O mito do gênio científico no Ensino de Ciências: O caso dos estudos neuroanatômicos do cérebro de Einstein
É de relativo consenso entre especialistas que os papeis do ensino de ciências e da divulgação científica são de fundamental importância para o exercício da cidadania, uma vez que permitem o acesso (em algum nível) ao conhecimento científico por parte do público não-especializado. Contudo, sabe-se q...
Principais autores: | Gavioli, Igor, Silva, Vinícius Carvalho da |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2024
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Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18882 |
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Resumo: |
É de relativo consenso entre especialistas que os papeis do ensino de ciências e da divulgação científica são de fundamental importância para o exercício da cidadania, uma vez que permitem o acesso (em algum nível) ao conhecimento científico por parte do público não-especializado. Contudo, sabe-se que a imagem de ciência e cientista recebida por este mesmo público é (por muitas vezes) distorcida e romantizada, papel materializado pela figura do “gênio científico”, comumente reforçado por livros, revistas e produtos de mídia. Sabe-se ainda que um dos maiores exemplos do fenômeno de disseminação do mito do gênio científico é o caso Einstein, que 30 anos após seu falecimento (1955) teve seu cérebro dissecado e submetido a estudos a partir de 1985. O presente trabalho busca reunir os resultados destes estudos e discutir a natureza do gênio científico a partir destes estudos neuroanatômicos. |
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