IDENTIFICAÇÃO DOS GAPS DE UMA UNIDADE DE MANUFATURA UTILIZANDO O VSM PARA ATENDER UMA NOVA ESTRATÉGIA DE NEGÓCIO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE REVESTIMENTO TÊXTIL
Atualmente o diferencial competitivo é definido a partir da decisão do que fazer melhor e diferente dos outros e isso implica, necessariamente, escolher, dentre um conjunto de atividades, as que têm maior potencial para agregar valor para a empresa (PAIVA, CARVALHO E FENSTERSEIFER, 2004). Dado este...
Principais autores: | Schorn, Gisleine, Seidel, André |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2015
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/2757 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-2757 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-27572015-08-12T18:17:52Z IDENTIFICAÇÃO DOS GAPS DE UMA UNIDADE DE MANUFATURA UTILIZANDO O VSM PARA ATENDER UMA NOVA ESTRATÉGIA DE NEGÓCIO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE REVESTIMENTO TÊXTIL Schorn, Gisleine Seidel, André Produção; Estratégica e Organizacional; Atualmente o diferencial competitivo é definido a partir da decisão do que fazer melhor e diferente dos outros e isso implica, necessariamente, escolher, dentre um conjunto de atividades, as que têm maior potencial para agregar valor para a empresa (PAIVA, CARVALHO E FENSTERSEIFER, 2004). Dado este contexto, temos a unidade de manufatura da Empresa Alfa – uma empresa de revestimento têxtil, que está mudando sua estratégia de negócio para atender a mudança na forma de competir da organização. Frente a esse fato, o objetivo principal deste artigo é apresentar os gaps do processo de manufatura atual, através do uso do Value Stream Mapping – VSM, para atender a mudança na sua estratégia de negócio. Além disso, o artigo apresenta a trajetória da empresa e a nova estratégia de negócio da unidade de manufatura, detalhando o mapa do fluxo de valor atual e identificando os pontos de melhoria necessários para que a mesma seja bem sucedida. Dessa forma, este estudo caracteriza-se como uma pesquisa aplicada descritiva, onde o método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso, com enfoque qualitativo, através da utilização dos sistemas de informações da organização, entrevistas e levantamento de informações in loco. Como resultado da pesquisa é apresentado o mapa do estado futuro desejado, detalhando um conjunto de ações para adequar a unidade de manufatura, tornando-a competitiva, para alavancar o resultado da empresa. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015-07-28 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/2757 10.3895/gi.v11n2.2757 Revista Gestão Industrial; v. 11, n. 2 (2015) 1808-0448 10.3895/gi.v11n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/2757/2175 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Schorn, Gisleine Seidel, André |
spellingShingle |
Schorn, Gisleine Seidel, André IDENTIFICAÇÃO DOS GAPS DE UMA UNIDADE DE MANUFATURA UTILIZANDO O VSM PARA ATENDER UMA NOVA ESTRATÉGIA DE NEGÓCIO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE REVESTIMENTO TÊXTIL |
author_sort |
Schorn, Gisleine |
title |
IDENTIFICAÇÃO DOS GAPS DE UMA UNIDADE DE MANUFATURA UTILIZANDO O VSM PARA ATENDER UMA NOVA ESTRATÉGIA DE NEGÓCIO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE REVESTIMENTO TÊXTIL |
title_short |
IDENTIFICAÇÃO DOS GAPS DE UMA UNIDADE DE MANUFATURA UTILIZANDO O VSM PARA ATENDER UMA NOVA ESTRATÉGIA DE NEGÓCIO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE REVESTIMENTO TÊXTIL |
title_full |
IDENTIFICAÇÃO DOS GAPS DE UMA UNIDADE DE MANUFATURA UTILIZANDO O VSM PARA ATENDER UMA NOVA ESTRATÉGIA DE NEGÓCIO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE REVESTIMENTO TÊXTIL |
title_fullStr |
IDENTIFICAÇÃO DOS GAPS DE UMA UNIDADE DE MANUFATURA UTILIZANDO O VSM PARA ATENDER UMA NOVA ESTRATÉGIA DE NEGÓCIO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE REVESTIMENTO TÊXTIL |
title_full_unstemmed |
IDENTIFICAÇÃO DOS GAPS DE UMA UNIDADE DE MANUFATURA UTILIZANDO O VSM PARA ATENDER UMA NOVA ESTRATÉGIA DE NEGÓCIO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE REVESTIMENTO TÊXTIL |
title_sort |
identificaÇÃo dos gaps de uma unidade de manufatura utilizando o vsm para atender uma nova estratÉgia de negÓcio: um estudo de caso em uma empresa de revestimento tÊxtil |
description |
Atualmente o diferencial competitivo é definido a partir da decisão do que fazer melhor e diferente dos outros e isso implica, necessariamente, escolher, dentre um conjunto de atividades, as que têm maior potencial para agregar valor para a empresa (PAIVA, CARVALHO E FENSTERSEIFER, 2004). Dado este contexto, temos a unidade de manufatura da Empresa Alfa – uma empresa de revestimento têxtil, que está mudando sua estratégia de negócio para atender a mudança na forma de competir da organização. Frente a esse fato, o objetivo principal deste artigo é apresentar os gaps do processo de manufatura atual, através do uso do Value Stream Mapping – VSM, para atender a mudança na sua estratégia de negócio. Além disso, o artigo apresenta a trajetória da empresa e a nova estratégia de negócio da unidade de manufatura, detalhando o mapa do fluxo de valor atual e identificando os pontos de melhoria necessários para que a mesma seja bem sucedida. Dessa forma, este estudo caracteriza-se como uma pesquisa aplicada descritiva, onde o método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso, com enfoque qualitativo, através da utilização dos sistemas de informações da organização, entrevistas e levantamento de informações in loco. Como resultado da pesquisa é apresentado o mapa do estado futuro desejado, detalhando um conjunto de ações para adequar a unidade de manufatura, tornando-a competitiva, para alavancar o resultado da empresa. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2015 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/2757 |
_version_ |
1805291322119028736 |
score |
10,814766 |