Importância da Aplicação de Atividades Lúdicas no Ensino de Ciências para Crianças
O presente trabalho relata a aplicação de uma oficina pedagógica, realizada na Unidade Escolar Rosa Teixeira de Castro, localizada na cidade de São Raimundo Nonato - PI. O público-alvo era composto de alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I. O objetivo da oficina foi despertar o interesse dos aluno...
Principais autores: | Silva, Ana Carolina Rosa da, Santos, Ludmylla Ribeiro dos, Silva, Fabiana Mota da, Costa, Elieide Livia Ribeiro da, Lacerda, Paloma Lopes de, Cleophas, Maria das Graças |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2015
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1889 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-1889 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-18892015-11-18T13:39:09Z Importância da Aplicação de Atividades Lúdicas no Ensino de Ciências para Crianças Silva, Ana Carolina Rosa da Santos, Ludmylla Ribeiro dos Silva, Fabiana Mota da Costa, Elieide Livia Ribeiro da Lacerda, Paloma Lopes de Cleophas, Maria das Graças O presente trabalho relata a aplicação de uma oficina pedagógica, realizada na Unidade Escolar Rosa Teixeira de Castro, localizada na cidade de São Raimundo Nonato - PI. O público-alvo era composto de alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I. O objetivo da oficina foi despertar o interesse dos alunos e professores para questões que rodeiam a temática ambiental. Com a execução da oficina, foi possível demonstrar como materiais simples, utilizados no dia a dia, podem, com criatividade, transformar-se em brinquedos e jogos, ganhando assim uma nova forma e uma nova simbologia. A produção e utilização das ferramentas pedagógicas, obtidas por meio da manipulação dos materiais recicláveis, estimularam a curiosidade dos alunos sobre os conteúdos didáticos utilizados na proposta lúdica, o que contribuiu com o fortalecimento das interações sociais dentro da sala de aula, além de terem sido observado indícios da apropriação sobre “um pensar e agir ecológico” pelos alunos. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015-08-19 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1889 10.3895/rbect.v8n3.1889 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 3 (2015) 1982-873X 10.3895/rbect.v8n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1889/2183 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Silva, Ana Carolina Rosa da Santos, Ludmylla Ribeiro dos Silva, Fabiana Mota da Costa, Elieide Livia Ribeiro da Lacerda, Paloma Lopes de Cleophas, Maria das Graças |
spellingShingle |
Silva, Ana Carolina Rosa da Santos, Ludmylla Ribeiro dos Silva, Fabiana Mota da Costa, Elieide Livia Ribeiro da Lacerda, Paloma Lopes de Cleophas, Maria das Graças Importância da Aplicação de Atividades Lúdicas no Ensino de Ciências para Crianças |
author_sort |
Silva, Ana Carolina Rosa da |
title |
Importância da Aplicação de Atividades Lúdicas no Ensino de Ciências para Crianças |
title_short |
Importância da Aplicação de Atividades Lúdicas no Ensino de Ciências para Crianças |
title_full |
Importância da Aplicação de Atividades Lúdicas no Ensino de Ciências para Crianças |
title_fullStr |
Importância da Aplicação de Atividades Lúdicas no Ensino de Ciências para Crianças |
title_full_unstemmed |
Importância da Aplicação de Atividades Lúdicas no Ensino de Ciências para Crianças |
title_sort |
importância da aplicação de atividades lúdicas no ensino de ciências para crianças |
description |
O presente trabalho relata a aplicação de uma oficina pedagógica, realizada na Unidade Escolar Rosa Teixeira de Castro, localizada na cidade de São Raimundo Nonato - PI. O público-alvo era composto de alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I. O objetivo da oficina foi despertar o interesse dos alunos e professores para questões que rodeiam a temática ambiental. Com a execução da oficina, foi possível demonstrar como materiais simples, utilizados no dia a dia, podem, com criatividade, transformar-se em brinquedos e jogos, ganhando assim uma nova forma e uma nova simbologia. A produção e utilização das ferramentas pedagógicas, obtidas por meio da manipulação dos materiais recicláveis, estimularam a curiosidade dos alunos sobre os conteúdos didáticos utilizados na proposta lúdica, o que contribuiu com o fortalecimento das interações sociais dentro da sala de aula, além de terem sido observado indícios da apropriação sobre “um pensar e agir ecológico” pelos alunos. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2015 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1889 |
_version_ |
1805292101027495936 |
score |
10,814766 |