O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência como proposta para a reflexão das Ciências Biológicas na Educação Básica, Graduação e Pós-Graduação
O objetivo deste trabalho é discutir os conteúdos abordados no primeiro ano do Ensino Médio e temas transversais, no contexto da estrutura curricular do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciaçã...
Principais autores: | Sakuragui, Cassia Monica, Nunes, Alexandre Pedro Selvatti Ferreira, Couto Junior, Dilton Ribeiro |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2016
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1973 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-1973 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-19732016-12-21T22:21:47Z O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência como proposta para a reflexão das Ciências Biológicas na Educação Básica, Graduação e Pós-Graduação Sakuragui, Cassia Monica Nunes, Alexandre Pedro Selvatti Ferreira Couto Junior, Dilton Ribeiro O objetivo deste trabalho é discutir os conteúdos abordados no primeiro ano do Ensino Médio e temas transversais, no contexto da estrutura curricular do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) se constitui numa proposta relevante para suscitar conjecturas sobre esta estrutura. Além disso, o texto visa refletir sobre as contribuições da Pós-Graduação neste processo, por meio da atuação dos alunos que desenvolvem estágio de docência nos componentes curriculares do curso. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) CAPES 2016-11-16 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1973 10.3895/rbect.v9n2.1973 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 2 (2016) 1982-873X 10.3895/rbect.v9n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1973/pdf Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Sakuragui, Cassia Monica Nunes, Alexandre Pedro Selvatti Ferreira Couto Junior, Dilton Ribeiro |
spellingShingle |
Sakuragui, Cassia Monica Nunes, Alexandre Pedro Selvatti Ferreira Couto Junior, Dilton Ribeiro O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência como proposta para a reflexão das Ciências Biológicas na Educação Básica, Graduação e Pós-Graduação |
author_sort |
Sakuragui, Cassia Monica |
title |
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência como proposta para a reflexão das Ciências Biológicas na Educação Básica, Graduação e Pós-Graduação |
title_short |
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência como proposta para a reflexão das Ciências Biológicas na Educação Básica, Graduação e Pós-Graduação |
title_full |
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência como proposta para a reflexão das Ciências Biológicas na Educação Básica, Graduação e Pós-Graduação |
title_fullStr |
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência como proposta para a reflexão das Ciências Biológicas na Educação Básica, Graduação e Pós-Graduação |
title_full_unstemmed |
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência como proposta para a reflexão das Ciências Biológicas na Educação Básica, Graduação e Pós-Graduação |
title_sort |
o programa institucional de bolsas de iniciação à docência como proposta para a reflexão das ciências biológicas na educação básica, graduação e pós-graduação |
description |
O objetivo deste trabalho é discutir os conteúdos abordados no primeiro ano do Ensino Médio e temas transversais, no contexto da estrutura curricular do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) se constitui numa proposta relevante para suscitar conjecturas sobre esta estrutura. Além disso, o texto visa refletir sobre as contribuições da Pós-Graduação neste processo, por meio da atuação dos alunos que desenvolvem estágio de docência nos componentes curriculares do curso. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2016 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1973 |
_version_ |
1805291804229107712 |
score |
10,814766 |