IDENTIFICAÇÃO DOS GAPS DE UMA UNIDADE DE MANUFATURA UTILIZANDO O VSM PARA ATENDER UMA NOVA ESTRATÉGIA DE NEGÓCIO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE REVESTIMENTO TÊXTIL

Atualmente o diferencial competitivo é definido a partir da decisão do que fazer melhor e diferente dos outros e isso implica, necessariamente, escolher, dentre um conjunto de atividades, as que têm maior potencial para agregar valor para a empresa (PAIVA, CARVALHO E FENSTERSEIFER, 2004). Dado este...

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Principais autores: Schorn, Gisleine, Seidel, André
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/2757
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spelling peri-article-27572015-08-12T18:17:52Z IDENTIFICAÇÃO DOS GAPS DE UMA UNIDADE DE MANUFATURA UTILIZANDO O VSM PARA ATENDER UMA NOVA ESTRATÉGIA DE NEGÓCIO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE REVESTIMENTO TÊXTIL Schorn, Gisleine Seidel, André Produção; Estratégica e Organizacional; Atualmente o diferencial competitivo é definido a partir da decisão do que fazer melhor e diferente dos outros e isso implica, necessariamente, escolher, dentre um conjunto de atividades, as que têm maior potencial para agregar valor para a empresa (PAIVA, CARVALHO E FENSTERSEIFER, 2004). Dado este contexto, temos a unidade de manufatura da Empresa Alfa – uma empresa de revestimento têxtil, que está mudando sua estratégia de negócio para atender a mudança na forma de competir da organização. Frente a esse fato, o objetivo principal deste artigo é apresentar os gaps do processo de manufatura atual, através do uso do Value Stream Mapping – VSM, para atender a mudança na sua estratégia de negócio. Além disso, o artigo apresenta a trajetória da empresa e a nova estratégia de negócio da unidade de manufatura, detalhando o mapa do fluxo de valor atual e identificando os pontos de melhoria necessários para que a mesma seja bem sucedida. Dessa forma, este estudo caracteriza-se como uma pesquisa aplicada descritiva, onde o método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso, com enfoque qualitativo, através da utilização dos sistemas de informações da organização, entrevistas e levantamento de informações in loco. Como resultado da pesquisa é apresentado o mapa do estado futuro desejado, detalhando um conjunto de ações para adequar a unidade de manufatura, tornando-a competitiva, para alavancar o resultado da empresa. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015-07-28 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/2757 10.3895/gi.v11n2.2757 Revista Gestão Industrial; v. 11, n. 2 (2015) 1808-0448 10.3895/gi.v11n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/2757/2175 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
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description Atualmente o diferencial competitivo é definido a partir da decisão do que fazer melhor e diferente dos outros e isso implica, necessariamente, escolher, dentre um conjunto de atividades, as que têm maior potencial para agregar valor para a empresa (PAIVA, CARVALHO E FENSTERSEIFER, 2004). Dado este contexto, temos a unidade de manufatura da Empresa Alfa – uma empresa de revestimento têxtil, que está mudando sua estratégia de negócio para atender a mudança na forma de competir da organização. Frente a esse fato, o objetivo principal deste artigo é apresentar os gaps do processo de manufatura atual, através do uso do Value Stream Mapping – VSM, para atender a mudança na sua estratégia de negócio. Além disso, o artigo apresenta a trajetória da empresa e a nova estratégia de negócio da unidade de manufatura, detalhando o mapa do fluxo de valor atual e identificando os pontos de melhoria necessários para que a mesma seja bem sucedida. Dessa forma, este estudo caracteriza-se como uma pesquisa aplicada descritiva, onde o método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso, com enfoque qualitativo, através da utilização dos sistemas de informações da organização, entrevistas e levantamento de informações in loco. Como resultado da pesquisa é apresentado o mapa do estado futuro desejado, detalhando um conjunto de ações para adequar a unidade de manufatura, tornando-a competitiva, para alavancar o resultado da empresa.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2015
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