Matemática no Ensino Médio com um enfoque crítico: contribuições à formação de cidadãos

Os documentos que norteiam o Ensino Médio no Brasil, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio preconizam uma educação em que o estudante seja preparado para exercer seu papel de cidadão....

ver descrição completa

Principais autores: Oechsler, Vanessa, Gaertner, Rosinéte
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2048
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-2048
recordtype ojs
spelling peri-article-20482016-01-19T10:31:49Z Matemática no Ensino Médio com um enfoque crítico: contribuições à formação de cidadãos Oechsler, Vanessa Gaertner, Rosinéte Os documentos que norteiam o Ensino Médio no Brasil, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio preconizam uma educação em que o estudante seja preparado para exercer seu papel de cidadão. Tendo em vista essa orientação, este artigo apresenta duas atividades, produto de uma dissertação de Mestrado Profissional, que abordam a Matemática, de forma a contribuir para o exercício da cidadania dos jovens. Essas propostas foram criadas a partir de uma pesquisa bibliográfica, em que foram estudados os documentos que norteiam o Ensino Médio, bem como a definição de cidadania e o movimento da Educação Matemática Crítica, que alia a ideia de cidadania com o ensino de Matemática. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015-12-29 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2048 10.3895/rbect.v8n4.2048 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 4 (2015) 1982-873X 10.3895/rbect.v8n4 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2048/2521 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Oechsler, Vanessa
Gaertner, Rosinéte
spellingShingle Oechsler, Vanessa
Gaertner, Rosinéte
Matemática no Ensino Médio com um enfoque crítico: contribuições à formação de cidadãos
author_sort Oechsler, Vanessa
title Matemática no Ensino Médio com um enfoque crítico: contribuições à formação de cidadãos
title_short Matemática no Ensino Médio com um enfoque crítico: contribuições à formação de cidadãos
title_full Matemática no Ensino Médio com um enfoque crítico: contribuições à formação de cidadãos
title_fullStr Matemática no Ensino Médio com um enfoque crítico: contribuições à formação de cidadãos
title_full_unstemmed Matemática no Ensino Médio com um enfoque crítico: contribuições à formação de cidadãos
title_sort matemática no ensino médio com um enfoque crítico: contribuições à formação de cidadãos
description Os documentos que norteiam o Ensino Médio no Brasil, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio preconizam uma educação em que o estudante seja preparado para exercer seu papel de cidadão. Tendo em vista essa orientação, este artigo apresenta duas atividades, produto de uma dissertação de Mestrado Profissional, que abordam a Matemática, de forma a contribuir para o exercício da cidadania dos jovens. Essas propostas foram criadas a partir de uma pesquisa bibliográfica, em que foram estudados os documentos que norteiam o Ensino Médio, bem como a definição de cidadania e o movimento da Educação Matemática Crítica, que alia a ideia de cidadania com o ensino de Matemática.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2015
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2048
_version_ 1805291957680865280
score 10,814766