O ensino profissionalizante na sociedade moderna industrial: um olhar histórico
Este artigo pretende retratar historicamente, determinadas experiências de ensinos profissionais ao longo da formação da sociedade moderna, descrevendo suas características na relação educação, trabalho e sociedade. O objetivo central é apontar em recortes específicos de educação profissional, a exi...
Principais autores: | Falcioni , Roberto Evair, Amorim , Mário Lopes |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2009
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2530 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-2530 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-25302014-12-10T12:10:11Z O ensino profissionalizante na sociedade moderna industrial: um olhar histórico Falcioni , Roberto Evair Amorim , Mário Lopes Este artigo pretende retratar historicamente, determinadas experiências de ensinos profissionais ao longo da formação da sociedade moderna, descrevendo suas características na relação educação, trabalho e sociedade. O objetivo central é apontar em recortes específicos de educação profissional, a existência de algo em comum ocasionado pela herança pós Revolução Industrial: a manutenção e reprodução das relações de classes e do sistema capitalista vigente, privilegiando uma minoria nos aspectos políticos, sociais e econômicos e, consequentemente, excluindo uma maioria das esferas descritas. A escrita se baseará numa metodologia histórica processual, partindo do ensino profissional francês do século XIX, percorrendo por outros recortes específicos até chegar à Lei n. 5.692/71. Como resultado tem se a idéia de que o ensino profissional foi utilizado para garantir o funcionamento da estrutura social capitalista, baseado numa sociedade exploratória e desigual. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2009-06-13 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2530 10.3895/rts.v5n8.2530 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 5, n. 8 (2009) Revista Tecnologia e Sociedade; v. 5, n. 8 (2009) 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v5n8 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2530/1644 Direitos autorais 2009 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Falcioni , Roberto Evair Amorim , Mário Lopes |
spellingShingle |
Falcioni , Roberto Evair Amorim , Mário Lopes O ensino profissionalizante na sociedade moderna industrial: um olhar histórico |
author_sort |
Falcioni , Roberto Evair |
title |
O ensino profissionalizante na sociedade moderna industrial: um olhar histórico |
title_short |
O ensino profissionalizante na sociedade moderna industrial: um olhar histórico |
title_full |
O ensino profissionalizante na sociedade moderna industrial: um olhar histórico |
title_fullStr |
O ensino profissionalizante na sociedade moderna industrial: um olhar histórico |
title_full_unstemmed |
O ensino profissionalizante na sociedade moderna industrial: um olhar histórico |
title_sort |
o ensino profissionalizante na sociedade moderna industrial: um olhar histórico |
description |
Este artigo pretende retratar historicamente, determinadas experiências de ensinos profissionais ao longo da formação da sociedade moderna, descrevendo suas características na relação educação, trabalho e sociedade. O objetivo central é apontar em recortes específicos de educação profissional, a existência de algo em comum ocasionado pela herança pós Revolução Industrial: a manutenção e reprodução das relações de classes e do sistema capitalista vigente, privilegiando uma minoria nos aspectos políticos, sociais e econômicos e, consequentemente, excluindo uma maioria das esferas descritas. A escrita se baseará numa metodologia histórica processual, partindo do ensino profissional francês do século XIX, percorrendo por outros recortes específicos até chegar à Lei n. 5.692/71. Como resultado tem se a idéia de que o ensino profissional foi utilizado para garantir o funcionamento da estrutura social capitalista, baseado numa sociedade exploratória e desigual. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2009 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2530 |
_version_ |
1805293379295117312 |
score |
10,814766 |