Comunidade virtual versus comunidade presencial: uma visão em quatro dimensões
Este artigo mostra uma comparação entre duas comunidades, uma desenvolvida presencialmente e outra virtualmente, objetivando verificar os pontos convergentes e divergentes entre ambas, quando visionadas através de quatro dimensões: formação da identidade do grupo; percepção dos limites individuais;...
Principais autores: | Gozzi , Marcelo Pupim, Mizukami , Maria da Graça Nicoletti |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2008
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2516 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
Este artigo mostra uma comparação entre duas comunidades, uma desenvolvida presencialmente e outra virtualmente, objetivando verificar os pontos convergentes e divergentes entre ambas, quando visionadas através de quatro dimensões: formação da identidade do grupo; percepção dos limites individuais; definição do foco que mantém a comunidade ativa; e desenvolvimento da responsabilidade comum. Ele vem contribuir para o entendimento das potencialidades das comunidades virtuais, capazes de agrupar pessoas dispersas geograficamente, com baixo custo e flexibilidade temporal de acesso. Através de uma pesquisa de natureza qualitativa em uma comunidade virtual de prática de um curso a distância mediado por computador e Internet, foi possível fazer uma descrição analítica- sintética do processo de construção de um projeto coletivo neste curso, possibilitando visualizar e analisar o desenvolvimento desta comunidade virtual nas quatro dimensões citadas, comparando com o resultado de uma pesquisa realizada em uma comunidade presencial. Os resultados mostram a comparação no desenvolvimento das duas comunidades, ressaltando a importância da mediação pedagógica e da interface virtual do ambiente para o favorecimento da construção de projetos coletivos em comunidades virtuais de prática. |
---|