O ensino de Língua Portuguesa utilizando o gênero textual conto: aspectos básicos de análise sintática (termos essenciais da oração)
O ensino do português há muito vem sendo considerado sob o viés da gramática isolada, o que dificulta sobremaneira a aprendizagem em virtude da inoperância semântica que os conceitos parecem obter dentro dos variados contextos em que aparecem, bem como o que suscita a famigerada aversão que muitos a...
Autor principal: | Barbosa, Celina de Oliveira Barbosa |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2016
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2889 |
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peri-article-28892016-10-26T23:37:00Z O ensino de Língua Portuguesa utilizando o gênero textual conto: aspectos básicos de análise sintática (termos essenciais da oração) Barbosa, Celina de Oliveira Barbosa O ensino do português há muito vem sendo considerado sob o viés da gramática isolada, o que dificulta sobremaneira a aprendizagem em virtude da inoperância semântica que os conceitos parecem obter dentro dos variados contextos em que aparecem, bem como o que suscita a famigerada aversão que muitos ainda possuem em relação à apreensão das normas que regem a língua oficial dos brasileiros. Este trabalho objetiva, portanto, contemplar, dentre as múltiplas possibilidades de abordagem do idioma, o ensino de Língua Portuguesa, especificamente dos aspectos básicos de análise sintática (termos essenciais da oração), baseado na leitura e análise do gênero textual conto. Esta investigação se deu por meio de pesquisa bibliográfica, utilizando como teóricos: Bordini & Aguiar (1988), Cortázar (1999), Travaglia (2005), Faraco, Moura & Maruxo (2007), Henriques (2009), entre outros, o que possibilitou esclarecer nuances contextuais do ensino de línguas, do português propriamente, e a pertinência e efetividade do texto conto como espaço de verificação destas. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016-10-23 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2889 10.3895/rl.v18n22.2889 Revista de Letras; v. 18, n. 22 (2016) 2179-5282 0104-9992 10.3895/rl.v18n22 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2889/3158 Direitos autorais 2016 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
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Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
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O ensino do português há muito vem sendo considerado sob o viés da gramática isolada, o que dificulta sobremaneira a aprendizagem em virtude da inoperância semântica que os conceitos parecem obter dentro dos variados contextos em que aparecem, bem como o que suscita a famigerada aversão que muitos ainda possuem em relação à apreensão das normas que regem a língua oficial dos brasileiros. Este trabalho objetiva, portanto, contemplar, dentre as múltiplas possibilidades de abordagem do idioma, o ensino de Língua Portuguesa, especificamente dos aspectos básicos de análise sintática (termos essenciais da oração), baseado na leitura e análise do gênero textual conto. Esta investigação se deu por meio de pesquisa bibliográfica, utilizando como teóricos: Bordini & Aguiar (1988), Cortázar (1999), Travaglia (2005), Faraco, Moura & Maruxo (2007), Henriques (2009), entre outros, o que possibilitou esclarecer nuances contextuais do ensino de línguas, do português propriamente, e a pertinência e efetividade do texto conto como espaço de verificação destas. |
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