O teatro brasileiro sob pressão
As artes no Brasil tiveram dois momentos de forte censura, destacando-se o governo de Getúlio Vargas denominado Estado Novo (1937-1945) e o período iniciado a partir do golpe militar de 1964. No período da ditadura militar, a partir de 1964, o teatro sofreu grandes perseguições. Em especial dois gru...
Principais autores: | de Souza, Maurini, Maciel, Sandra Mara Pinheiro |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2014
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/2166 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-2166 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-21662015-05-19T19:00:46Z O teatro brasileiro sob pressão de Souza, Maurini Maciel, Sandra Mara Pinheiro Comunicação Censura; teatro; ditadura As artes no Brasil tiveram dois momentos de forte censura, destacando-se o governo de Getúlio Vargas denominado Estado Novo (1937-1945) e o período iniciado a partir do golpe militar de 1964. No período da ditadura militar, a partir de 1964, o teatro sofreu grandes perseguições. Em especial dois grupos, O Oficina, em torno de seu diretor José Celso Martinez Corrêa, e O Arena, em torno de Augusto Boal, que se dedicaram a criar uma dramaturgia brasileira e uma nova formação do ator. Extremamente engajados, e invocando o teórico e dramaturgo alemão Bertolt Brecht como nome tutelar, marcariam a história do teatro no país. Ambos os grupos seriam dizimados pelo AI-5, Ato Institucional que deflagrou o terror de Estado e exterminou aquilo que fora o mais importante ensaio de socialização da cultura jamais havido no país. Nesse contexto de combater os “inimigos” da nação, as atividades artísticas e intelectuais foram duramente perseguidas. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2014-02-12 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion article application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/2166 10.3895/rde.v0n1.2166 Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; n. 1 (2009) 1984-2376 10.3895/rde.v0n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/2166/2042 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
de Souza, Maurini Maciel, Sandra Mara Pinheiro |
spellingShingle |
de Souza, Maurini Maciel, Sandra Mara Pinheiro O teatro brasileiro sob pressão |
author_sort |
de Souza, Maurini |
title |
O teatro brasileiro sob pressão |
title_short |
O teatro brasileiro sob pressão |
title_full |
O teatro brasileiro sob pressão |
title_fullStr |
O teatro brasileiro sob pressão |
title_full_unstemmed |
O teatro brasileiro sob pressão |
title_sort |
o teatro brasileiro sob pressão |
description |
As artes no Brasil tiveram dois momentos de forte censura, destacando-se o governo de Getúlio Vargas denominado Estado Novo (1937-1945) e o período iniciado a partir do golpe militar de 1964. No período da ditadura militar, a partir de 1964, o teatro sofreu grandes perseguições. Em especial dois grupos, O Oficina, em torno de seu diretor José Celso Martinez Corrêa, e O Arena, em torno de Augusto Boal, que se dedicaram a criar uma dramaturgia brasileira e uma nova formação do ator. Extremamente engajados, e invocando o teórico e dramaturgo alemão Bertolt Brecht como nome tutelar, marcariam a história do teatro no país. Ambos os grupos seriam dizimados pelo AI-5, Ato Institucional que deflagrou o terror de Estado e exterminou aquilo que fora o mais importante ensaio de socialização da cultura jamais havido no país. Nesse contexto de combater os “inimigos” da nação, as atividades artísticas e intelectuais foram duramente perseguidas. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2014 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/2166 |
_version_ |
1805292714483253248 |
score |
10,814766 |