RELACIONAMENTOS INTERORGANIZACIONAIS COMO FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA EM CADEIAS DE SUPRIMENTOS

O principal objetivo deste artigo é analisar de que forma os relacionamentos interorganizacionais em cadeias de suprimentos contribuem para o desenvolvimento de vantagens competitivas, utilizando como abordagem teórica a visão relacional. A visão relacional considera que nos relacionamentos interorg...

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Principais autores: Gohr, Cláudia Fabiana, Meira, Luanna Castro, Reul, Lívia Maria Albuquerque, Firmino, Priscila Rolim
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/2848
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spelling peri-article-28482015-12-17T13:47:04Z RELACIONAMENTOS INTERORGANIZACIONAIS COMO FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA EM CADEIAS DE SUPRIMENTOS Gohr, Cláudia Fabiana Meira, Luanna Castro Reul, Lívia Maria Albuquerque Firmino, Priscila Rolim Estratégica e Organizacional O principal objetivo deste artigo é analisar de que forma os relacionamentos interorganizacionais em cadeias de suprimentos contribuem para o desenvolvimento de vantagens competitivas, utilizando como abordagem teórica a visão relacional. A visão relacional considera que nos relacionamentos interorganizacionais as empresas trocam recursos que permitem o desenvolvimento de rendas relacionais e, tais rendas levam ao desenvolvimento de vantagens competitivas. A abordagem metodológica foi o estudo de caso, em que foram estudadas duas empresas de uma cadeia do setor cerâmico, representado por uma empresa focal e um fornecedor de grande importância para as suas operações. A principal técnica de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada dirigida aos gerentes das empresas. Para analisar o relacionamento entre as duas empresas foram definidas as seguintes categorias de análise: contratos, critérios de seleção de parceiros, investimentos em ativos específicos de relacionamento e intercâmbio de recursos e capacidades. Pode-se concluir que as duas empresas procuram ampliar a sua vantagem devido ao forte relacionamento que as duas possuem entre si, principalmente em função da forma em que são feitos os contratos (muitos deles baseados na confiança existente na relação), da forma de seleção dos parceiros, dos investimentos que foram feitos na relação e do compartilhamento de recursos e capacidades. As duas empresas obtiveram ganhos relacionais, pois, por meio do investimento feito pela empresa fornecedora, foi possível ampliar a sua rede de clientes em relação aos seus concorrentes. Já empresa focal reduziu os seus custos e o seu preço de venda, configurando, dessa forma em ganhos relacionais.  Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq 2015-12-17 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/2848 10.3895/gi.v11n4.2848 Revista Gestão Industrial; v. 11, n. 4 (2015) 1808-0448 10.3895/gi.v11n4 por http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/2848/2470 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
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author Gohr, Cláudia Fabiana
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publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
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