Concepções e Práticas Avaliativas no Estágio Supervisionado de Ciências e Biologia
Este trabalho faz parte de uma reflexão proposta na disciplina de Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Ciências Biológica, de uma universidade pública do Estado do Paraná, Brasil. Esta pesquisa objetivou diagnosticar concepções e práticas avaliativas, no sentido de apontar anseios e dú...
Principais autores: | Queiroz Amaral, Anelize, Cutchma, Taís Regina, Daneluz, Débora, Miguel, Kassiana, Battisti, Lucas, Auache Filho, Alexandre Augusto |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2015
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2006 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-2006 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-20062016-01-19T10:31:49Z Concepções e Práticas Avaliativas no Estágio Supervisionado de Ciências e Biologia Queiroz Amaral, Anelize Cutchma, Taís Regina Daneluz, Débora Miguel, Kassiana Battisti, Lucas Auache Filho, Alexandre Augusto Este trabalho faz parte de uma reflexão proposta na disciplina de Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Ciências Biológica, de uma universidade pública do Estado do Paraná, Brasil. Esta pesquisa objetivou diagnosticar concepções e práticas avaliativas, no sentido de apontar anseios e dúvidas dos alunos em formação inicial. Para tanto, foi aplicado um questionário para doze acadêmicos e em seguida os dados foram submetidos a uma análise quanti-qualitativa. Os dados analisados evidenciaram que o conceito de avaliação ainda necessita de uma reflexão que ultrapasse a visão de um processo puramente classificatório e burocrático, cujo o instrumento avaliativo mais utilizado é a prova escrita. Verificou-se que, após as discussões no decorrer da disciplina de Estágio Supervisionado sobre as práticas avaliativas utilizadas, esse trabalho colaborou com uma melhor compreensão do processo avaliativo, sugerindo e instigando os futuros professores a reverem algumas concepções e práticas avaliativas em seu dia-a-dia. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015-12-29 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2006 10.3895/rbect.v8n4.2006 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 4 (2015) 1982-873X 10.3895/rbect.v8n4 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2006/2524 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Queiroz Amaral, Anelize Cutchma, Taís Regina Daneluz, Débora Miguel, Kassiana Battisti, Lucas Auache Filho, Alexandre Augusto |
spellingShingle |
Queiroz Amaral, Anelize Cutchma, Taís Regina Daneluz, Débora Miguel, Kassiana Battisti, Lucas Auache Filho, Alexandre Augusto Concepções e Práticas Avaliativas no Estágio Supervisionado de Ciências e Biologia |
author_sort |
Queiroz Amaral, Anelize |
title |
Concepções e Práticas Avaliativas no Estágio Supervisionado de Ciências e Biologia |
title_short |
Concepções e Práticas Avaliativas no Estágio Supervisionado de Ciências e Biologia |
title_full |
Concepções e Práticas Avaliativas no Estágio Supervisionado de Ciências e Biologia |
title_fullStr |
Concepções e Práticas Avaliativas no Estágio Supervisionado de Ciências e Biologia |
title_full_unstemmed |
Concepções e Práticas Avaliativas no Estágio Supervisionado de Ciências e Biologia |
title_sort |
concepções e práticas avaliativas no estágio supervisionado de ciências e biologia |
description |
Este trabalho faz parte de uma reflexão proposta na disciplina de Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Ciências Biológica, de uma universidade pública do Estado do Paraná, Brasil. Esta pesquisa objetivou diagnosticar concepções e práticas avaliativas, no sentido de apontar anseios e dúvidas dos alunos em formação inicial. Para tanto, foi aplicado um questionário para doze acadêmicos e em seguida os dados foram submetidos a uma análise quanti-qualitativa. Os dados analisados evidenciaram que o conceito de avaliação ainda necessita de uma reflexão que ultrapasse a visão de um processo puramente classificatório e burocrático, cujo o instrumento avaliativo mais utilizado é a prova escrita. Verificou-se que, após as discussões no decorrer da disciplina de Estágio Supervisionado sobre as práticas avaliativas utilizadas, esse trabalho colaborou com uma melhor compreensão do processo avaliativo, sugerindo e instigando os futuros professores a reverem algumas concepções e práticas avaliativas em seu dia-a-dia. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2015 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2006 |
_version_ |
1805291730435571712 |
score |
10,814766 |