Tecnologia na avaliação da aprendizagem colaborativa on line: contribuição do fórum de discussão

Desde 2003, a disciplina Educação a Distância funciona no Mestrado em Educação Universidade Católica de Petrópolis, como laboratório de pesquisa docente e discente. A questão de pesquisa analisada neste artigo está relacionada às possibilidades de avaliação efetiva do uso da abordagem da aprendizage...

ver descrição completa

Autor principal: Segenreich , Stella Cecilia Duarte
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2008
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2517
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: Desde 2003, a disciplina Educação a Distância funciona no Mestrado em Educação Universidade Católica de Petrópolis, como laboratório de pesquisa docente e discente. A questão de pesquisa analisada neste artigo está relacionada às possibilidades de avaliação efetiva do uso da abordagem da aprendizagem colaborativa em um ambiente digital. Tomando por base a concepção de avaliação de Hadji, este trabalho se propõe a testar o fórum de discussão online como fonte significativa de evidências para análise do processo ensino-aprendizagem (plano do referido) para avaliar a proposta pedagógica da abordagem de aprendizagem colaborativa (plano do referente) desenvolvida na disciplina oferecida em 2004. A análise documental dos registros dos fóruns de discussão gerou dados quantitativos e qualitativos que permitiram verificar a presença constante de alguns elementos da abordagem da aprendizagem colaborativa, como diálogo e colaboração, a presença menos constante do questionamento e a quase ausência da capacidade de elaboração de trabalhos em equipe online. Concluindo, o fórum de discussão pode contribuir significativamente para a avaliação de programas de educação a distância on line.