Suporte em atividades de modelagem matemática: olhar sobre um plano de resolução
O artigo tem como objetivo discutir implicações do uso de um plano de resolução para as ações dos estudantes em atividades de modelagem matemática. A base teórica dirige-se à investigação das demandas cognitivas reconhecidas na literatura relativamente à inclusão de atividades de modelagem nas aulas...
Principais autores: | Almeida, Lourdes Maria Werle de, Kowalek, Rosangela Maria, Souza, Flavio Lima de |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2024
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18447 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
O artigo tem como objetivo discutir implicações do uso de um plano de resolução para as ações dos estudantes em atividades de modelagem matemática. A base teórica dirige-se à investigação das demandas cognitivas reconhecidas na literatura relativamente à inclusão de atividades de modelagem nas aulas. Particularmente, considera-se propostas sugerindo que oferecer algum suporte aos estudantes é uma estratégia com boas repercussões sobre a sua performance em atividades de modelagem, caracterizando neste âmbito suportes que atuam como andaimes para os estudantes. De modo particular, o andaime a que o artigo se dedica é reconhecido como plano de resolução o qual sugere procedimentos concernentes à organização, elaboração, resolução e explicação de resultados em atividades de modelagem matemática. Uma pesquisa empírica com estudantes de um curso Técnico em Alimentos integrado ao Ensino Médio é realizada. A análise, alinhada com uma pesquisa qualitativa e interpretativa, permite concluir que decorrem do uso do plano quatro implicações para as ações dos estudantes: proporciona meios de lidar com um problema aberto; promove análise de respostas parciais durante a resolução, dá suporte à formalização da linguagem matemática e orienta um processo de generalização. |
---|