Escrevivências de professoras em formação: um ensaio de devires
A presente pesquisa apresenta escrevivências de duas professoras de áreas distintas, as quais são descrições de experiências relatadas acerca da constituição do tornarem-se professoras ao longo do percurso. O conceito de escrevivência foi cunhado por Conceição Evaristo e trata-se de uma escrita a pa...
Principais autores: | Mizuno, Rita de Cássia Albertinazi, Oliveira, Adriana Marques de |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2024
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18928 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-18928 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-189282024-08-28T16:04:21Z Escrevivências de professoras em formação: um ensaio de devires Mizuno, Rita de Cássia Albertinazi Oliveira, Adriana Marques de Educação Escrevivência; Formação continuada; Profissionalidade. Formação de professores A presente pesquisa apresenta escrevivências de duas professoras de áreas distintas, as quais são descrições de experiências relatadas acerca da constituição do tornarem-se professoras ao longo do percurso. O conceito de escrevivência foi cunhado por Conceição Evaristo e trata-se de uma escrita a partir de sua vivência, de suas experiências, com intencionalidade em seus escritos que valorizam a historicidade e as singularidades que cada um compõe no tecido da vida. A pesquisa foi de natureza qualitativa no intento de/para compreender as vivências das professoras em seu contexto. O material empírico que foi analisado refere-se às escrevivências de duas professoras que narraram suas vivências em um espaço/tempo do fazer docente durante e após o período pandêmico da COVID-19. Foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD) como metodologia de análise. Emergiram temáticas inerentes à formação da identidade profissional, formação continuada, o uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs). A maior contribuição se mostrou que é na relação humana que tudo acontece. A tecnologia fornece o suporte, é uma ferramenta, entretanto é na humanidade, nas relações dialógicas de cada professora e estudante que a transformação – de fato – ocorre. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2024-08-28 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa qualitativa application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18928 10.3895/etr.v8n1.18928 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 8, n. 1 (2024); 41-56 2594-3901 10.3895/etr.v8n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18928/10335 Direitos autorais 2024 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Mizuno, Rita de Cássia Albertinazi Oliveira, Adriana Marques de |
spellingShingle |
Mizuno, Rita de Cássia Albertinazi Oliveira, Adriana Marques de Escrevivências de professoras em formação: um ensaio de devires |
author_sort |
Mizuno, Rita de Cássia Albertinazi |
title |
Escrevivências de professoras em formação: um ensaio de devires |
title_short |
Escrevivências de professoras em formação: um ensaio de devires |
title_full |
Escrevivências de professoras em formação: um ensaio de devires |
title_fullStr |
Escrevivências de professoras em formação: um ensaio de devires |
title_full_unstemmed |
Escrevivências de professoras em formação: um ensaio de devires |
title_sort |
escrevivências de professoras em formação: um ensaio de devires |
description |
A presente pesquisa apresenta escrevivências de duas professoras de áreas distintas, as quais são descrições de experiências relatadas acerca da constituição do tornarem-se professoras ao longo do percurso. O conceito de escrevivência foi cunhado por Conceição Evaristo e trata-se de uma escrita a partir de sua vivência, de suas experiências, com intencionalidade em seus escritos que valorizam a historicidade e as singularidades que cada um compõe no tecido da vida. A pesquisa foi de natureza qualitativa no intento de/para compreender as vivências das professoras em seu contexto. O material empírico que foi analisado refere-se às escrevivências de duas professoras que narraram suas vivências em um espaço/tempo do fazer docente durante e após o período pandêmico da COVID-19. Foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD) como metodologia de análise. Emergiram temáticas inerentes à formação da identidade profissional, formação continuada, o uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs). A maior contribuição se mostrou que é na relação humana que tudo acontece. A tecnologia fornece o suporte, é uma ferramenta, entretanto é na humanidade, nas relações dialógicas de cada professora e estudante que a transformação – de fato – ocorre. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2024 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18928 |
_version_ |
1808706182620119040 |
score |
10,814766 |