O teatro brasileiro sob pressão

As artes no Brasil tiveram dois momentos de forte censura, destacando-se o governo de Getúlio Vargas denominado Estado Novo (1937-1945) e o período iniciado a partir do golpe militar de 1964. No período da ditadura militar, a partir de 1964, o teatro sofreu grandes perseguições. Em especial dois gru...

ver descrição completa

Principais autores: de Souza, Maurini, Maciel, Sandra Mara Pinheiro
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2014
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/2166
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-2166
recordtype ojs
spelling peri-article-21662015-05-19T19:00:46Z O teatro brasileiro sob pressão de Souza, Maurini Maciel, Sandra Mara Pinheiro Comunicação Censura; teatro; ditadura As artes no Brasil tiveram dois momentos de forte censura, destacando-se o governo de Getúlio Vargas denominado Estado Novo (1937-1945) e o período iniciado a partir do golpe militar de 1964. No período da ditadura militar, a partir de 1964, o teatro sofreu grandes perseguições. Em especial dois grupos, O Oficina, em torno de seu diretor José Celso Martinez Corrêa, e O Arena, em torno de Augusto Boal, que se dedicaram a criar uma dramaturgia brasileira e uma nova formação do ator. Extremamente engajados, e invocando o teórico e dramaturgo alemão Bertolt Brecht como nome tutelar, marcariam a história do teatro no país. Ambos os grupos seriam dizimados pelo AI-5, Ato Institucional que deflagrou o terror de Estado e exterminou aquilo que fora o mais importante ensaio de socialização da cultura jamais havido no país. Nesse contexto de combater os “inimigos” da nação, as atividades artísticas e intelectuais foram duramente perseguidas.  Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2014-02-12 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion article application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/2166 10.3895/rde.v0n1.2166 Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; n. 1 (2009) 1984-2376 10.3895/rde.v0n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/2166/2042 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author de Souza, Maurini
Maciel, Sandra Mara Pinheiro
spellingShingle de Souza, Maurini
Maciel, Sandra Mara Pinheiro
O teatro brasileiro sob pressão
author_sort de Souza, Maurini
title O teatro brasileiro sob pressão
title_short O teatro brasileiro sob pressão
title_full O teatro brasileiro sob pressão
title_fullStr O teatro brasileiro sob pressão
title_full_unstemmed O teatro brasileiro sob pressão
title_sort o teatro brasileiro sob pressão
description As artes no Brasil tiveram dois momentos de forte censura, destacando-se o governo de Getúlio Vargas denominado Estado Novo (1937-1945) e o período iniciado a partir do golpe militar de 1964. No período da ditadura militar, a partir de 1964, o teatro sofreu grandes perseguições. Em especial dois grupos, O Oficina, em torno de seu diretor José Celso Martinez Corrêa, e O Arena, em torno de Augusto Boal, que se dedicaram a criar uma dramaturgia brasileira e uma nova formação do ator. Extremamente engajados, e invocando o teórico e dramaturgo alemão Bertolt Brecht como nome tutelar, marcariam a história do teatro no país. Ambos os grupos seriam dizimados pelo AI-5, Ato Institucional que deflagrou o terror de Estado e exterminou aquilo que fora o mais importante ensaio de socialização da cultura jamais havido no país. Nesse contexto de combater os “inimigos” da nação, as atividades artísticas e intelectuais foram duramente perseguidas. 
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2014
url http://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/2166
_version_ 1805292714483253248
score 10,814766