Uma análise semiótica de atividades de modelagem matemática mediadas pela tecnologia
Neste trabalho apresentamos uma análise semiótica de atividades de modelagem matemática mediadas pelo uso da tecnologia. Levando em consideração que a modelagem é uma alternativa pedagógica na qual fazemos uma abordagem matemática para fenômenos não essencialmente matemáticos, propusemos em um mini...
Principais autores: | Silva, Karina Alessandra Pessôa da, Borssoi, Adriana Helena, Almeida, Lourdes Maria Werle de |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2015
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1928 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-1928 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-19282015-05-14T19:32:06Z Uma análise semiótica de atividades de modelagem matemática mediadas pela tecnologia Silva, Karina Alessandra Pessôa da Borssoi, Adriana Helena Almeida, Lourdes Maria Werle de Neste trabalho apresentamos uma análise semiótica de atividades de modelagem matemática mediadas pelo uso da tecnologia. Levando em consideração que a modelagem é uma alternativa pedagógica na qual fazemos uma abordagem matemática para fenômenos não essencialmente matemáticos, propusemos em um minicurso de curta duração, desenvolvido com participantes de um evento regional, duas atividades na qual o fenômeno em estudo corresponde ao percurso realizado por um objeto lançado para o alto e à frente e o realizado por um carrinho de fricção. O que podemos inferir é que os participantes (intérpretes) produziram de imediato, signos distintos para os movimentos que estão relacionados ao mesmo objeto matemático. O uso do software de videoanálise Tracker possibilitou aos participantes visualizarem a produção de dados que fizeram emergir o objeto matemático representado em cada movimento. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Capes 2015-04-24 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1928 10.3895/rbect.v8n1.1928 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 1 (2015) 1982-873X 10.3895/rbect.v8n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1928/1985 http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/1928/230 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Silva, Karina Alessandra Pessôa da Borssoi, Adriana Helena Almeida, Lourdes Maria Werle de |
spellingShingle |
Silva, Karina Alessandra Pessôa da Borssoi, Adriana Helena Almeida, Lourdes Maria Werle de Uma análise semiótica de atividades de modelagem matemática mediadas pela tecnologia |
author_sort |
Silva, Karina Alessandra Pessôa da |
title |
Uma análise semiótica de atividades de modelagem matemática mediadas pela tecnologia |
title_short |
Uma análise semiótica de atividades de modelagem matemática mediadas pela tecnologia |
title_full |
Uma análise semiótica de atividades de modelagem matemática mediadas pela tecnologia |
title_fullStr |
Uma análise semiótica de atividades de modelagem matemática mediadas pela tecnologia |
title_full_unstemmed |
Uma análise semiótica de atividades de modelagem matemática mediadas pela tecnologia |
title_sort |
uma análise semiótica de atividades de modelagem matemática mediadas pela tecnologia |
description |
Neste trabalho apresentamos uma análise semiótica de atividades de modelagem matemática mediadas pelo uso da tecnologia. Levando em consideração que a modelagem é uma alternativa pedagógica na qual fazemos uma abordagem matemática para fenômenos não essencialmente matemáticos, propusemos em um minicurso de curta duração, desenvolvido com participantes de um evento regional, duas atividades na qual o fenômeno em estudo corresponde ao percurso realizado por um objeto lançado para o alto e à frente e o realizado por um carrinho de fricção. O que podemos inferir é que os participantes (intérpretes) produziram de imediato, signos distintos para os movimentos que estão relacionados ao mesmo objeto matemático. O uso do software de videoanálise Tracker possibilitou aos participantes visualizarem a produção de dados que fizeram emergir o objeto matemático representado em cada movimento. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2015 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1928 |
_version_ |
1805292102021545984 |
score |
10,814766 |