Teatro e romance em José de Alencar: As asas de um anjo e Lucíola

Defenderemos a hipótese de que no romance Lucíola Alencar acatou os motivos alegados, em 1858, para a proibição de As Asas de um Anjo. O interdito ancorava-se no argumento de ser imoral a comédia, em especial as cenas do rapto de Carolina por Ribeiro e do  encontro quase incestuoso dela com o pai. A...

ver descrição completa

Autor principal: Caixeta Nascentes, Zama
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2005
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2244
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-2244
recordtype ojs
spelling peri-article-22442014-12-10T13:07:32Z Teatro e romance em José de Alencar: As asas de um anjo e Lucíola Caixeta Nascentes, Zama Defenderemos a hipótese de que no romance Lucíola Alencar acatou os motivos alegados, em 1858, para a proibição de As Asas de um Anjo. O interdito ancorava-se no argumento de ser imoral a comédia, em especial as cenas do rapto de Carolina por Ribeiro e do  encontro quase incestuoso dela com o pai. A atitude de Alencar foi de defender a obra e publicá-la no ano seguinte, sem nenhum corte. Em 1862, lançou Lucíola, retomando o mesmo assunto da peça. No romance, não há rapto de Lúcia e nem aproximação licenciosa entre pai e filha cortesã; com freqüência, o que lemos são justificativas da moralidade da narrativa. Tudo isso sugere a incorporação, ainda que tardiamente, das críticas outrora endereçadas a As Asas de um Anjo. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2005-02-13 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2244 10.3895/rl.v0n7.2244 Revista de Letras; n. 7 (2005) 2179-5282 0104-9992 10.3895/rl.v0n7 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2244/1405 Direitos autorais 2014 Revista de Letras
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Caixeta Nascentes, Zama
spellingShingle Caixeta Nascentes, Zama
Teatro e romance em José de Alencar: As asas de um anjo e Lucíola
author_sort Caixeta Nascentes, Zama
title Teatro e romance em José de Alencar: As asas de um anjo e Lucíola
title_short Teatro e romance em José de Alencar: As asas de um anjo e Lucíola
title_full Teatro e romance em José de Alencar: As asas de um anjo e Lucíola
title_fullStr Teatro e romance em José de Alencar: As asas de um anjo e Lucíola
title_full_unstemmed Teatro e romance em José de Alencar: As asas de um anjo e Lucíola
title_sort teatro e romance em josé de alencar: as asas de um anjo e lucíola
description Defenderemos a hipótese de que no romance Lucíola Alencar acatou os motivos alegados, em 1858, para a proibição de As Asas de um Anjo. O interdito ancorava-se no argumento de ser imoral a comédia, em especial as cenas do rapto de Carolina por Ribeiro e do  encontro quase incestuoso dela com o pai. A atitude de Alencar foi de defender a obra e publicá-la no ano seguinte, sem nenhum corte. Em 1862, lançou Lucíola, retomando o mesmo assunto da peça. No romance, não há rapto de Lúcia e nem aproximação licenciosa entre pai e filha cortesã; com freqüência, o que lemos são justificativas da moralidade da narrativa. Tudo isso sugere a incorporação, ainda que tardiamente, das críticas outrora endereçadas a As Asas de um Anjo.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2005
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2244
_version_ 1805292804477288448
score 10,814766