Educomunicação em praticas de educação ambiental: o uso de documentários na educação básica
As discussões relacionadas às questões ambientais são recentes e é praticamente consenso que as reuniões internacionais promovidas pela UNESCO e PNUMA são marcos que passaram a atribuir significados e sentidos à Educação Ambiental (EA) em todo o mundo. Nesse contexto, a EA foi se delineando como um...
Principais autores: | Bonfadini, Karla Emanuelle Carneiro Gonçalves, Borim, Danielle Cristina Duque Estrada, Rocha, Marcelo Borges |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2016
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2098 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-2098 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-20982016-09-01T12:47:40Z Educomunicação em praticas de educação ambiental: o uso de documentários na educação básica Bonfadini, Karla Emanuelle Carneiro Gonçalves Borim, Danielle Cristina Duque Estrada Rocha, Marcelo Borges As discussões relacionadas às questões ambientais são recentes e é praticamente consenso que as reuniões internacionais promovidas pela UNESCO e PNUMA são marcos que passaram a atribuir significados e sentidos à Educação Ambiental (EA) em todo o mundo. Nesse contexto, a EA foi se delineando como um instrumento de resistência à crise ambiental e como uma ferramenta que atua em prol da Educomunicação. Assim, o presente estudo objetivou analisar o potencial didático de documentários ambientais em atividades com estudantes do Ensino Fundamental. Para isso, desenvolveram-se oficinas utilizando documentários, com aplicação de um mesmo questionário antes e depois das mesmas. A finalidade desse instrumento de coleta de dados foi ter parâmetros para examinar como se deu a ressignificação dos conteúdos abordados nos documentários por parte dos alunos. Após a análise do material coletado, observou-se que o uso de documentários ambientais, como um recurso pedagógico em oficinas de Educação Ambiental, contribuiu para motivar e sensibilizar os alunos. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq 2016-08-29 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2098 10.3895/rbect.v9n1.2098 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 1 (2016) 1982-873X 10.3895/rbect.v9n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2098/2970 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Bonfadini, Karla Emanuelle Carneiro Gonçalves Borim, Danielle Cristina Duque Estrada Rocha, Marcelo Borges |
spellingShingle |
Bonfadini, Karla Emanuelle Carneiro Gonçalves Borim, Danielle Cristina Duque Estrada Rocha, Marcelo Borges Educomunicação em praticas de educação ambiental: o uso de documentários na educação básica |
author_sort |
Bonfadini, Karla Emanuelle Carneiro Gonçalves |
title |
Educomunicação em praticas de educação ambiental: o uso de documentários na educação básica |
title_short |
Educomunicação em praticas de educação ambiental: o uso de documentários na educação básica |
title_full |
Educomunicação em praticas de educação ambiental: o uso de documentários na educação básica |
title_fullStr |
Educomunicação em praticas de educação ambiental: o uso de documentários na educação básica |
title_full_unstemmed |
Educomunicação em praticas de educação ambiental: o uso de documentários na educação básica |
title_sort |
educomunicação em praticas de educação ambiental: o uso de documentários na educação básica |
description |
As discussões relacionadas às questões ambientais são recentes e é praticamente consenso que as reuniões internacionais promovidas pela UNESCO e PNUMA são marcos que passaram a atribuir significados e sentidos à Educação Ambiental (EA) em todo o mundo. Nesse contexto, a EA foi se delineando como um instrumento de resistência à crise ambiental e como uma ferramenta que atua em prol da Educomunicação. Assim, o presente estudo objetivou analisar o potencial didático de documentários ambientais em atividades com estudantes do Ensino Fundamental. Para isso, desenvolveram-se oficinas utilizando documentários, com aplicação de um mesmo questionário antes e depois das mesmas. A finalidade desse instrumento de coleta de dados foi ter parâmetros para examinar como se deu a ressignificação dos conteúdos abordados nos documentários por parte dos alunos. Após a análise do material coletado, observou-se que o uso de documentários ambientais, como um recurso pedagógico em oficinas de Educação Ambiental, contribuiu para motivar e sensibilizar os alunos. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2016 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2098 |
_version_ |
1805291807030902784 |
score |
10,814766 |