Repensando o papel da universidade no século XXI: demandas e desafios

O artigo trata da origem, modelos e missões da universidade, analisando aspectos relevantes do desenvolvimento dessa instituição ao longo da história, sua trajetória e as transformações pelas quais passou. Com amparo em referencial teórico da área da Educação Superior e da Política de C&T, prete...

ver descrição completa

Principais autores: Gimenez , Ana Maria Nunes, Bonacelli , Maria Beatriz Machado
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2013
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2623
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-2623
recordtype ojs
spelling peri-article-26232014-12-09T15:51:15Z Repensando o papel da universidade no século XXI: demandas e desafios Gimenez , Ana Maria Nunes Bonacelli , Maria Beatriz Machado O artigo trata da origem, modelos e missões da universidade, analisando aspectos relevantes do desenvolvimento dessa instituição ao longo da história, sua trajetória e as transformações pelas quais passou. Com amparo em referencial teórico da área da Educação Superior e da Política de C&T, pretendeu-se criar um pano de fundo para uma reflexão sobre o papel universidade no século XXI, especialmente a partir das contradições evidenciadas pelo estreitamento da sua relação com a sociedade e da demanda por contribuição mais efetiva e de curto prazo para o desenvolvimento socioeconômico. Inicialmente, é possível constatar que tais desafios são enfrentados por universidades de diversos países, dado que trata-se de um fenômeno que tem ocorrido em nível mundial, o que requer que cada universidade encontre o modelo institucional mais adequado ao seu contexto, aos seus propósitos e à realidade política, econômica e social do país ao qual pertence, para que contribua de maneira mais efetiva com a sociedade. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2013-12-13 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2623 10.3895/rts.v9n18.2623 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 9, n. 18 (2013) Revista Tecnologia e Sociedade; v. 9, n. 18 (2013) 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v9n18 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2623/1730 Direitos autorais 2013 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Gimenez , Ana Maria Nunes
Bonacelli , Maria Beatriz Machado
spellingShingle Gimenez , Ana Maria Nunes
Bonacelli , Maria Beatriz Machado
Repensando o papel da universidade no século XXI: demandas e desafios
author_sort Gimenez , Ana Maria Nunes
title Repensando o papel da universidade no século XXI: demandas e desafios
title_short Repensando o papel da universidade no século XXI: demandas e desafios
title_full Repensando o papel da universidade no século XXI: demandas e desafios
title_fullStr Repensando o papel da universidade no século XXI: demandas e desafios
title_full_unstemmed Repensando o papel da universidade no século XXI: demandas e desafios
title_sort repensando o papel da universidade no século xxi: demandas e desafios
description O artigo trata da origem, modelos e missões da universidade, analisando aspectos relevantes do desenvolvimento dessa instituição ao longo da história, sua trajetória e as transformações pelas quais passou. Com amparo em referencial teórico da área da Educação Superior e da Política de C&T, pretendeu-se criar um pano de fundo para uma reflexão sobre o papel universidade no século XXI, especialmente a partir das contradições evidenciadas pelo estreitamento da sua relação com a sociedade e da demanda por contribuição mais efetiva e de curto prazo para o desenvolvimento socioeconômico. Inicialmente, é possível constatar que tais desafios são enfrentados por universidades de diversos países, dado que trata-se de um fenômeno que tem ocorrido em nível mundial, o que requer que cada universidade encontre o modelo institucional mais adequado ao seu contexto, aos seus propósitos e à realidade política, econômica e social do país ao qual pertence, para que contribua de maneira mais efetiva com a sociedade.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2013
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2623
_version_ 1805293475168518144
score 10,814766