Pesquisa em ensino de Química experimental: mapeamento das teses e dissertações apresentadas no Brasil de 2002 a 2011

 Este trabalho apresenta mapeamento e análise de resumos publicados no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) sobre pesquisas em ensino de Química experimental no período de 2002 a 2011. O objetivo foi conhecer como os pesquisadores estão...

ver descrição completa

Principais autores: Jesus Ferreira, Heloisa Helena, Amaral, Carmem Lúcia Costa
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2112
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo:  Este trabalho apresenta mapeamento e análise de resumos publicados no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) sobre pesquisas em ensino de Química experimental no período de 2002 a 2011. O objetivo foi conhecer como os pesquisadores estão desenvolvendo esse tipo de ensino no Brasil. O corpus foi categorizado por focos temáticos com o objetivo de facilitar a análise dos conteúdos, que utilizou o referencial teórico-metodológico segundo Bardin (2007). O primeiro foco trata as concepções, os saberes e o desenvolvimento profissional do professor. O segundo foco trata o papel do aluno nos processos cognitivos e as estratégias de ensino. Como resultado, evidenciou-se um maior número de pesquisas sobre a aprendizagem dos estudantes, ancorados, principalmente, na perspectiva investigativa, que emprega estratégia de ensino que contribui para a construção de conceitos dos estudantes em relação ao conhecimento químico.