Ciência, Tecnologia e Sociedade na contemporaneidade: implicações educacionais tramadas ao pós-estruturalismo
No intuito de colaborar com a investigação científica na perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), desenvolve-se a temática utilizando como referência teorias pós-estruturalistas. Assim, por meio dos conceitos de Ciência menor (DELEUZE e GUATTARI, 2012), Tecnologias do eu (FOUCAULT, 2008) e...
Principais autores: | Schnorr, Samuel Molina, Rodrigues, Carla Gonçalves |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2015
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Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2062 |
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peri-article-20622015-11-18T13:36:52Z Ciência, Tecnologia e Sociedade na contemporaneidade: implicações educacionais tramadas ao pós-estruturalismo Schnorr, Samuel Molina Rodrigues, Carla Gonçalves No intuito de colaborar com a investigação científica na perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), desenvolve-se a temática utilizando como referência teorias pós-estruturalistas. Assim, por meio dos conceitos de Ciência menor (DELEUZE e GUATTARI, 2012), Tecnologias do eu (FOUCAULT, 2008) e Sociedade disciplinar e de controle (FOUCAULT, 1987; DELEUZE, 1992) realiza-se variação no arranjo conceitual, favorecendo pensá-la de outros modos, nesta contemporaneidade. Aposta-se em um pensamento científico que desenvolva a produção de novos sentidos para a Educação, envolvendo uma prática filosófica. Nessa perspectiva, os conceitos aqui reunidos, realçam os conhecimentos agregados ao mundo, no afastamento de ideologias e preconceitos oriundos da Modernidade, pois prioriza a realidade social nos dias de hoje. Nesta pesquisa bibliográfica, a Educação CTS é atravessada pela imanência, reunindo procedimentos que decorrem do vivido, que não buscam respostas e verdades, mas problemas derivados e engendramentos com outros campos dos saberes, aproximando-se do escopo da teoria aqui desenvolvida. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015-08-19 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2062 10.3895/rbect.v8n3.2062 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 3 (2015) 1982-873X 10.3895/rbect.v8n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2062/2178 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
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Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
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No intuito de colaborar com a investigação científica na perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), desenvolve-se a temática utilizando como referência teorias pós-estruturalistas. Assim, por meio dos conceitos de Ciência menor (DELEUZE e GUATTARI, 2012), Tecnologias do eu (FOUCAULT, 2008) e Sociedade disciplinar e de controle (FOUCAULT, 1987; DELEUZE, 1992) realiza-se variação no arranjo conceitual, favorecendo pensá-la de outros modos, nesta contemporaneidade. Aposta-se em um pensamento científico que desenvolva a produção de novos sentidos para a Educação, envolvendo uma prática filosófica. Nessa perspectiva, os conceitos aqui reunidos, realçam os conhecimentos agregados ao mundo, no afastamento de ideologias e preconceitos oriundos da Modernidade, pois prioriza a realidade social nos dias de hoje. Nesta pesquisa bibliográfica, a Educação CTS é atravessada pela imanência, reunindo procedimentos que decorrem do vivido, que não buscam respostas e verdades, mas problemas derivados e engendramentos com outros campos dos saberes, aproximando-se do escopo da teoria aqui desenvolvida. |
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