Adoção de cursos a distânciana Universidade Tecnológica Federal do Paraná: os desafios para os gestores, docentes, técnico-administrativos e discentes

O Uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) são elementos comuns da sociedade contemporânea, sendo freqüentemente usadas nas formas de comunicação, no trabalho e como instrumento de aprendizagem nas organizações e nas escolas. No entanto, apesar da rapidez com que informações e conheci...

ver descrição completa

Principais autores: Meza , Maria Lucia Figueiredo Gomes de, Oliveira , Antonio Gonçalves de, Vicentin , Ivan Carlos, Carvalho , Hilda Alberton de
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2012
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2598
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-2598
recordtype ojs
spelling peri-article-25982014-12-10T12:12:28Z Adoção de cursos a distânciana Universidade Tecnológica Federal do Paraná: os desafios para os gestores, docentes, técnico-administrativos e discentes Meza , Maria Lucia Figueiredo Gomes de Oliveira , Antonio Gonçalves de Vicentin , Ivan Carlos Carvalho , Hilda Alberton de O Uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) são elementos comuns da sociedade contemporânea, sendo freqüentemente usadas nas formas de comunicação, no trabalho e como instrumento de aprendizagem nas organizações e nas escolas. No entanto, apesar da rapidez com que informações e conhecimentos são produzidos e transmitidos na web, a velocidade com que os docentes e discentes são capazes de realizar tais atividades, nas instituições de ensino, são díspares. O problema central que se coloca neste trabalho é como uma universidade pública pode, dados os limites impostos pelo Estado, inovar na sua forma de gestão e na sua oferta de serviços e/ou produtos à sociedade? O objetivo da pesquisa é analisar a capacidade de inovação da universidade pública, dados os limites impostos pelo Estado. Para tanto, discute-se, teoricamente, as possibilidades de inovação nas universidades públicas (MEZA, 2011; CÁCERES SALA, 2000) a partir da mundialização e das reformas da educação superior (TRINDADE, 2007; CARNOY, 1999; 2004). Metodologicamente é uma pesquisa exploratória e descritiva, baseada no estudo de caso único da UTFPR. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados a pesquisa documental, observação participante e entrevistas. Os resultados mostram que a UTFPR ao longo de sua história foi capaz de mudar, quer na sua estrutura organizacional, quer nos seus processos internos, quer em seus métodos pedagógicos, quer seja na oferta de serviços à comunidade regional, como a oferta dos cursos de ensino à distância e com isto novos desafios são colocados aos gestores, docentes, discentes e técnicoadministrativos. Este trabalho contribui para o debate acadêmico porque apresenta as especificidades dos processos de inovação em organização de conhecimento intensivo em serviços. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2012-12-13 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2598 10.3895/rts.v8n15.2598 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 8, n. 15 (2012) Revista Tecnologia e Sociedade; v. 8, n. 15 (2012) 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v8n15 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2598/1695 Direitos autorais 2012 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Meza , Maria Lucia Figueiredo Gomes de
Oliveira , Antonio Gonçalves de
Vicentin , Ivan Carlos
Carvalho , Hilda Alberton de
spellingShingle Meza , Maria Lucia Figueiredo Gomes de
Oliveira , Antonio Gonçalves de
Vicentin , Ivan Carlos
Carvalho , Hilda Alberton de
Adoção de cursos a distânciana Universidade Tecnológica Federal do Paraná: os desafios para os gestores, docentes, técnico-administrativos e discentes
author_sort Meza , Maria Lucia Figueiredo Gomes de
title Adoção de cursos a distânciana Universidade Tecnológica Federal do Paraná: os desafios para os gestores, docentes, técnico-administrativos e discentes
title_short Adoção de cursos a distânciana Universidade Tecnológica Federal do Paraná: os desafios para os gestores, docentes, técnico-administrativos e discentes
title_full Adoção de cursos a distânciana Universidade Tecnológica Federal do Paraná: os desafios para os gestores, docentes, técnico-administrativos e discentes
title_fullStr Adoção de cursos a distânciana Universidade Tecnológica Federal do Paraná: os desafios para os gestores, docentes, técnico-administrativos e discentes
title_full_unstemmed Adoção de cursos a distânciana Universidade Tecnológica Federal do Paraná: os desafios para os gestores, docentes, técnico-administrativos e discentes
title_sort adoção de cursos a distânciana universidade tecnológica federal do paraná: os desafios para os gestores, docentes, técnico-administrativos e discentes
description O Uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) são elementos comuns da sociedade contemporânea, sendo freqüentemente usadas nas formas de comunicação, no trabalho e como instrumento de aprendizagem nas organizações e nas escolas. No entanto, apesar da rapidez com que informações e conhecimentos são produzidos e transmitidos na web, a velocidade com que os docentes e discentes são capazes de realizar tais atividades, nas instituições de ensino, são díspares. O problema central que se coloca neste trabalho é como uma universidade pública pode, dados os limites impostos pelo Estado, inovar na sua forma de gestão e na sua oferta de serviços e/ou produtos à sociedade? O objetivo da pesquisa é analisar a capacidade de inovação da universidade pública, dados os limites impostos pelo Estado. Para tanto, discute-se, teoricamente, as possibilidades de inovação nas universidades públicas (MEZA, 2011; CÁCERES SALA, 2000) a partir da mundialização e das reformas da educação superior (TRINDADE, 2007; CARNOY, 1999; 2004). Metodologicamente é uma pesquisa exploratória e descritiva, baseada no estudo de caso único da UTFPR. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados a pesquisa documental, observação participante e entrevistas. Os resultados mostram que a UTFPR ao longo de sua história foi capaz de mudar, quer na sua estrutura organizacional, quer nos seus processos internos, quer em seus métodos pedagógicos, quer seja na oferta de serviços à comunidade regional, como a oferta dos cursos de ensino à distância e com isto novos desafios são colocados aos gestores, docentes, discentes e técnicoadministrativos. Este trabalho contribui para o debate acadêmico porque apresenta as especificidades dos processos de inovação em organização de conhecimento intensivo em serviços.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2012
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2598
_version_ 1805293124215373824
score 10,814766