Concepções estereotipadas sobre o aquecimento global em livros didáticos de química
O período atual é marcado por um amplo acesso a informações, porém o conteúdo destas é questionável tendo em vista a superficialidade e o exagero emocional que as caracterizam. Neste artigo visa-se avaliar o caráter sensacionalista dos livros didáticos aprovados pelo PNLEM 2008 e PNLD 2012 em relaçã...
Principais autores: | Toledo, Evelyn Jeniffer de lima, Ferreira, Luiz Henrique |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2936 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-2936 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-29362020-07-14T22:11:56Z Concepções estereotipadas sobre o aquecimento global em livros didáticos de química Toledo, Evelyn Jeniffer de lima Ferreira, Luiz Henrique Efeito estufa; Livro didático; Pensamento crítico. O período atual é marcado por um amplo acesso a informações, porém o conteúdo destas é questionável tendo em vista a superficialidade e o exagero emocional que as caracterizam. Neste artigo visa-se avaliar o caráter sensacionalista dos livros didáticos aprovados pelo PNLEM 2008 e PNLD 2012 em relação ao tema efeito estufa. Os resultados sugerem que o tom catastrófico está presente tanto na forma textual quanto imagética colaborando para que seja tênue a linha entre a notícia sensacionalista proposital e aquela advinda do desconhecimento. Essa abordagem realizada pelos livros didáticos caminha na contramão da LDB e dos PCNs, pois ao omitir o caráter controverso apresentando uma visão única usurpa do aluno a oportunidade de desenvolver seu pensamento crítico, o que poderia ser favorecido através dos princípios básicos da filosofia científica fundamentando o significado de ciência ao enfatizar a impossibilidade de chegar a uma verdade absoluta. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) CNPq 2017-10-25 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2936 10.3895/rbect.v10n2.2936 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 2 (2017) 1982-873X 10.3895/rbect.v10n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2936/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Toledo, Evelyn Jeniffer de lima Ferreira, Luiz Henrique |
spellingShingle |
Toledo, Evelyn Jeniffer de lima Ferreira, Luiz Henrique Concepções estereotipadas sobre o aquecimento global em livros didáticos de química |
author_sort |
Toledo, Evelyn Jeniffer de lima |
title |
Concepções estereotipadas sobre o aquecimento global em livros didáticos de química |
title_short |
Concepções estereotipadas sobre o aquecimento global em livros didáticos de química |
title_full |
Concepções estereotipadas sobre o aquecimento global em livros didáticos de química |
title_fullStr |
Concepções estereotipadas sobre o aquecimento global em livros didáticos de química |
title_full_unstemmed |
Concepções estereotipadas sobre o aquecimento global em livros didáticos de química |
title_sort |
concepções estereotipadas sobre o aquecimento global em livros didáticos de química |
description |
O período atual é marcado por um amplo acesso a informações, porém o conteúdo destas é questionável tendo em vista a superficialidade e o exagero emocional que as caracterizam. Neste artigo visa-se avaliar o caráter sensacionalista dos livros didáticos aprovados pelo PNLEM 2008 e PNLD 2012 em relação ao tema efeito estufa. Os resultados sugerem que o tom catastrófico está presente tanto na forma textual quanto imagética colaborando para que seja tênue a linha entre a notícia sensacionalista proposital e aquela advinda do desconhecimento. Essa abordagem realizada pelos livros didáticos caminha na contramão da LDB e dos PCNs, pois ao omitir o caráter controverso apresentando uma visão única usurpa do aluno a oportunidade de desenvolver seu pensamento crítico, o que poderia ser favorecido através dos princípios básicos da filosofia científica fundamentando o significado de ciência ao enfatizar a impossibilidade de chegar a uma verdade absoluta. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2017 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2936 |
_version_ |
1805449140050591744 |
score |
10,814766 |