Modelagem Matemática nos anos iniciais da Educação Básica: uma discussão necessária

Este trabalho descreve aspectos favorecidos pela Modelagem Matemática enquanto Metodologia de Ensino, principalmente na Educação Básica, quando trabalhada na concepção de Educação Matemática que, por sua vez, envolve as Ciências Humanas. Busca, também, explicitar algumas das contribuições da Modelag...

ver descrição completa

Principais autores: Burak, Dionísio, Martins, Márcio André
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1925
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-1925
recordtype ojs
spelling peri-article-19252015-05-14T19:32:06Z Modelagem Matemática nos anos iniciais da Educação Básica: uma discussão necessária Burak, Dionísio Martins, Márcio André Este trabalho descreve aspectos favorecidos pela Modelagem Matemática enquanto Metodologia de Ensino, principalmente na Educação Básica, quando trabalhada na concepção de Educação Matemática que, por sua vez, envolve as Ciências Humanas. Busca, também, explicitar algumas das contribuições da Modelagem Matemática nos anos iniciais da Educação Básica. A fundamentação teórica assenta-se na Educação Matemática e no paradigma pós-moderno, a partir de alguns estudos realizados por pesquisadores da área, com vistas a uma prática educativa que envolva a Modelagem Matemática. Sugere algumas etapas para o encaminhamento de atividades com base em duas premissas norteadoras: a escolha do tema e a coleta dos dados, ambas caracterizadas pelo interesse do grupo ou grupos de estudantes. Discute a construção de Modelos no nível do Ensino Fundamental, apresenta um exemplo de problema e desenvolve a construção e discussão de um modelo matemático em sala de aula em duas situações, com os estudantes e com os professores. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015-04-24 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1925 10.3895/rbect.v8n1.1925 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 1 (2015) 1982-873X 10.3895/rbect.v8n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1925/1982 http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/1925/272 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Burak, Dionísio
Martins, Márcio André
spellingShingle Burak, Dionísio
Martins, Márcio André
Modelagem Matemática nos anos iniciais da Educação Básica: uma discussão necessária
author_sort Burak, Dionísio
title Modelagem Matemática nos anos iniciais da Educação Básica: uma discussão necessária
title_short Modelagem Matemática nos anos iniciais da Educação Básica: uma discussão necessária
title_full Modelagem Matemática nos anos iniciais da Educação Básica: uma discussão necessária
title_fullStr Modelagem Matemática nos anos iniciais da Educação Básica: uma discussão necessária
title_full_unstemmed Modelagem Matemática nos anos iniciais da Educação Básica: uma discussão necessária
title_sort modelagem matemática nos anos iniciais da educação básica: uma discussão necessária
description Este trabalho descreve aspectos favorecidos pela Modelagem Matemática enquanto Metodologia de Ensino, principalmente na Educação Básica, quando trabalhada na concepção de Educação Matemática que, por sua vez, envolve as Ciências Humanas. Busca, também, explicitar algumas das contribuições da Modelagem Matemática nos anos iniciais da Educação Básica. A fundamentação teórica assenta-se na Educação Matemática e no paradigma pós-moderno, a partir de alguns estudos realizados por pesquisadores da área, com vistas a uma prática educativa que envolva a Modelagem Matemática. Sugere algumas etapas para o encaminhamento de atividades com base em duas premissas norteadoras: a escolha do tema e a coleta dos dados, ambas caracterizadas pelo interesse do grupo ou grupos de estudantes. Discute a construção de Modelos no nível do Ensino Fundamental, apresenta um exemplo de problema e desenvolve a construção e discussão de um modelo matemático em sala de aula em duas situações, com os estudantes e com os professores.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2015
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1925
_version_ 1805291799770562560
score 10,814766