Uma proposta didática com abordagem CTS para o estudo dos gases e cinética química utilizando a temática da qualidade do ar interior

As propostas de abordagens que contemplam as interações ciênciatecnologia-sociedade (CTS) têm se mostrado como alternativa para um Ensino de Ciências que promova a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) dos estudantes. Nessa perspectiva, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa de natureza inter...

ver descrição completa

Principais autores: Oliveira, Silvaney de, Guimarães, Orliney Maciel, Lorenzetti, Leonir
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1823
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-1823
recordtype ojs
spelling peri-article-18232016-01-19T10:31:49Z Uma proposta didática com abordagem CTS para o estudo dos gases e cinética química utilizando a temática da qualidade do ar interior Oliveira, Silvaney de Guimarães, Orliney Maciel Lorenzetti, Leonir As propostas de abordagens que contemplam as interações ciênciatecnologia-sociedade (CTS) têm se mostrado como alternativa para um Ensino de Ciências que promova a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) dos estudantes. Nessa perspectiva, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa de natureza interpretativa através de uma intervenção pedagógica na disciplina de Química com uma turma do Ensino Médio de uma escola pública na região metropolitana de Curitiba-PR. A proposta didática de uma abordagem temática CTS foi construída a partir de uma série de parâmetros de ACT articulados com a temática da Qualidade do Ar Interior (QAI) e com os conteúdos disciplinares relativos ao Estudo dos Gases e a Cinética Química. Neste artigo, discutimos os pressupostos teóricos que amparam a referida proposta, descrevemos a sequência das aulas e explicitamos os parâmetros utilizados para sua construção e desenvolvimento. Consideramos que a proposta permite uma efetiva implementação de abordagens CTS a partir da temática analisada. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015-12-29 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1823 10.3895/rbect.v8n4.1823 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 4 (2015) 1982-873X 10.3895/rbect.v8n4 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1823/2520 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Oliveira, Silvaney de
Guimarães, Orliney Maciel
Lorenzetti, Leonir
spellingShingle Oliveira, Silvaney de
Guimarães, Orliney Maciel
Lorenzetti, Leonir
Uma proposta didática com abordagem CTS para o estudo dos gases e cinética química utilizando a temática da qualidade do ar interior
author_sort Oliveira, Silvaney de
title Uma proposta didática com abordagem CTS para o estudo dos gases e cinética química utilizando a temática da qualidade do ar interior
title_short Uma proposta didática com abordagem CTS para o estudo dos gases e cinética química utilizando a temática da qualidade do ar interior
title_full Uma proposta didática com abordagem CTS para o estudo dos gases e cinética química utilizando a temática da qualidade do ar interior
title_fullStr Uma proposta didática com abordagem CTS para o estudo dos gases e cinética química utilizando a temática da qualidade do ar interior
title_full_unstemmed Uma proposta didática com abordagem CTS para o estudo dos gases e cinética química utilizando a temática da qualidade do ar interior
title_sort uma proposta didática com abordagem cts para o estudo dos gases e cinética química utilizando a temática da qualidade do ar interior
description As propostas de abordagens que contemplam as interações ciênciatecnologia-sociedade (CTS) têm se mostrado como alternativa para um Ensino de Ciências que promova a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) dos estudantes. Nessa perspectiva, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa de natureza interpretativa através de uma intervenção pedagógica na disciplina de Química com uma turma do Ensino Médio de uma escola pública na região metropolitana de Curitiba-PR. A proposta didática de uma abordagem temática CTS foi construída a partir de uma série de parâmetros de ACT articulados com a temática da Qualidade do Ar Interior (QAI) e com os conteúdos disciplinares relativos ao Estudo dos Gases e a Cinética Química. Neste artigo, discutimos os pressupostos teóricos que amparam a referida proposta, descrevemos a sequência das aulas e explicitamos os parâmetros utilizados para sua construção e desenvolvimento. Consideramos que a proposta permite uma efetiva implementação de abordagens CTS a partir da temática analisada.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2015
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1823
_version_ 1805292029814505472
score 10,819481