A venda da Copa do Mundo: uma análise do boato que se perpetua a cada mundial da Fifa

Em uma era de urgência, em que as tecnologias da comunicação estão cada vez mais presentes e o cidadão continuamente mais conectado ao universo online é comum passar despercebido no dia a dia um dado ou uma informação imprecisa. Mas e quando a manipulação é intencional, com objetivo de causar algum...

ver descrição completa

Autor principal: Kondlatsch, Rafael
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2014
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/2705
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: Em uma era de urgência, em que as tecnologias da comunicação estão cada vez mais presentes e o cidadão continuamente mais conectado ao universo online é comum passar despercebido no dia a dia um dado ou uma informação imprecisa. Mas e quando a manipulação é intencional, com objetivo de causar algum tipo de reação nas pessoas e no sistema? E quando o assunto é a principal competição esportiva de que a nação participa? Esse artigo se propõe a discutir a notícia da venda da Copa do Mundo de futebol, demonstrando como uma informação claramente falsa acaba sendo multiplicada na rede e gerando dúvida e desconforto às pessoas que a leem.