Concepções estereotipadas sobre o aquecimento global em livros didáticos de química

O período atual é marcado por um amplo acesso a informações, porém o conteúdo destas é questionável tendo em vista a superficialidade e o exagero emocional que as caracterizam. Neste artigo visa-se avaliar o caráter sensacionalista dos livros didáticos aprovados pelo PNLEM 2008 e PNLD 2012 em relaçã...

ver descrição completa

Principais autores: Toledo, Evelyn Jeniffer de lima, Ferreira, Luiz Henrique
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2936
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-2936
recordtype ojs
spelling peri-article-29362020-07-14T22:11:56Z Concepções estereotipadas sobre o aquecimento global em livros didáticos de química Toledo, Evelyn Jeniffer de lima Ferreira, Luiz Henrique Efeito estufa; Livro didático; Pensamento crítico. O período atual é marcado por um amplo acesso a informações, porém o conteúdo destas é questionável tendo em vista a superficialidade e o exagero emocional que as caracterizam. Neste artigo visa-se avaliar o caráter sensacionalista dos livros didáticos aprovados pelo PNLEM 2008 e PNLD 2012 em relação ao tema efeito estufa. Os resultados sugerem que o tom catastrófico está presente tanto na forma textual quanto imagética colaborando para que seja tênue a linha entre a notícia sensacionalista proposital e aquela advinda do desconhecimento. Essa abordagem realizada pelos livros didáticos caminha na contramão da LDB e dos PCNs, pois ao omitir o caráter controverso apresentando uma visão única usurpa do aluno a oportunidade de desenvolver seu pensamento crítico, o que poderia ser favorecido através dos princípios básicos da filosofia científica fundamentando o significado de ciência ao enfatizar a impossibilidade de chegar a uma verdade absoluta. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) CNPq 2017-10-25 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2936 10.3895/rbect.v10n2.2936 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 2 (2017) 1982-873X 10.3895/rbect.v10n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2936/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Toledo, Evelyn Jeniffer de lima
Ferreira, Luiz Henrique
spellingShingle Toledo, Evelyn Jeniffer de lima
Ferreira, Luiz Henrique
Concepções estereotipadas sobre o aquecimento global em livros didáticos de química
author_sort Toledo, Evelyn Jeniffer de lima
title Concepções estereotipadas sobre o aquecimento global em livros didáticos de química
title_short Concepções estereotipadas sobre o aquecimento global em livros didáticos de química
title_full Concepções estereotipadas sobre o aquecimento global em livros didáticos de química
title_fullStr Concepções estereotipadas sobre o aquecimento global em livros didáticos de química
title_full_unstemmed Concepções estereotipadas sobre o aquecimento global em livros didáticos de química
title_sort concepções estereotipadas sobre o aquecimento global em livros didáticos de química
description O período atual é marcado por um amplo acesso a informações, porém o conteúdo destas é questionável tendo em vista a superficialidade e o exagero emocional que as caracterizam. Neste artigo visa-se avaliar o caráter sensacionalista dos livros didáticos aprovados pelo PNLEM 2008 e PNLD 2012 em relação ao tema efeito estufa. Os resultados sugerem que o tom catastrófico está presente tanto na forma textual quanto imagética colaborando para que seja tênue a linha entre a notícia sensacionalista proposital e aquela advinda do desconhecimento. Essa abordagem realizada pelos livros didáticos caminha na contramão da LDB e dos PCNs, pois ao omitir o caráter controverso apresentando uma visão única usurpa do aluno a oportunidade de desenvolver seu pensamento crítico, o que poderia ser favorecido através dos princípios básicos da filosofia científica fundamentando o significado de ciência ao enfatizar a impossibilidade de chegar a uma verdade absoluta.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2017
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2936
_version_ 1805449140050591744
score 10,814766