Repensando o papel da universidade no século XXI: demandas e desafios
O artigo trata da origem, modelos e missões da universidade, analisando aspectos relevantes do desenvolvimento dessa instituição ao longo da história, sua trajetória e as transformações pelas quais passou. Com amparo em referencial teórico da área da Educação Superior e da Política de C&T, prete...
Principais autores: | Gimenez , Ana Maria Nunes, Bonacelli , Maria Beatriz Machado |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2013
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2623 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-2623 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-26232014-12-09T15:51:15Z Repensando o papel da universidade no século XXI: demandas e desafios Gimenez , Ana Maria Nunes Bonacelli , Maria Beatriz Machado O artigo trata da origem, modelos e missões da universidade, analisando aspectos relevantes do desenvolvimento dessa instituição ao longo da história, sua trajetória e as transformações pelas quais passou. Com amparo em referencial teórico da área da Educação Superior e da Política de C&T, pretendeu-se criar um pano de fundo para uma reflexão sobre o papel universidade no século XXI, especialmente a partir das contradições evidenciadas pelo estreitamento da sua relação com a sociedade e da demanda por contribuição mais efetiva e de curto prazo para o desenvolvimento socioeconômico. Inicialmente, é possível constatar que tais desafios são enfrentados por universidades de diversos países, dado que trata-se de um fenômeno que tem ocorrido em nível mundial, o que requer que cada universidade encontre o modelo institucional mais adequado ao seu contexto, aos seus propósitos e à realidade política, econômica e social do país ao qual pertence, para que contribua de maneira mais efetiva com a sociedade. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2013-12-13 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2623 10.3895/rts.v9n18.2623 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 9, n. 18 (2013) Revista Tecnologia e Sociedade; v. 9, n. 18 (2013) 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v9n18 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2623/1730 Direitos autorais 2013 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Gimenez , Ana Maria Nunes Bonacelli , Maria Beatriz Machado |
spellingShingle |
Gimenez , Ana Maria Nunes Bonacelli , Maria Beatriz Machado Repensando o papel da universidade no século XXI: demandas e desafios |
author_sort |
Gimenez , Ana Maria Nunes |
title |
Repensando o papel da universidade no século XXI: demandas e desafios |
title_short |
Repensando o papel da universidade no século XXI: demandas e desafios |
title_full |
Repensando o papel da universidade no século XXI: demandas e desafios |
title_fullStr |
Repensando o papel da universidade no século XXI: demandas e desafios |
title_full_unstemmed |
Repensando o papel da universidade no século XXI: demandas e desafios |
title_sort |
repensando o papel da universidade no século xxi: demandas e desafios |
description |
O artigo trata da origem, modelos e missões da universidade, analisando aspectos relevantes do desenvolvimento dessa instituição ao longo da história, sua trajetória e as transformações pelas quais passou. Com amparo em referencial teórico da área da Educação Superior e da Política de C&T, pretendeu-se criar um pano de fundo para uma reflexão sobre o papel universidade no século XXI, especialmente a partir das contradições evidenciadas pelo estreitamento da sua relação com a sociedade e da demanda por contribuição mais efetiva e de curto prazo para o desenvolvimento socioeconômico. Inicialmente, é possível constatar que tais desafios são enfrentados por universidades de diversos países, dado que trata-se de um fenômeno que tem ocorrido em nível mundial, o que requer que cada universidade encontre o modelo institucional mais adequado ao seu contexto, aos seus propósitos e à realidade política, econômica e social do país ao qual pertence, para que contribua de maneira mais efetiva com a sociedade. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2013 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2623 |
_version_ |
1805293475168518144 |
score |
10,814766 |