Importância da Aplicação de Atividades Lúdicas no Ensino de Ciências para Crianças

O presente trabalho relata a aplicação de uma oficina pedagógica, realizada na Unidade Escolar Rosa Teixeira de Castro, localizada na cidade de São Raimundo Nonato - PI. O público-alvo era composto de alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I. O objetivo da oficina foi despertar o interesse dos aluno...

ver descrição completa

Principais autores: Silva, Ana Carolina Rosa da, Santos, Ludmylla Ribeiro dos, Silva, Fabiana Mota da, Costa, Elieide Livia Ribeiro da, Lacerda, Paloma Lopes de, Cleophas, Maria das Graças
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1889
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-1889
recordtype ojs
spelling peri-article-18892015-11-18T13:39:09Z Importância da Aplicação de Atividades Lúdicas no Ensino de Ciências para Crianças Silva, Ana Carolina Rosa da Santos, Ludmylla Ribeiro dos Silva, Fabiana Mota da Costa, Elieide Livia Ribeiro da Lacerda, Paloma Lopes de Cleophas, Maria das Graças O presente trabalho relata a aplicação de uma oficina pedagógica, realizada na Unidade Escolar Rosa Teixeira de Castro, localizada na cidade de São Raimundo Nonato - PI. O público-alvo era composto de alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I. O objetivo da oficina foi despertar o interesse dos alunos e professores para questões que rodeiam a temática ambiental. Com a execução da oficina, foi possível demonstrar como materiais simples, utilizados no dia a dia, podem, com criatividade, transformar-se em brinquedos e jogos, ganhando assim uma nova forma e uma nova simbologia. A produção e utilização das ferramentas pedagógicas, obtidas por meio da manipulação dos materiais recicláveis, estimularam a curiosidade dos alunos sobre os conteúdos didáticos utilizados na proposta lúdica, o que contribuiu com o fortalecimento das interações sociais dentro da sala de aula, além de terem sido observado indícios da apropriação sobre “um pensar e agir ecológico” pelos alunos. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015-08-19 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1889 10.3895/rbect.v8n3.1889 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 3 (2015) 1982-873X 10.3895/rbect.v8n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1889/2183 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Silva, Ana Carolina Rosa da
Santos, Ludmylla Ribeiro dos
Silva, Fabiana Mota da
Costa, Elieide Livia Ribeiro da
Lacerda, Paloma Lopes de
Cleophas, Maria das Graças
spellingShingle Silva, Ana Carolina Rosa da
Santos, Ludmylla Ribeiro dos
Silva, Fabiana Mota da
Costa, Elieide Livia Ribeiro da
Lacerda, Paloma Lopes de
Cleophas, Maria das Graças
Importância da Aplicação de Atividades Lúdicas no Ensino de Ciências para Crianças
author_sort Silva, Ana Carolina Rosa da
title Importância da Aplicação de Atividades Lúdicas no Ensino de Ciências para Crianças
title_short Importância da Aplicação de Atividades Lúdicas no Ensino de Ciências para Crianças
title_full Importância da Aplicação de Atividades Lúdicas no Ensino de Ciências para Crianças
title_fullStr Importância da Aplicação de Atividades Lúdicas no Ensino de Ciências para Crianças
title_full_unstemmed Importância da Aplicação de Atividades Lúdicas no Ensino de Ciências para Crianças
title_sort importância da aplicação de atividades lúdicas no ensino de ciências para crianças
description O presente trabalho relata a aplicação de uma oficina pedagógica, realizada na Unidade Escolar Rosa Teixeira de Castro, localizada na cidade de São Raimundo Nonato - PI. O público-alvo era composto de alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I. O objetivo da oficina foi despertar o interesse dos alunos e professores para questões que rodeiam a temática ambiental. Com a execução da oficina, foi possível demonstrar como materiais simples, utilizados no dia a dia, podem, com criatividade, transformar-se em brinquedos e jogos, ganhando assim uma nova forma e uma nova simbologia. A produção e utilização das ferramentas pedagógicas, obtidas por meio da manipulação dos materiais recicláveis, estimularam a curiosidade dos alunos sobre os conteúdos didáticos utilizados na proposta lúdica, o que contribuiu com o fortalecimento das interações sociais dentro da sala de aula, além de terem sido observado indícios da apropriação sobre “um pensar e agir ecológico” pelos alunos.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2015
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1889
_version_ 1805292101027495936
score 10,814766