Uma análise semiótica de atividades de modelagem matemática mediadas pela tecnologia

 Neste trabalho apresentamos uma análise semiótica de atividades de modelagem matemática mediadas pelo uso da tecnologia. Levando em consideração que a modelagem é uma alternativa pedagógica na qual fazemos uma abordagem matemática para fenômenos não essencialmente matemáticos, propusemos em um mini...

ver descrição completa

Principais autores: Silva, Karina Alessandra Pessôa da, Borssoi, Adriana Helena, Almeida, Lourdes Maria Werle de
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1928
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-1928
recordtype ojs
spelling peri-article-19282015-05-14T19:32:06Z Uma análise semiótica de atividades de modelagem matemática mediadas pela tecnologia Silva, Karina Alessandra Pessôa da Borssoi, Adriana Helena Almeida, Lourdes Maria Werle de  Neste trabalho apresentamos uma análise semiótica de atividades de modelagem matemática mediadas pelo uso da tecnologia. Levando em consideração que a modelagem é uma alternativa pedagógica na qual fazemos uma abordagem matemática para fenômenos não essencialmente matemáticos, propusemos em um minicurso de curta duração, desenvolvido com participantes de um evento regional, duas atividades na qual o fenômeno em estudo corresponde ao percurso realizado por um objeto lançado para o alto e à frente e o realizado por um carrinho de fricção. O que podemos inferir é que os participantes (intérpretes) produziram de imediato, signos distintos para os movimentos que estão relacionados ao mesmo objeto matemático. O uso do software de videoanálise Tracker possibilitou aos participantes visualizarem a produção de dados que fizeram emergir o objeto matemático representado em cada movimento. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Capes 2015-04-24 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1928 10.3895/rbect.v8n1.1928 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 1 (2015) 1982-873X 10.3895/rbect.v8n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1928/1985 http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/1928/230 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Silva, Karina Alessandra Pessôa da
Borssoi, Adriana Helena
Almeida, Lourdes Maria Werle de
spellingShingle Silva, Karina Alessandra Pessôa da
Borssoi, Adriana Helena
Almeida, Lourdes Maria Werle de
Uma análise semiótica de atividades de modelagem matemática mediadas pela tecnologia
author_sort Silva, Karina Alessandra Pessôa da
title Uma análise semiótica de atividades de modelagem matemática mediadas pela tecnologia
title_short Uma análise semiótica de atividades de modelagem matemática mediadas pela tecnologia
title_full Uma análise semiótica de atividades de modelagem matemática mediadas pela tecnologia
title_fullStr Uma análise semiótica de atividades de modelagem matemática mediadas pela tecnologia
title_full_unstemmed Uma análise semiótica de atividades de modelagem matemática mediadas pela tecnologia
title_sort uma análise semiótica de atividades de modelagem matemática mediadas pela tecnologia
description  Neste trabalho apresentamos uma análise semiótica de atividades de modelagem matemática mediadas pelo uso da tecnologia. Levando em consideração que a modelagem é uma alternativa pedagógica na qual fazemos uma abordagem matemática para fenômenos não essencialmente matemáticos, propusemos em um minicurso de curta duração, desenvolvido com participantes de um evento regional, duas atividades na qual o fenômeno em estudo corresponde ao percurso realizado por um objeto lançado para o alto e à frente e o realizado por um carrinho de fricção. O que podemos inferir é que os participantes (intérpretes) produziram de imediato, signos distintos para os movimentos que estão relacionados ao mesmo objeto matemático. O uso do software de videoanálise Tracker possibilitou aos participantes visualizarem a produção de dados que fizeram emergir o objeto matemático representado em cada movimento.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2015
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1928
_version_ 1805292102021545984
score 10,814766