Concepções e Práticas Avaliativas no Estágio Supervisionado de Ciências e Biologia

Este trabalho faz parte de uma reflexão proposta na disciplina de Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Ciências Biológica, de uma universidade pública do Estado do Paraná, Brasil. Esta pesquisa objetivou diagnosticar concepções e práticas avaliativas, no sentido de apontar anseios e dú...

ver descrição completa

Principais autores: Queiroz Amaral, Anelize, Cutchma, Taís Regina, Daneluz, Débora, Miguel, Kassiana, Battisti, Lucas, Auache Filho, Alexandre Augusto
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2006
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-2006
recordtype ojs
spelling peri-article-20062016-01-19T10:31:49Z Concepções e Práticas Avaliativas no Estágio Supervisionado de Ciências e Biologia Queiroz Amaral, Anelize Cutchma, Taís Regina Daneluz, Débora Miguel, Kassiana Battisti, Lucas Auache Filho, Alexandre Augusto Este trabalho faz parte de uma reflexão proposta na disciplina de Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Ciências Biológica, de uma universidade pública do Estado do Paraná, Brasil. Esta pesquisa objetivou diagnosticar concepções e práticas avaliativas, no sentido de apontar anseios e dúvidas dos alunos em formação inicial. Para tanto, foi aplicado um questionário para doze acadêmicos e em seguida os dados foram submetidos a uma análise quanti-qualitativa. Os dados analisados evidenciaram que o conceito de avaliação ainda necessita de uma reflexão que ultrapasse a visão de um processo puramente classificatório e burocrático, cujo o instrumento avaliativo mais utilizado é a prova escrita. Verificou-se que, após as discussões no decorrer da disciplina de Estágio Supervisionado  sobre as práticas avaliativas utilizadas, esse trabalho colaborou com uma melhor compreensão do processo avaliativo, sugerindo e instigando os futuros professores a reverem algumas concepções e práticas avaliativas em seu dia-a-dia. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015-12-29 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2006 10.3895/rbect.v8n4.2006 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 4 (2015) 1982-873X 10.3895/rbect.v8n4 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2006/2524 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Queiroz Amaral, Anelize
Cutchma, Taís Regina
Daneluz, Débora
Miguel, Kassiana
Battisti, Lucas
Auache Filho, Alexandre Augusto
spellingShingle Queiroz Amaral, Anelize
Cutchma, Taís Regina
Daneluz, Débora
Miguel, Kassiana
Battisti, Lucas
Auache Filho, Alexandre Augusto
Concepções e Práticas Avaliativas no Estágio Supervisionado de Ciências e Biologia
author_sort Queiroz Amaral, Anelize
title Concepções e Práticas Avaliativas no Estágio Supervisionado de Ciências e Biologia
title_short Concepções e Práticas Avaliativas no Estágio Supervisionado de Ciências e Biologia
title_full Concepções e Práticas Avaliativas no Estágio Supervisionado de Ciências e Biologia
title_fullStr Concepções e Práticas Avaliativas no Estágio Supervisionado de Ciências e Biologia
title_full_unstemmed Concepções e Práticas Avaliativas no Estágio Supervisionado de Ciências e Biologia
title_sort concepções e práticas avaliativas no estágio supervisionado de ciências e biologia
description Este trabalho faz parte de uma reflexão proposta na disciplina de Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Ciências Biológica, de uma universidade pública do Estado do Paraná, Brasil. Esta pesquisa objetivou diagnosticar concepções e práticas avaliativas, no sentido de apontar anseios e dúvidas dos alunos em formação inicial. Para tanto, foi aplicado um questionário para doze acadêmicos e em seguida os dados foram submetidos a uma análise quanti-qualitativa. Os dados analisados evidenciaram que o conceito de avaliação ainda necessita de uma reflexão que ultrapasse a visão de um processo puramente classificatório e burocrático, cujo o instrumento avaliativo mais utilizado é a prova escrita. Verificou-se que, após as discussões no decorrer da disciplina de Estágio Supervisionado  sobre as práticas avaliativas utilizadas, esse trabalho colaborou com uma melhor compreensão do processo avaliativo, sugerindo e instigando os futuros professores a reverem algumas concepções e práticas avaliativas em seu dia-a-dia.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2015
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2006
_version_ 1805291730435571712
score 10,814766