Educomunicação em praticas de educação ambiental: o uso de documentários na educação básica

As discussões relacionadas às questões ambientais são recentes e é praticamente consenso que as reuniões internacionais promovidas pela UNESCO e PNUMA são marcos que passaram a atribuir significados e sentidos à Educação Ambiental (EA) em todo o mundo. Nesse contexto, a EA foi se delineando como um...

ver descrição completa

Principais autores: Bonfadini, Karla Emanuelle Carneiro Gonçalves, Borim, Danielle Cristina Duque Estrada, Rocha, Marcelo Borges
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2098
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-2098
recordtype ojs
spelling peri-article-20982016-09-01T12:47:40Z Educomunicação em praticas de educação ambiental: o uso de documentários na educação básica Bonfadini, Karla Emanuelle Carneiro Gonçalves Borim, Danielle Cristina Duque Estrada Rocha, Marcelo Borges As discussões relacionadas às questões ambientais são recentes e é praticamente consenso que as reuniões internacionais promovidas pela UNESCO e PNUMA são marcos que passaram a atribuir significados e sentidos à Educação Ambiental (EA) em todo o mundo. Nesse contexto, a EA foi se delineando como um instrumento de resistência à crise ambiental e como uma ferramenta que atua em prol da Educomunicação. Assim, o presente estudo objetivou analisar o potencial didático de documentários ambientais em atividades com estudantes do Ensino Fundamental. Para isso, desenvolveram-se oficinas utilizando documentários, com aplicação de um mesmo questionário antes e depois das mesmas. A finalidade desse instrumento de coleta de dados foi ter parâmetros para examinar como se deu a ressignificação dos conteúdos abordados nos documentários por parte dos alunos. Após a análise do material coletado, observou-se que o uso de documentários ambientais, como um recurso pedagógico em oficinas de Educação Ambiental, contribuiu para motivar e sensibilizar os alunos. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq 2016-08-29 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2098 10.3895/rbect.v9n1.2098 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 1 (2016) 1982-873X 10.3895/rbect.v9n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2098/2970 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Bonfadini, Karla Emanuelle Carneiro Gonçalves
Borim, Danielle Cristina Duque Estrada
Rocha, Marcelo Borges
spellingShingle Bonfadini, Karla Emanuelle Carneiro Gonçalves
Borim, Danielle Cristina Duque Estrada
Rocha, Marcelo Borges
Educomunicação em praticas de educação ambiental: o uso de documentários na educação básica
author_sort Bonfadini, Karla Emanuelle Carneiro Gonçalves
title Educomunicação em praticas de educação ambiental: o uso de documentários na educação básica
title_short Educomunicação em praticas de educação ambiental: o uso de documentários na educação básica
title_full Educomunicação em praticas de educação ambiental: o uso de documentários na educação básica
title_fullStr Educomunicação em praticas de educação ambiental: o uso de documentários na educação básica
title_full_unstemmed Educomunicação em praticas de educação ambiental: o uso de documentários na educação básica
title_sort educomunicação em praticas de educação ambiental: o uso de documentários na educação básica
description As discussões relacionadas às questões ambientais são recentes e é praticamente consenso que as reuniões internacionais promovidas pela UNESCO e PNUMA são marcos que passaram a atribuir significados e sentidos à Educação Ambiental (EA) em todo o mundo. Nesse contexto, a EA foi se delineando como um instrumento de resistência à crise ambiental e como uma ferramenta que atua em prol da Educomunicação. Assim, o presente estudo objetivou analisar o potencial didático de documentários ambientais em atividades com estudantes do Ensino Fundamental. Para isso, desenvolveram-se oficinas utilizando documentários, com aplicação de um mesmo questionário antes e depois das mesmas. A finalidade desse instrumento de coleta de dados foi ter parâmetros para examinar como se deu a ressignificação dos conteúdos abordados nos documentários por parte dos alunos. Após a análise do material coletado, observou-se que o uso de documentários ambientais, como um recurso pedagógico em oficinas de Educação Ambiental, contribuiu para motivar e sensibilizar os alunos.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2016
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2098
_version_ 1805291807030902784
score 10,814766