Qualidade de vida de estudantes de uma universidade pública da Bahia: acompanhamento durante os dois primeiros anos de graduação
OBJETIVO: Analisar mudanças na qualidade de vida (QV) de estudantes universitários durante os dois primeiros anos do curso de graduação.MÉTODOS: Participaram do estudo universitários que ingressaram nos cursos de graduação do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da...
Principais autores: | Cruz, Eunice Santos da, Gordia, Alex Pinheiro, Quadros, Teresa Maria Bianchini de |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2014
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/article/view/1945 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-1945 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-19452016-07-03T07:36:31Z Qualidade de vida de estudantes de uma universidade pública da Bahia: acompanhamento durante os dois primeiros anos de graduação Cruz, Eunice Santos da Gordia, Alex Pinheiro Quadros, Teresa Maria Bianchini de OBJETIVO: Analisar mudanças na qualidade de vida (QV) de estudantes universitários durante os dois primeiros anos do curso de graduação.MÉTODOS: Participaram do estudo universitários que ingressaram nos cursos de graduação do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia no primeiro semestre do ano letivo de 2010. A QV foi avaliada através do questionário WHOQOL-Bref. Para análise estatística recorreu-se ao teste Qui-quadrado e teste t pareado (p<0,05).RESULTADOS: A amostra que participou de todo o período de seguimento foi composta por 92 universitários (64,1% do sexo feminino). Observou-se aumento dos escores da QV durante os dois primeiros anos do ensino superior para o domínio meio ambiente (t=5,418; p=0,001) e para a QV global (t=2,747; p=0,007), bem como, houve tendência para aumento dos valores do domínio relações sociais (t=1,919; p=0,058). Para os domínios físico e psicológico não se observaram diferenças durante o período de acompanhamento (p>0,05). Em geral, os menores valores médios foram observados para o domínio meio ambiente, tanto no início do primeiro quanto no final do segundo ano do ensino superior.CONCLUSÕES: Estes achados podem contribuir para o desenvolvimento de políticas que visem melhorar as condições de vida da população universitária. A realização de estudos futuros em diferentes regiões do Brasil é encorajada, especialmente com delineamento de coorte ou intervenção, visando aumentar o corpo de evidências sobre o assunto. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2014-12-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/article/view/1945 10.3895/S2175-08582014000300004 Revista Brasileira de Qualidade de Vida; v. 6, n. 3 (2014) 2175-0858 10.3895/S2175-085820140003 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/article/view/1945/1816 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Cruz, Eunice Santos da Gordia, Alex Pinheiro Quadros, Teresa Maria Bianchini de |
spellingShingle |
Cruz, Eunice Santos da Gordia, Alex Pinheiro Quadros, Teresa Maria Bianchini de Qualidade de vida de estudantes de uma universidade pública da Bahia: acompanhamento durante os dois primeiros anos de graduação |
author_sort |
Cruz, Eunice Santos da |
title |
Qualidade de vida de estudantes de uma universidade pública da Bahia: acompanhamento durante os dois primeiros anos de graduação |
title_short |
Qualidade de vida de estudantes de uma universidade pública da Bahia: acompanhamento durante os dois primeiros anos de graduação |
title_full |
Qualidade de vida de estudantes de uma universidade pública da Bahia: acompanhamento durante os dois primeiros anos de graduação |
title_fullStr |
Qualidade de vida de estudantes de uma universidade pública da Bahia: acompanhamento durante os dois primeiros anos de graduação |
title_full_unstemmed |
Qualidade de vida de estudantes de uma universidade pública da Bahia: acompanhamento durante os dois primeiros anos de graduação |
title_sort |
qualidade de vida de estudantes de uma universidade pública da bahia: acompanhamento durante os dois primeiros anos de graduação |
description |
OBJETIVO: Analisar mudanças na qualidade de vida (QV) de estudantes universitários durante os dois primeiros anos do curso de graduação.MÉTODOS: Participaram do estudo universitários que ingressaram nos cursos de graduação do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia no primeiro semestre do ano letivo de 2010. A QV foi avaliada através do questionário WHOQOL-Bref. Para análise estatística recorreu-se ao teste Qui-quadrado e teste t pareado (p<0,05).RESULTADOS: A amostra que participou de todo o período de seguimento foi composta por 92 universitários (64,1% do sexo feminino). Observou-se aumento dos escores da QV durante os dois primeiros anos do ensino superior para o domínio meio ambiente (t=5,418; p=0,001) e para a QV global (t=2,747; p=0,007), bem como, houve tendência para aumento dos valores do domínio relações sociais (t=1,919; p=0,058). Para os domínios físico e psicológico não se observaram diferenças durante o período de acompanhamento (p>0,05). Em geral, os menores valores médios foram observados para o domínio meio ambiente, tanto no início do primeiro quanto no final do segundo ano do ensino superior.CONCLUSÕES: Estes achados podem contribuir para o desenvolvimento de políticas que visem melhorar as condições de vida da população universitária. A realização de estudos futuros em diferentes regiões do Brasil é encorajada, especialmente com delineamento de coorte ou intervenção, visando aumentar o corpo de evidências sobre o assunto. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2014 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/article/view/1945 |
_version_ |
1805292474972766208 |
score |
10,814766 |