Competências em Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental

No âmbito deste estudo, que tem natureza qualitativa, buscamos identificar o que se revela a partir das competências manifestas pelos alunos no desenvolvimento de atividades de modelagem matemática. Para tanto, apresentamos duas atividades de modelagem matemática realizadas por alunos do 3º ano do E...

ver descrição completa

Principais autores: Silva, Lilian Gislaine Pereira da, Veronez, Michele Regiane Dias
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2024
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18436
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-18436
recordtype ojs
spelling peri-article-184362024-08-26T22:18:29Z Competências em Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental Silva, Lilian Gislaine Pereira da Veronez, Michele Regiane Dias Área de Ensino Competências;Modelagem Matemática; Anos Iniciais; Ensino Fundamental. No âmbito deste estudo, que tem natureza qualitativa, buscamos identificar o que se revela a partir das competências manifestas pelos alunos no desenvolvimento de atividades de modelagem matemática. Para tanto, apresentamos duas atividades de modelagem matemática realizadas por alunos do 3º ano do Ensino Fundamental e as analisamos à luz de teorias que abordam as competências no âmbito da modelagem matemática. Os resultados revelam que a manifestação de competências por parte dos alunos é algo que vai se alinhavando ao longo do desenvolvimento da atividade de modelagem matemática e indicando que a variedade de competências observadas nos diálogos das crianças considera aplicação de conhecimentos prévios na resolução de problemas reais, capacidade de argumentação e interpretação crítica. Salientamos, nesse sentido, que atividades de modelagem matemática ao integrar experiências extraescolares e conceitos matemáticos fomentam que os alunos desenvolvem uma variedade de competências e que a manifestação dessas competências vem imbricadas de fazeres e pensar dos alunos. Ademais, enfatizamos a relevância do papel do professor na mediação dessas atividades. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2024-08-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18436 10.3895/etr.v8n2.18436 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 8, n. 2 (2024): Pesquisas em Modelagem Matemática na Educação Matemática: Implicações para a sala de aula; 61-81 2594-3901 10.3895/etr.v8n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18436/10261 http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/downloadSuppFile/18436/3587 Direitos autorais 2024 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Silva, Lilian Gislaine Pereira da
Veronez, Michele Regiane Dias
spellingShingle Silva, Lilian Gislaine Pereira da
Veronez, Michele Regiane Dias
Competências em Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
author_sort Silva, Lilian Gislaine Pereira da
title Competências em Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_short Competências em Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_full Competências em Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_fullStr Competências em Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Competências em Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_sort competências em modelagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
description No âmbito deste estudo, que tem natureza qualitativa, buscamos identificar o que se revela a partir das competências manifestas pelos alunos no desenvolvimento de atividades de modelagem matemática. Para tanto, apresentamos duas atividades de modelagem matemática realizadas por alunos do 3º ano do Ensino Fundamental e as analisamos à luz de teorias que abordam as competências no âmbito da modelagem matemática. Os resultados revelam que a manifestação de competências por parte dos alunos é algo que vai se alinhavando ao longo do desenvolvimento da atividade de modelagem matemática e indicando que a variedade de competências observadas nos diálogos das crianças considera aplicação de conhecimentos prévios na resolução de problemas reais, capacidade de argumentação e interpretação crítica. Salientamos, nesse sentido, que atividades de modelagem matemática ao integrar experiências extraescolares e conceitos matemáticos fomentam que os alunos desenvolvem uma variedade de competências e que a manifestação dessas competências vem imbricadas de fazeres e pensar dos alunos. Ademais, enfatizamos a relevância do papel do professor na mediação dessas atividades.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2024
url http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18436
_version_ 1808615589490458624
score 10,814766