStr |
Uma proposta didática com abordagem CTS para o estudo dos gases e cinética química utilizando a temática da qualidade do ar interior |
title_full_unstemmed |
Uma proposta didática com abordagem CTS para o estudo dos gases e cinética química utilizando a temática da qualidade do ar interior |
title_sort |
uma proposta didática com abordagem cts para o estudo dos gases e cinética química utilizando a temática da qualidade do ar interior |
description |
As propostas de abordagens que contemplam as interações ciênciatecnologia-sociedade (CTS) têm se mostrado como alternativa para um Ensino de Ciências que promova a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) dos estudantes. Nessa perspectiva, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa de natureza interpretativa através de uma intervenção pedagógica na disciplina de Química com uma turma do Ensino Médio de uma escola pública na região metropolitana de Curitiba-PR. A proposta didática de uma abordagem temática CTS foi construída a partir de uma série de parâmetros de ACT articulados com a temática da Qualidade do Ar Interior (QAI) e com os conteúdos disciplinares relativos ao Estudo dos Gases e a Cinética Química. Neste artigo, discutimos os pressupostos teóricos que amparam a referida proposta, descrevemos a sequência das aulas e explicitamos os parâmetros utilizados para sua construção e desenvolvimento. Consideramos que a proposta permite uma efetiva implementação de abordagens CTS a partir da temática analisada. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2015 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1823 |
_version_ |
1805292029814505472 |
score |
10,819481 |