Adoção de cursos a distânciana Universidade Tecnológica Federal do Paraná: os desafios para os gestores, docentes, técnico-administrativos e discentes
O Uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) são elementos comuns da sociedade contemporânea, sendo freqüentemente usadas nas formas de comunicação, no trabalho e como instrumento de aprendizagem nas organizações e nas escolas. No entanto, apesar da rapidez com que informações e conheci...
Principais autores: | Meza , Maria Lucia Figueiredo Gomes de, Oliveira , Antonio Gonçalves de, Vicentin , Ivan Carlos, Carvalho , Hilda Alberton de |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2012
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2598 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-2598 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-25982014-12-10T12:12:28Z Adoção de cursos a distânciana Universidade Tecnológica Federal do Paraná: os desafios para os gestores, docentes, técnico-administrativos e discentes Meza , Maria Lucia Figueiredo Gomes de Oliveira , Antonio Gonçalves de Vicentin , Ivan Carlos Carvalho , Hilda Alberton de O Uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) são elementos comuns da sociedade contemporânea, sendo freqüentemente usadas nas formas de comunicação, no trabalho e como instrumento de aprendizagem nas organizações e nas escolas. No entanto, apesar da rapidez com que informações e conhecimentos são produzidos e transmitidos na web, a velocidade com que os docentes e discentes são capazes de realizar tais atividades, nas instituições de ensino, são díspares. O problema central que se coloca neste trabalho é como uma universidade pública pode, dados os limites impostos pelo Estado, inovar na sua forma de gestão e na sua oferta de serviços e/ou produtos à sociedade? O objetivo da pesquisa é analisar a capacidade de inovação da universidade pública, dados os limites impostos pelo Estado. Para tanto, discute-se, teoricamente, as possibilidades de inovação nas universidades públicas (MEZA, 2011; CÁCERES SALA, 2000) a partir da mundialização e das reformas da educação superior (TRINDADE, 2007; CARNOY, 1999; 2004). Metodologicamente é uma pesquisa exploratória e descritiva, baseada no estudo de caso único da UTFPR. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados a pesquisa documental, observação participante e entrevistas. Os resultados mostram que a UTFPR ao longo de sua história foi capaz de mudar, quer na sua estrutura organizacional, quer nos seus processos internos, quer em seus métodos pedagógicos, quer seja na oferta de serviços à comunidade regional, como a oferta dos cursos de ensino à distância e com isto novos desafios são colocados aos gestores, docentes, discentes e técnicoadministrativos. Este trabalho contribui para o debate acadêmico porque apresenta as especificidades dos processos de inovação em organização de conhecimento intensivo em serviços. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2012-12-13 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2598 10.3895/rts.v8n15.2598 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 8, n. 15 (2012) Revista Tecnologia e Sociedade; v. 8, n. 15 (2012) 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v8n15 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2598/1695 Direitos autorais 2012 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Meza , Maria Lucia Figueiredo Gomes de Oliveira , Antonio Gonçalves de Vicentin , Ivan Carlos Carvalho , Hilda Alberton de |
spellingShingle |
Meza , Maria Lucia Figueiredo Gomes de Oliveira , Antonio Gonçalves de Vicentin , Ivan Carlos Carvalho , Hilda Alberton de Adoção de cursos a distânciana Universidade Tecnológica Federal do Paraná: os desafios para os gestores, docentes, técnico-administrativos e discentes |
author_sort |
Meza , Maria Lucia Figueiredo Gomes de |
title |
Adoção de cursos a distânciana Universidade Tecnológica Federal do Paraná: os desafios para os gestores, docentes, técnico-administrativos e discentes |
title_short |
Adoção de cursos a distânciana Universidade Tecnológica Federal do Paraná: os desafios para os gestores, docentes, técnico-administrativos e discentes |
title_full |
Adoção de cursos a distânciana Universidade Tecnológica Federal do Paraná: os desafios para os gestores, docentes, técnico-administrativos e discentes |
title_fullStr |
Adoção de cursos a distânciana Universidade Tecnológica Federal do Paraná: os desafios para os gestores, docentes, técnico-administrativos e discentes |
title_full_unstemmed |
Adoção de cursos a distânciana Universidade Tecnológica Federal do Paraná: os desafios para os gestores, docentes, técnico-administrativos e discentes |
title_sort |
adoção de cursos a distânciana universidade tecnológica federal do paraná: os desafios para os gestores, docentes, técnico-administrativos e discentes |
description |
O Uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) são elementos comuns da sociedade contemporânea, sendo freqüentemente usadas nas formas de comunicação, no trabalho e como instrumento de aprendizagem nas organizações e nas escolas. No entanto, apesar da rapidez com que informações e conhecimentos são produzidos e transmitidos na web, a velocidade com que os docentes e discentes são capazes de realizar tais atividades, nas instituições de ensino, são díspares. O problema central que se coloca neste trabalho é como uma universidade pública pode, dados os limites impostos pelo Estado, inovar na sua forma de gestão e na sua oferta de serviços e/ou produtos à sociedade? O objetivo da pesquisa é analisar a capacidade de inovação da universidade pública, dados os limites impostos pelo Estado. Para tanto, discute-se, teoricamente, as possibilidades de inovação nas universidades públicas (MEZA, 2011; CÁCERES SALA, 2000) a partir da mundialização e das reformas da educação superior (TRINDADE, 2007; CARNOY, 1999; 2004). Metodologicamente é uma pesquisa exploratória e descritiva, baseada no estudo de caso único da UTFPR. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados a pesquisa documental, observação participante e entrevistas. Os resultados mostram que a UTFPR ao longo de sua história foi capaz de mudar, quer na sua estrutura organizacional, quer nos seus processos internos, quer em seus métodos pedagógicos, quer seja na oferta de serviços à comunidade regional, como a oferta dos cursos de ensino à distância e com isto novos desafios são colocados aos gestores, docentes, discentes e técnicoadministrativos. Este trabalho contribui para o debate acadêmico porque apresenta as especificidades dos processos de inovação em organização de conhecimento intensivo em serviços. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2012 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2598 |
_version_ |
1805293124215373824 |
score |
10,814766 |