O ensino de Evolução Biológica por meio de sequências didáticas: uma revisão sistemática de literatura

A biologia evolutiva é considerada como o eixo norteador e transversal que percorre todo o ensino das Ciências Biológicas. Dentre os conteúdos lecionados em Biologia, a Evolução biológica é um dos que mais apresenta dificuldades relativas ao seu ensino, pois conceitos religiosos, a simplificação dos...

ver descrição completa

Principais autores: Dall'Acqua, Paulo Eduardo, Mano, Amanda de Mattos Pereira
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2024
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18919
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-18919
recordtype ojs
spelling peri-article-189192024-08-28T16:04:21Z O ensino de Evolução Biológica por meio de sequências didáticas: uma revisão sistemática de literatura Dall'Acqua, Paulo Eduardo Mano, Amanda de Mattos Pereira Ensino, ensino-aprendizagem Evolução biológica; Sequência didática; Ensino de Biologia A biologia evolutiva é considerada como o eixo norteador e transversal que percorre todo o ensino das Ciências Biológicas. Dentre os conteúdos lecionados em Biologia, a Evolução biológica é um dos que mais apresenta dificuldades relativas ao seu ensino, pois conceitos religiosos, a simplificação dos conceitos científicos, distorções, falta de preparo de professores e estudantes são alguns dos observáveis deste contexto. Ciências e Biologia precisam escapar da mera transmissão de conhecimentos, como usualmente são as aulas, e o desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem como Sequências Didáticas (SD) são possíveis saídas para essa problemática. Assim, este trabalho teve como objetivo inventariar as publicações de Teses e Dissertações, com foco em SD para o ensino de Evolução Biológica. Para tanto, realizou-se uma Revisão Sistemática de Literatura, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), entre os anos de 2019 a 2023, utilizando-se os descritores “Ensino” AND “Evolução biológica” AND “Sequência Didática”, que resultou em um cômputo de 18 publicações. A produção acadêmica destes últimos cinco anos demonstra que os desafios para o ensino de Evolução biológica permanecem, mas que há um esforço para minimizá-los. Os trabalhos apresentados indicam que há saídas possíveis para tal, em diferentes espaços e públicos, com uma diversidade de referenciais teóricos. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2024-08-16 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18919 10.3895/etr.v8n1.18919 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 8, n. 1 (2024); 30-40 2594-3901 10.3895/etr.v8n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18919/10297 Direitos autorais 2024 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Dall'Acqua, Paulo Eduardo
Mano, Amanda de Mattos Pereira
spellingShingle Dall'Acqua, Paulo Eduardo
Mano, Amanda de Mattos Pereira
O ensino de Evolução Biológica por meio de sequências didáticas: uma revisão sistemática de literatura
author_sort Dall'Acqua, Paulo Eduardo
title O ensino de Evolução Biológica por meio de sequências didáticas: uma revisão sistemática de literatura
title_short O ensino de Evolução Biológica por meio de sequências didáticas: uma revisão sistemática de literatura
title_full O ensino de Evolução Biológica por meio de sequências didáticas: uma revisão sistemática de literatura
title_fullStr O ensino de Evolução Biológica por meio de sequências didáticas: uma revisão sistemática de literatura
title_full_unstemmed O ensino de Evolução Biológica por meio de sequências didáticas: uma revisão sistemática de literatura
title_sort o ensino de evolução biológica por meio de sequências didáticas: uma revisão sistemática de literatura
description A biologia evolutiva é considerada como o eixo norteador e transversal que percorre todo o ensino das Ciências Biológicas. Dentre os conteúdos lecionados em Biologia, a Evolução biológica é um dos que mais apresenta dificuldades relativas ao seu ensino, pois conceitos religiosos, a simplificação dos conceitos científicos, distorções, falta de preparo de professores e estudantes são alguns dos observáveis deste contexto. Ciências e Biologia precisam escapar da mera transmissão de conhecimentos, como usualmente são as aulas, e o desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem como Sequências Didáticas (SD) são possíveis saídas para essa problemática. Assim, este trabalho teve como objetivo inventariar as publicações de Teses e Dissertações, com foco em SD para o ensino de Evolução Biológica. Para tanto, realizou-se uma Revisão Sistemática de Literatura, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), entre os anos de 2019 a 2023, utilizando-se os descritores “Ensino” AND “Evolução biológica” AND “Sequência Didática”, que resultou em um cômputo de 18 publicações. A produção acadêmica destes últimos cinco anos demonstra que os desafios para o ensino de Evolução biológica permanecem, mas que há um esforço para minimizá-los. Os trabalhos apresentados indicam que há saídas possíveis para tal, em diferentes espaços e públicos, com uma diversidade de referenciais teóricos.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2024
url http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18919
_version_ 1808706181601951744
score 10,814766