Três visões sobre sustentabilidade e implicações para a avaliação em ciência, tecnologia e inovação

Inovação e sustentabilidade são temas amplos e complexos. Nos últimos anos, crescem as referências a termos como “inovação sustentável”, “eco-inovação” e “inovação para a sustentabilidade”. A sustentabilidade passa a ser atributo positivo e desejável do desenvolvimento científico, tecnológico e da i...

ver descrição completa

Principais autores: Corazza , Rosana Icassatti, Bonacelli , Maria Beatriz Machado, Fracalanza , Paulo Sérgio
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2013
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2636
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-2636
recordtype ojs
spelling peri-article-26362014-12-09T15:51:15Z Três visões sobre sustentabilidade e implicações para a avaliação em ciência, tecnologia e inovação Corazza , Rosana Icassatti Bonacelli , Maria Beatriz Machado Fracalanza , Paulo Sérgio Inovação e sustentabilidade são temas amplos e complexos. Nos últimos anos, crescem as referências a termos como “inovação sustentável”, “eco-inovação” e “inovação para a sustentabilidade”. A sustentabilidade passa a ser atributo positivo e desejável do desenvolvimento científico, tecnológico e da inovação em si. Entretanto, a literatura especializada na temática da sustentabilidade abrange inúmeras perspectivas que guardam, em alguma medida, um forte parentesco com áreas disciplinares específicas, tanto nas ciências naturais quanto nas ciências sociais aplicadas. Se a afirmação de que uma iniciativa (seja ela uma nova tecnologia, seja um novo empreendimento) é sustentável implica que se avalie sua sustentabilidade, a etapa lógica anterior ao próprio desenvolvimento dos métodos de avaliação é a concepção do que vem a ser sustentabilidade. O objetivo precípuo deste artigo é apresentar três visões que emergem do estudo da literatura especializada no tema da sustentabilidade, apresentando elementos para sua análise. Lado a lado, identifica-se a emergência de um “campo interdisciplinar” voltado ao tema da sustentabilidade, e também uma importância destacada de algumas perspectivas disciplinares sobre o conceito central. Conclui-se pela necessidade de avanços na consolidação de uma perspectiva interdisciplinar que possa fundamentar os processos de avaliação. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2013-12-13 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2636 10.3895/rts.v9n18.2636 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 9, n. 18 (2013) Revista Tecnologia e Sociedade; v. 9, n. 18 (2013) 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v9n18 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2636/1756 Direitos autorais 2013 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Corazza , Rosana Icassatti
Bonacelli , Maria Beatriz Machado
Fracalanza , Paulo Sérgio
spellingShingle Corazza , Rosana Icassatti
Bonacelli , Maria Beatriz Machado
Fracalanza , Paulo Sérgio
Três visões sobre sustentabilidade e implicações para a avaliação em ciência, tecnologia e inovação
author_sort Corazza , Rosana Icassatti
title Três visões sobre sustentabilidade e implicações para a avaliação em ciência, tecnologia e inovação
title_short Três visões sobre sustentabilidade e implicações para a avaliação em ciência, tecnologia e inovação
title_full Três visões sobre sustentabilidade e implicações para a avaliação em ciência, tecnologia e inovação
title_fullStr Três visões sobre sustentabilidade e implicações para a avaliação em ciência, tecnologia e inovação
title_full_unstemmed Três visões sobre sustentabilidade e implicações para a avaliação em ciência, tecnologia e inovação
title_sort três visões sobre sustentabilidade e implicações para a avaliação em ciência, tecnologia e inovação
description Inovação e sustentabilidade são temas amplos e complexos. Nos últimos anos, crescem as referências a termos como “inovação sustentável”, “eco-inovação” e “inovação para a sustentabilidade”. A sustentabilidade passa a ser atributo positivo e desejável do desenvolvimento científico, tecnológico e da inovação em si. Entretanto, a literatura especializada na temática da sustentabilidade abrange inúmeras perspectivas que guardam, em alguma medida, um forte parentesco com áreas disciplinares específicas, tanto nas ciências naturais quanto nas ciências sociais aplicadas. Se a afirmação de que uma iniciativa (seja ela uma nova tecnologia, seja um novo empreendimento) é sustentável implica que se avalie sua sustentabilidade, a etapa lógica anterior ao próprio desenvolvimento dos métodos de avaliação é a concepção do que vem a ser sustentabilidade. O objetivo precípuo deste artigo é apresentar três visões que emergem do estudo da literatura especializada no tema da sustentabilidade, apresentando elementos para sua análise. Lado a lado, identifica-se a emergência de um “campo interdisciplinar” voltado ao tema da sustentabilidade, e também uma importância destacada de algumas perspectivas disciplinares sobre o conceito central. Conclui-se pela necessidade de avanços na consolidação de uma perspectiva interdisciplinar que possa fundamentar os processos de avaliação.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2013
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2636
_version_ 1805293389116080128
score 10,814766