Matemática no Ensino Médio com um enfoque crítico: contribuições à formação de cidadãos
Os documentos que norteiam o Ensino Médio no Brasil, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio preconizam uma educação em que o estudante seja preparado para exercer seu papel de cidadão....
Principais autores: | Oechsler, Vanessa, Gaertner, Rosinéte |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2015
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2048 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-2048 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-20482016-01-19T10:31:49Z Matemática no Ensino Médio com um enfoque crítico: contribuições à formação de cidadãos Oechsler, Vanessa Gaertner, Rosinéte Os documentos que norteiam o Ensino Médio no Brasil, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio preconizam uma educação em que o estudante seja preparado para exercer seu papel de cidadão. Tendo em vista essa orientação, este artigo apresenta duas atividades, produto de uma dissertação de Mestrado Profissional, que abordam a Matemática, de forma a contribuir para o exercício da cidadania dos jovens. Essas propostas foram criadas a partir de uma pesquisa bibliográfica, em que foram estudados os documentos que norteiam o Ensino Médio, bem como a definição de cidadania e o movimento da Educação Matemática Crítica, que alia a ideia de cidadania com o ensino de Matemática. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015-12-29 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2048 10.3895/rbect.v8n4.2048 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 4 (2015) 1982-873X 10.3895/rbect.v8n4 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2048/2521 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Oechsler, Vanessa Gaertner, Rosinéte |
spellingShingle |
Oechsler, Vanessa Gaertner, Rosinéte Matemática no Ensino Médio com um enfoque crítico: contribuições à formação de cidadãos |
author_sort |
Oechsler, Vanessa |
title |
Matemática no Ensino Médio com um enfoque crítico: contribuições à formação de cidadãos |
title_short |
Matemática no Ensino Médio com um enfoque crítico: contribuições à formação de cidadãos |
title_full |
Matemática no Ensino Médio com um enfoque crítico: contribuições à formação de cidadãos |
title_fullStr |
Matemática no Ensino Médio com um enfoque crítico: contribuições à formação de cidadãos |
title_full_unstemmed |
Matemática no Ensino Médio com um enfoque crítico: contribuições à formação de cidadãos |
title_sort |
matemática no ensino médio com um enfoque crítico: contribuições à formação de cidadãos |
description |
Os documentos que norteiam o Ensino Médio no Brasil, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio preconizam uma educação em que o estudante seja preparado para exercer seu papel de cidadão. Tendo em vista essa orientação, este artigo apresenta duas atividades, produto de uma dissertação de Mestrado Profissional, que abordam a Matemática, de forma a contribuir para o exercício da cidadania dos jovens. Essas propostas foram criadas a partir de uma pesquisa bibliográfica, em que foram estudados os documentos que norteiam o Ensino Médio, bem como a definição de cidadania e o movimento da Educação Matemática Crítica, que alia a ideia de cidadania com o ensino de Matemática. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2015 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2048 |
_version_ |
1805291957680865280 |
score |
10,814766 |