Competências em Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
No âmbito deste estudo, que tem natureza qualitativa, buscamos identificar o que se revela a partir das competências manifestas pelos alunos no desenvolvimento de atividades de modelagem matemática. Para tanto, apresentamos duas atividades de modelagem matemática realizadas por alunos do 3º ano do E...
Principais autores: | Silva, Lilian Gislaine Pereira da, Veronez, Michele Regiane Dias |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2024
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18436 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-18436 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-184362024-08-26T22:18:29Z Competências em Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental Silva, Lilian Gislaine Pereira da Veronez, Michele Regiane Dias Área de Ensino Competências;Modelagem Matemática; Anos Iniciais; Ensino Fundamental. No âmbito deste estudo, que tem natureza qualitativa, buscamos identificar o que se revela a partir das competências manifestas pelos alunos no desenvolvimento de atividades de modelagem matemática. Para tanto, apresentamos duas atividades de modelagem matemática realizadas por alunos do 3º ano do Ensino Fundamental e as analisamos à luz de teorias que abordam as competências no âmbito da modelagem matemática. Os resultados revelam que a manifestação de competências por parte dos alunos é algo que vai se alinhavando ao longo do desenvolvimento da atividade de modelagem matemática e indicando que a variedade de competências observadas nos diálogos das crianças considera aplicação de conhecimentos prévios na resolução de problemas reais, capacidade de argumentação e interpretação crítica. Salientamos, nesse sentido, que atividades de modelagem matemática ao integrar experiências extraescolares e conceitos matemáticos fomentam que os alunos desenvolvem uma variedade de competências e que a manifestação dessas competências vem imbricadas de fazeres e pensar dos alunos. Ademais, enfatizamos a relevância do papel do professor na mediação dessas atividades. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2024-08-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18436 10.3895/etr.v8n2.18436 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 8, n. 2 (2024): Pesquisas em Modelagem Matemática na Educação Matemática: Implicações para a sala de aula; 61-81 2594-3901 10.3895/etr.v8n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18436/10261 http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/downloadSuppFile/18436/3587 Direitos autorais 2024 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Silva, Lilian Gislaine Pereira da Veronez, Michele Regiane Dias |
spellingShingle |
Silva, Lilian Gislaine Pereira da Veronez, Michele Regiane Dias Competências em Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental |
author_sort |
Silva, Lilian Gislaine Pereira da |
title |
Competências em Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental |
title_short |
Competências em Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental |
title_full |
Competências em Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Competências em Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Competências em Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental |
title_sort |
competências em modelagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental |
description |
No âmbito deste estudo, que tem natureza qualitativa, buscamos identificar o que se revela a partir das competências manifestas pelos alunos no desenvolvimento de atividades de modelagem matemática. Para tanto, apresentamos duas atividades de modelagem matemática realizadas por alunos do 3º ano do Ensino Fundamental e as analisamos à luz de teorias que abordam as competências no âmbito da modelagem matemática. Os resultados revelam que a manifestação de competências por parte dos alunos é algo que vai se alinhavando ao longo do desenvolvimento da atividade de modelagem matemática e indicando que a variedade de competências observadas nos diálogos das crianças considera aplicação de conhecimentos prévios na resolução de problemas reais, capacidade de argumentação e interpretação crítica. Salientamos, nesse sentido, que atividades de modelagem matemática ao integrar experiências extraescolares e conceitos matemáticos fomentam que os alunos desenvolvem uma variedade de competências e que a manifestação dessas competências vem imbricadas de fazeres e pensar dos alunos. Ademais, enfatizamos a relevância do papel do professor na mediação dessas atividades. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2024 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18436 |
_version_ |
1808615589490458624 |
score |
10,814766 |