O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência como proposta para a reflexão das Ciências Biológicas na Educação Básica, Graduação e Pós-Graduação

O objetivo deste trabalho é discutir os conteúdos abordados no primeiro ano do Ensino Médio e temas transversais, no contexto da estrutura curricular do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciaçã...

ver descrição completa

Principais autores: Sakuragui, Cassia Monica, Nunes, Alexandre Pedro Selvatti Ferreira, Couto Junior, Dilton Ribeiro
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1973
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-1973
recordtype ojs
spelling peri-article-19732016-12-21T22:21:47Z O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência como proposta para a reflexão das Ciências Biológicas na Educação Básica, Graduação e Pós-Graduação Sakuragui, Cassia Monica Nunes, Alexandre Pedro Selvatti Ferreira Couto Junior, Dilton Ribeiro O objetivo deste trabalho é discutir os conteúdos abordados no primeiro ano do Ensino Médio e temas transversais, no contexto da estrutura curricular do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) se constitui numa proposta relevante para suscitar conjecturas sobre esta estrutura. Além disso, o texto visa refletir sobre  as contribuições da Pós-Graduação neste processo, por meio da atuação dos alunos que desenvolvem estágio de docência nos componentes curriculares do curso. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) CAPES 2016-11-16 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1973 10.3895/rbect.v9n2.1973 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 2 (2016) 1982-873X 10.3895/rbect.v9n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1973/pdf Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Sakuragui, Cassia Monica
Nunes, Alexandre Pedro Selvatti Ferreira
Couto Junior, Dilton Ribeiro
spellingShingle Sakuragui, Cassia Monica
Nunes, Alexandre Pedro Selvatti Ferreira
Couto Junior, Dilton Ribeiro
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência como proposta para a reflexão das Ciências Biológicas na Educação Básica, Graduação e Pós-Graduação
author_sort Sakuragui, Cassia Monica
title O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência como proposta para a reflexão das Ciências Biológicas na Educação Básica, Graduação e Pós-Graduação
title_short O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência como proposta para a reflexão das Ciências Biológicas na Educação Básica, Graduação e Pós-Graduação
title_full O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência como proposta para a reflexão das Ciências Biológicas na Educação Básica, Graduação e Pós-Graduação
title_fullStr O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência como proposta para a reflexão das Ciências Biológicas na Educação Básica, Graduação e Pós-Graduação
title_full_unstemmed O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência como proposta para a reflexão das Ciências Biológicas na Educação Básica, Graduação e Pós-Graduação
title_sort o programa institucional de bolsas de iniciação à docência como proposta para a reflexão das ciências biológicas na educação básica, graduação e pós-graduação
description O objetivo deste trabalho é discutir os conteúdos abordados no primeiro ano do Ensino Médio e temas transversais, no contexto da estrutura curricular do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) se constitui numa proposta relevante para suscitar conjecturas sobre esta estrutura. Além disso, o texto visa refletir sobre  as contribuições da Pós-Graduação neste processo, por meio da atuação dos alunos que desenvolvem estágio de docência nos componentes curriculares do curso.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2016
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1973
_version_ 1805291804229107712
score 10,814766