Escrevivências de professoras em formação: um ensaio de devires

A presente pesquisa apresenta escrevivências de duas professoras de áreas distintas, as quais são descrições de experiências relatadas acerca da constituição do tornarem-se professoras ao longo do percurso. O conceito de escrevivência foi cunhado por Conceição Evaristo e trata-se de uma escrita a pa...

ver descrição completa

Principais autores: Mizuno, Rita de Cássia Albertinazi, Oliveira, Adriana Marques de
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2024
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18928
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-18928
recordtype ojs
spelling peri-article-189282024-08-28T16:04:21Z Escrevivências de professoras em formação: um ensaio de devires Mizuno, Rita de Cássia Albertinazi Oliveira, Adriana Marques de Educação Escrevivência; Formação continuada; Profissionalidade. Formação de professores A presente pesquisa apresenta escrevivências de duas professoras de áreas distintas, as quais são descrições de experiências relatadas acerca da constituição do tornarem-se professoras ao longo do percurso. O conceito de escrevivência foi cunhado por Conceição Evaristo e trata-se de uma escrita a partir de sua vivência, de suas experiências, com intencionalidade em seus escritos que valorizam a historicidade e as singularidades que cada um compõe no tecido da vida. A pesquisa foi de natureza qualitativa no intento de/para compreender as vivências das professoras em seu contexto. O material empírico que foi analisado refere-se às escrevivências de duas professoras que narraram suas vivências em um espaço/tempo do fazer docente durante e após o período pandêmico da COVID-19. Foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD) como metodologia de análise. Emergiram temáticas inerentes à formação da identidade profissional, formação continuada, o uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs). A maior contribuição se mostrou que é na relação humana que tudo acontece. A tecnologia fornece o suporte, é uma ferramenta, entretanto é na humanidade, nas relações dialógicas de cada professora e estudante que a transformação – de fato – ocorre. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2024-08-28 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa qualitativa application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18928 10.3895/etr.v8n1.18928 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 8, n. 1 (2024); 41-56 2594-3901 10.3895/etr.v8n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18928/10335 Direitos autorais 2024 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Mizuno, Rita de Cássia Albertinazi
Oliveira, Adriana Marques de
spellingShingle Mizuno, Rita de Cássia Albertinazi
Oliveira, Adriana Marques de
Escrevivências de professoras em formação: um ensaio de devires
author_sort Mizuno, Rita de Cássia Albertinazi
title Escrevivências de professoras em formação: um ensaio de devires
title_short Escrevivências de professoras em formação: um ensaio de devires
title_full Escrevivências de professoras em formação: um ensaio de devires
title_fullStr Escrevivências de professoras em formação: um ensaio de devires
title_full_unstemmed Escrevivências de professoras em formação: um ensaio de devires
title_sort escrevivências de professoras em formação: um ensaio de devires
description A presente pesquisa apresenta escrevivências de duas professoras de áreas distintas, as quais são descrições de experiências relatadas acerca da constituição do tornarem-se professoras ao longo do percurso. O conceito de escrevivência foi cunhado por Conceição Evaristo e trata-se de uma escrita a partir de sua vivência, de suas experiências, com intencionalidade em seus escritos que valorizam a historicidade e as singularidades que cada um compõe no tecido da vida. A pesquisa foi de natureza qualitativa no intento de/para compreender as vivências das professoras em seu contexto. O material empírico que foi analisado refere-se às escrevivências de duas professoras que narraram suas vivências em um espaço/tempo do fazer docente durante e após o período pandêmico da COVID-19. Foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD) como metodologia de análise. Emergiram temáticas inerentes à formação da identidade profissional, formação continuada, o uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs). A maior contribuição se mostrou que é na relação humana que tudo acontece. A tecnologia fornece o suporte, é uma ferramenta, entretanto é na humanidade, nas relações dialógicas de cada professora e estudante que a transformação – de fato – ocorre.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2024
url http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18928
_version_ 1808706182620119040
score 10,814766