Currículo integrado no programa nacional de integração da educação profissional com a educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos: PROEJA
O objetivo deste texto é contribuir, com base em dados de pesquisa qualitativa, para o entendimento da materialização, no âmbito escolar, do currículo integrado presente no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos –...
Principais autores: | Lopes , Josué, Oliveira , Maria Rita Neto Sales, Valentim , Silvani dos Santos |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2010
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2553 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-2553 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-25532014-12-10T12:33:17Z Currículo integrado no programa nacional de integração da educação profissional com a educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos: PROEJA Lopes , Josué Oliveira , Maria Rita Neto Sales Valentim , Silvani dos Santos O objetivo deste texto é contribuir, com base em dados de pesquisa qualitativa, para o entendimento da materialização, no âmbito escolar, do currículo integrado presente no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. Analisam-se as concepções de currículo integrado por parte de dirigentes e professores e como ocorre a integração do ensino médio com o técnico nos cursos do PROEJA. A discussão é feita tendo como eixo norteador o conceito de currículo integrado em documentos oficiais e em estudos nas áreas de Trabalho e Educação e de Currículo. Evidencia-se que para a efetiva implantação do PROEJA alguns desafios devem ser superados. Estes desafios envolvem o estabelecimento de metas específicas para que o PROEJA se torne uma política de Estado que ocorra, de fato, nas escolas, como uma modalidade inclusiva, fundamentada no campo do direito coletivo à educação. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2010-06-13 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2553 10.3895/rts.v6n10.2553 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 6, n. 10 (2010) Revista Tecnologia e Sociedade; v. 6, n. 10 (2010) 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v6n10 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2553/1786 Direitos autorais 2010 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Lopes , Josué Oliveira , Maria Rita Neto Sales Valentim , Silvani dos Santos |
spellingShingle |
Lopes , Josué Oliveira , Maria Rita Neto Sales Valentim , Silvani dos Santos Currículo integrado no programa nacional de integração da educação profissional com a educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos: PROEJA |
author_sort |
Lopes , Josué |
title |
Currículo integrado no programa nacional de integração da educação profissional com a educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos: PROEJA |
title_short |
Currículo integrado no programa nacional de integração da educação profissional com a educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos: PROEJA |
title_full |
Currículo integrado no programa nacional de integração da educação profissional com a educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos: PROEJA |
title_fullStr |
Currículo integrado no programa nacional de integração da educação profissional com a educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos: PROEJA |
title_full_unstemmed |
Currículo integrado no programa nacional de integração da educação profissional com a educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos: PROEJA |
title_sort |
currículo integrado no programa nacional de integração da educação profissional com a educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos: proeja |
description |
O objetivo deste texto é contribuir, com base em dados de pesquisa qualitativa, para o entendimento da materialização, no âmbito escolar, do currículo integrado presente no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. Analisam-se as concepções de currículo integrado por parte de dirigentes e professores e como ocorre a integração do ensino médio com o técnico nos cursos do PROEJA. A discussão é feita tendo como eixo norteador o conceito de currículo integrado em documentos oficiais e em estudos nas áreas de Trabalho e Educação e de Currículo. Evidencia-se que para a efetiva implantação do PROEJA alguns desafios devem ser superados. Estes desafios envolvem o estabelecimento de metas específicas para que o PROEJA se torne uma política de Estado que ocorra, de fato, nas escolas, como uma modalidade inclusiva, fundamentada no campo do direito coletivo à educação. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2010 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2553 |
_version_ |
1805293380449599488 |
score |
10,814766 |