O ensino profissionalizante na sociedade moderna industrial: um olhar histórico

Este artigo pretende retratar historicamente, determinadas experiências de ensinos profissionais ao longo da formação da sociedade moderna, descrevendo suas características na relação educação, trabalho e sociedade. O objetivo central é apontar em recortes específicos de educação profissional, a exi...

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Principais autores: Falcioni , Roberto Evair, Amorim , Mário Lopes
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2009
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2530
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spelling peri-article-25302014-12-10T12:10:11Z O ensino profissionalizante na sociedade moderna industrial: um olhar histórico Falcioni , Roberto Evair Amorim , Mário Lopes Este artigo pretende retratar historicamente, determinadas experiências de ensinos profissionais ao longo da formação da sociedade moderna, descrevendo suas características na relação educação, trabalho e sociedade. O objetivo central é apontar em recortes específicos de educação profissional, a existência de algo em comum ocasionado pela herança pós Revolução Industrial: a manutenção e reprodução das relações de classes e do sistema capitalista vigente, privilegiando uma minoria nos aspectos políticos, sociais e econômicos e, consequentemente, excluindo uma maioria das esferas descritas. A escrita se baseará numa metodologia histórica processual, partindo do ensino profissional francês do século XIX, percorrendo por outros recortes específicos até chegar à Lei n. 5.692/71. Como resultado tem se a idéia de que o ensino profissional foi utilizado para garantir o funcionamento da estrutura social capitalista, baseado numa sociedade exploratória e desigual. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2009-06-13 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2530 10.3895/rts.v5n8.2530 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 5, n. 8 (2009) Revista Tecnologia e Sociedade; v. 5, n. 8 (2009) 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v5n8 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2530/1644 Direitos autorais 2009 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
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