Mudanças na organização cientifica do trabalho e na educação: qual a relação?
Este estudo tem o interesse em discutir contribuições de uma problemática centrada no binômio educação e trabalho. No âmbito de uma revisão da trajetória da organização científica do trabalho procurou-se destacar os principais processo técnicos de produção, a saber: fordismo, taylorismo, toyotismo e...
Principais autores: | Pereira , Giselia Antunes, Costa , Nilza Maria Vilhena Nunes, Maciel , Vanessa de Almeida |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2008
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2511 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
Este estudo tem o interesse em discutir contribuições de uma problemática centrada no binômio educação e trabalho. No âmbito de uma revisão da trajetória da organização científica do trabalho procurou-se destacar os principais processo técnicos de produção, a saber: fordismo, taylorismo, toyotismo e kalmarismo. Neste diálogo, sobressaem autores, que por sua vez, participam desse debate mesmo que de maneira específica. Procurouse, fundamentalmente, problematizar qual a relação entre as mudanças ocorridas na organização cientifica do trabalho e na Educação. Realiza-se uma fundamentação teórica, com o objetivo de trazer subsídios teóricos que apontam para as necessidades de se investigar e aprofundar questões acerca desta temática, onde se sinalizam mudanças importantes na organização dos processos de trabalho. |
---|