Modelagem Matemática nos anos iniciais da Educação Básica: uma discussão necessária
Este trabalho descreve aspectos favorecidos pela Modelagem Matemática enquanto Metodologia de Ensino, principalmente na Educação Básica, quando trabalhada na concepção de Educação Matemática que, por sua vez, envolve as Ciências Humanas. Busca, também, explicitar algumas das contribuições da Modelag...
Principais autores: | Burak, Dionísio, Martins, Márcio André |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2015
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1925 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-1925 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-19252015-05-14T19:32:06Z Modelagem Matemática nos anos iniciais da Educação Básica: uma discussão necessária Burak, Dionísio Martins, Márcio André Este trabalho descreve aspectos favorecidos pela Modelagem Matemática enquanto Metodologia de Ensino, principalmente na Educação Básica, quando trabalhada na concepção de Educação Matemática que, por sua vez, envolve as Ciências Humanas. Busca, também, explicitar algumas das contribuições da Modelagem Matemática nos anos iniciais da Educação Básica. A fundamentação teórica assenta-se na Educação Matemática e no paradigma pós-moderno, a partir de alguns estudos realizados por pesquisadores da área, com vistas a uma prática educativa que envolva a Modelagem Matemática. Sugere algumas etapas para o encaminhamento de atividades com base em duas premissas norteadoras: a escolha do tema e a coleta dos dados, ambas caracterizadas pelo interesse do grupo ou grupos de estudantes. Discute a construção de Modelos no nível do Ensino Fundamental, apresenta um exemplo de problema e desenvolve a construção e discussão de um modelo matemático em sala de aula em duas situações, com os estudantes e com os professores. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015-04-24 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1925 10.3895/rbect.v8n1.1925 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 1 (2015) 1982-873X 10.3895/rbect.v8n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1925/1982 http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/1925/272 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Burak, Dionísio Martins, Márcio André |
spellingShingle |
Burak, Dionísio Martins, Márcio André Modelagem Matemática nos anos iniciais da Educação Básica: uma discussão necessária |
author_sort |
Burak, Dionísio |
title |
Modelagem Matemática nos anos iniciais da Educação Básica: uma discussão necessária |
title_short |
Modelagem Matemática nos anos iniciais da Educação Básica: uma discussão necessária |
title_full |
Modelagem Matemática nos anos iniciais da Educação Básica: uma discussão necessária |
title_fullStr |
Modelagem Matemática nos anos iniciais da Educação Básica: uma discussão necessária |
title_full_unstemmed |
Modelagem Matemática nos anos iniciais da Educação Básica: uma discussão necessária |
title_sort |
modelagem matemática nos anos iniciais da educação básica: uma discussão necessária |
description |
Este trabalho descreve aspectos favorecidos pela Modelagem Matemática enquanto Metodologia de Ensino, principalmente na Educação Básica, quando trabalhada na concepção de Educação Matemática que, por sua vez, envolve as Ciências Humanas. Busca, também, explicitar algumas das contribuições da Modelagem Matemática nos anos iniciais da Educação Básica. A fundamentação teórica assenta-se na Educação Matemática e no paradigma pós-moderno, a partir de alguns estudos realizados por pesquisadores da área, com vistas a uma prática educativa que envolva a Modelagem Matemática. Sugere algumas etapas para o encaminhamento de atividades com base em duas premissas norteadoras: a escolha do tema e a coleta dos dados, ambas caracterizadas pelo interesse do grupo ou grupos de estudantes. Discute a construção de Modelos no nível do Ensino Fundamental, apresenta um exemplo de problema e desenvolve a construção e discussão de um modelo matemático em sala de aula em duas situações, com os estudantes e com os professores. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2015 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1925 |
_version_ |
1805291799770562560 |
score |
10,814766 |