Currículo integrado no programa nacional de integração da educação profissional com a educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos: PROEJA

O objetivo deste texto é contribuir, com base em dados de pesquisa qualitativa, para o entendimento da materialização, no âmbito escolar, do currículo integrado presente no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos –...

ver descrição completa

Principais autores: Lopes , Josué, Oliveira , Maria Rita Neto Sales, Valentim , Silvani dos Santos
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2010
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2553
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-2553
recordtype ojs
spelling peri-article-25532014-12-10T12:33:17Z Currículo integrado no programa nacional de integração da educação profissional com a educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos: PROEJA Lopes , Josué Oliveira , Maria Rita Neto Sales Valentim , Silvani dos Santos O objetivo deste texto é contribuir, com base em dados de pesquisa qualitativa, para o entendimento da materialização, no âmbito escolar, do currículo integrado presente no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. Analisam-se as concepções de currículo integrado por parte de dirigentes e professores e como ocorre a integração do ensino médio com o técnico nos cursos do PROEJA. A discussão é feita tendo como eixo norteador o conceito de currículo integrado em documentos oficiais e em estudos nas áreas de Trabalho e Educação e de Currículo. Evidencia-se que para a efetiva implantação do PROEJA alguns desafios devem ser superados. Estes desafios envolvem o estabelecimento de metas específicas para que o PROEJA se torne uma política de Estado que ocorra, de fato, nas escolas, como uma modalidade inclusiva, fundamentada no campo do direito coletivo à educação. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2010-06-13 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2553 10.3895/rts.v6n10.2553 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 6, n. 10 (2010) Revista Tecnologia e Sociedade; v. 6, n. 10 (2010) 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v6n10 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2553/1786 Direitos autorais 2010 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Lopes , Josué
Oliveira , Maria Rita Neto Sales
Valentim , Silvani dos Santos
spellingShingle Lopes , Josué
Oliveira , Maria Rita Neto Sales
Valentim , Silvani dos Santos
Currículo integrado no programa nacional de integração da educação profissional com a educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos: PROEJA
author_sort Lopes , Josué
title Currículo integrado no programa nacional de integração da educação profissional com a educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos: PROEJA
title_short Currículo integrado no programa nacional de integração da educação profissional com a educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos: PROEJA
title_full Currículo integrado no programa nacional de integração da educação profissional com a educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos: PROEJA
title_fullStr Currículo integrado no programa nacional de integração da educação profissional com a educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos: PROEJA
title_full_unstemmed Currículo integrado no programa nacional de integração da educação profissional com a educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos: PROEJA
title_sort currículo integrado no programa nacional de integração da educação profissional com a educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos: proeja
description O objetivo deste texto é contribuir, com base em dados de pesquisa qualitativa, para o entendimento da materialização, no âmbito escolar, do currículo integrado presente no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. Analisam-se as concepções de currículo integrado por parte de dirigentes e professores e como ocorre a integração do ensino médio com o técnico nos cursos do PROEJA. A discussão é feita tendo como eixo norteador o conceito de currículo integrado em documentos oficiais e em estudos nas áreas de Trabalho e Educação e de Currículo. Evidencia-se que para a efetiva implantação do PROEJA alguns desafios devem ser superados. Estes desafios envolvem o estabelecimento de metas específicas para que o PROEJA se torne uma política de Estado que ocorra, de fato, nas escolas, como uma modalidade inclusiva, fundamentada no campo do direito coletivo à educação.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2010
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2553
_version_ 1805293380449599488
score 10,814766