O uso de sinais provisórios na Libras no contexto do ensino superior na área de saúde.

A presença dos surdos no ensino superior na área da saúde começa a se tornar mais significativa somente a partir do Decreto n.º 5.626/2005, que estabeleceu o direito ao intérprete-tradutor (TILS) de Libras, sem ônus para esse alunado. Desta forma, como só os surdos podem criar sinais, e por entrarem...

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Principais autores: Maestri, Rita de Cássia, Andreis-Witkoski, Silvia, Ernsen, Bruno Pierin, Ruiz, Luciana Dantas
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2024
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/18388
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spelling peri-article-183882024-07-12T19:38:32Z O uso de sinais provisórios na Libras no contexto do ensino superior na área de saúde. Maestri, Rita de Cássia Andreis-Witkoski, Silvia Ernsen, Bruno Pierin Ruiz, Luciana Dantas EDUCAÇÃO; ENSINO SUPERIOR Libras; Sinais provisórios; Surdos; Ensino superior A presença dos surdos no ensino superior na área da saúde começa a se tornar mais significativa somente a partir do Decreto n.º 5.626/2005, que estabeleceu o direito ao intérprete-tradutor (TILS) de Libras, sem ônus para esse alunado. Desta forma, como só os surdos podem criar sinais, e por entrarem tardiamente nos cursos do ensino superior, há poucos sinais nessa área. Assim, a principal estratégia utilizada para suprir um sinal na hora da interpretação, segundo os dados da presente pesquisa, é a soletração manual da palavra correspondente, na maioria das vezes acompanhada da sinalização de seu conceito. Outra prática recorrente depois da soletração é a criação de um sinal provisório para a palavra em questão. Debruçar-se sobre o uso dessas estratégias, em especial da criação desses sinais provisórios, apresentar implicações para a qualidade de interpretação e, por conseguinte, para a aprendizagem desse alunado constitui-se o objetivo fulcral do presente artigo. Para tal optou-se por uma pesquisa quantitativa, utilizando-se como instrumento um questionário bilíngue (Libras/Português), que foi respondido por 48 surdos em formação ou já formados em cursos da área da saúde. Os resultados apontaram para o fato de que a ausência de sinais prejudica o processo de interpretação e que, diante dessa situação, a criação de sinais provisórios é bastante recorrente. Sobre como se dá a criação desses sinais, observou-se o uso preferencial da lógica visual para expressar seu significado, sendo que alguns deles, posteriormente, deixaram de ser provisórios ao serem validados pela comunidade surda. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2024-07-12 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/18388 10.3895/rtr.v9n0.18388 Revista Transmutare; v. 9 (2024): Publicação contínua 2525-6475 10.3895/rtr.v9n0 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/18388/10238 Direitos autorais 2024 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
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